sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Principais novidades do novo modelo de avaliação do ensino básico

O documento que contém a "proposta" de sistema de avaliação do ensino básico é bastante curto, e como tal, o resumo já está feito, no entanto, ficam algumas das novidades que considero mais relevantes:

a) As Provas de Aferição serão concretizadas nos 2.º. 5.º e 8.º anos de escolaridade;

b) A aferição abrangerá todas as áreas do currículo, nomeadamente:

- No 2.º ano de escolaridade o processo de aferição abrange todas as áreas do currículo: no presente ano letivo, teremos provas de Português e Matemática, apresentando as duas uma componente de Estudo do Meio. No próximo ano letivo, a aferição já incluirá a área das Expressões.
- No presente ano letivo, no 5.º e no 8.º ano de escolaridade, são realizadas duas provas de aferição, nas disciplinas de Português e de Matemática. A partir de 2016/2017 as provas de aferição do 5.º e do 8.º ano de escolaridade incidirão, rotativamente, sobre outras áreas do currículo, prevendo-se também, em algumas disciplinas, rotinas de avaliação a partir de situações práticas.

c) Em 2015/2016, as provas de aferição do 2.º e do 5.º ano são realizadas na última semana de aulas e as do 8.º após a última semana de aulas, em datas compatíveis com o restante calendário de avaliação externa.

d) As provas do 2.º ano de escolaridade serão, por regra, realizadas nas escolas dos alunos, em situação habitual de sala de aula e aplicadas pelos seus professores.

e) No final do ensino básico (9.º ano) são realizadas provas finais nas disciplinas de Português e de Matemática, no regime em que decorrem desde 2005.

f) Da leitura deste outro documento (aqui), ficou-se ainda a saber que para além da óbvia descontinuação das provas finais de ciclo do 4.º ano, do 6.º ano também é suspenso o teste de inglês PET (Preliminary English Test).

Para já, e para além da natural apreensão pelas mudanças que surgem em pleno 2.º período letivo, o balanço parece-me positivo (mas sem entusiasmos, ok?).

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