segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Comparação novo diploma dos concursos versus DL n.º 83-A/2015, de 23 de maio

...cortesia do Rui Cardoso (colaborador do Blog DeAr Lindo). Para acederem à mesma, cliquem na imagem abaixo.


4 comentários:


  1. As razões deste caos todo são obviamente duas:
    - Ao serem nos 5 dos últimos 6 anos, pretende-se obviamente beneficiar quem lucrou com o esquema das BCE, pois quem não compactuou com esses esquemas ficou 2 anos desempregado, tendo sido ultrapassado por centenas de colegas;
    - Ao dar 2 anos de hipótese aos colegas do privado, na mesma 2ª prioridade que os colegas que sempre aceitaram qualquer coisa no público, vai-se garantir que os colegas do privado acabarão por entrar no quadro, ou por vinculação, ou por concurso extraordinário.
    Enfim, é a corrupção no seu mais óbvio.

    Se mesmo com, pela primeira vez, um governo de centro-esquerda acontece também isto, estamos bem tramados.
    Primeiro, durante 12 anos, lutamos e resistimos aos neoliberais, pela nossa dignidade enquanto nação. Depois, a recompensa que temos é mais do mesmo, tal como com os neoliberais, ou seja, injustiça, esquemas, corrupção, defesa de interesses escusos... Enfim, mais do mesmo. Entretanto, colegas com 20 e mais anos pela escola pública são literalmente esmagados, quer sejam precários, quer sejam dos quadros, por uma continuidade neoliberal do sistema, agora com uma roupagem de um pseudogoverno novamente republicano, humano, humanista e democrático. Nem com estes as pessoas e o país estão primeiro...

    ResponderEliminar
  2. Segundo o documento os professores do quadro AE e os QZP não têm os mesmos direitos. Porque razão um professor em QA passa à frente de um QZP mesmo com graduação inferior?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já houve Professores Titulares e não Titulares, agora há Professores do Quadro de Agrupamento e Professores do Quadro de Zona Pedagógica... Enfim...

      Eliminar
    2. E os sindicatos o que andam a fazer? A ser assim, isto é uma vergonha.
      Ex: Um docente de QZP-02 com 32 anos de serviço, que é o meu caso, vai ser ultrapassado por docentes de QA com menos de metade do meu tempo de serviço. Se era para isto, valia mais estarem quietos e manter o anterior diploma de concursos.
      Antes os docentes de QA e QZP eram posicionados por graduação profissional, como docentes de carreira. Agora uns são mais professores de carreira do que outros.
      Este PS só faz... Antes era a divisão entre professores titulares e não titulares, agora é a divisão entre professores de QA e QZP.
      Em vez de melhorarem o diploma...
      E o que dizer dos sindicatos??? Calam-se ou pensam fazer alguma coisa?

      Eliminar