quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Constatações...

Não tenho o hábito de ver ou analisar o que os meus colegas de trabalho fazem durante os intervalos, mas infelizmente tenho uma boa audição, e ocasionalmente lá vou recebendo (ou melhor, sofrendo de) input de conversas alheias. Uma das mais recorrentes é a relação entre navegação na internet durante os intervalos com a competência ou desempenho docente. Segundo alguns, se durante os intervalos e na sala de professores alguém vai à sua página pessoal de Facebook, vê anuncios no OLX, marca umas viagens na Ryanair, reserva uma estadia no Booking.com ou "passeia" pelos diversos sítios virtuais de meios de comunicação já não deve ser bom professor. Já se ocupar o tempo do intervalo em sítios virtuais relacionados com a sua área científica, pesquisar vídeos no Youtube para as suas aulas ou estiver num qualquer sítio de uma editora é alguém digno de elogio.

Vamos ver se nos entendemos... Embora seja daqueles que ocupa todos os minutos de permanência na escola para preparar aulas ou para o desempenho de cargos (é uma questão de gestão pessoal de tempo), tenho consciência de que os intervalos não são remunerados e que, não tenho de estar a desenvolver trabalho para a escola nos mesmos. 

No fundamental, estamos perante uma situação de gestão de tempo, que não deveria ser considerada - pelo menos de forma isolada - para determinar a qualidade do desempenho docente. Se tivesse de escolher lados, mais facilmente estaria do lado de quem passa os seus intervalos de forma "recreativa" na internet do que junto dos que ocupam o seu tempo a ver o que os outros estão a fazer. Mas isso sou eu... E eu até nem tenho muito mau feito.

4 comentários:

  1. Ahahahahaha! Esses que estão a ver o que os outros estão a fazer, serão os mesmos que não têm qualquer problema em "usurpar" os intervalos dos outros?!! Se é que me entendes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais... Até parece que damos aulas na mesma escola. Eh eh eh.

      Eliminar
  2. Não desprezando a companhia de certos colegas (tomara eu), posso comentar aqui que já trabalhei Sozinha numa escola (era a única adulta, até chave da escola e do portão tinha) e gostei muito desse ano! Foi mesmo pacífico! :-)

    ResponderEliminar