segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Desabafos...

É triste constatar que o entusiasmo de outros tempos, a vontade de inovar, de organizar atividades e de dinamizar, desapareceu do perfil de colegas fantásticos que conheci outrora... Colegas que de uma forma ou de outra fizeram parte importante da minha formação docente, e que atualmente não são mais que sombras do que já foram.

E no final... mesmo lá no fundo... é ao olhar para eles e ao estabelecer comparações, que também concluo ter mudado para pior, adaptando-me a um sistema que não se compadece com o empenho e dedicação, bem pelo contrário.

A vontade de dar sempre o melhor pelos meus alunos, essa, ainda resiste, mas infelizmente dentro de limites bem apertados, para não dar de cara com burocracias, críticas, invejas ou outras coisas que tais. Alguns poderão afirmar que quem perde são os alunos, mas em boa verdade também nós perdemos um pouco da nossa alma.

Desculpem o desabafo, mas precisava mesmo de escrever isto.

2 comentários:

  1. Em tom de desabafo
    Hoje, no caminho da escola para casa os meus pensamentos divagaram exatamente por este assunto. O meu papel é resumido à insignificância de uma contratada com 16 anos de tempo de serviço, que todos os anos muda de escola, e se sente cada vez mais excluída como profissional e como pessoa. O pior, foi quando os meus pensamentos me questionaram acerca da minha antiga vontade de estar e fazer tudo... dar o meu melhor... Agora, isso apenas fica para a minha sala de aula, com os meus alunos (espero que continue sempre!!!!) Tudo de bom Ricardo e bem haja pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. o preço da passividade induzida pelo 'medinho' de perder o trabalho, 'medinho' de incomodar a hierarquia e o cansaço de ser desprezado...

    ResponderEliminar