quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Mais vocacional

Ensino vocacional de nível secundário chega este ano a 22 escolas  

Comentário: Espero realmente que este ensino vocacional seja diferente do ensino profissional... No fundamental (ou se quiserem no papel) os cursos profissionais até poderão ser interessantes, o problema é que a realidade choca frontalmente com qualquer ideologia. Muitos dos alunos que estão nestes cursos nem sabem muito bem porque lá estão... O que sabem é que não querem fazer grande coisa e que é muito difícil não concluírem os módulos. Quanto aos professores, se quiserem manter alguma sanidade mental, ao fim de algumas semanas concluem que só conseguirão fazer alguma coisa destes alunos se se transformarem em entertainers.

Não sei até que ponto estes cursos vocacionais não irão redundar no mesmo... Por agora só constato uma vantagem: terem uma maior componente de contexto de trabalho. Quanto ao proporcionar acesso imediato a uma profissão (tal como refere Nuno Crato), não tenho qualquer dúvida... O problema é mesmo conseguirem trabalho.


4 comentários:

  1. "Quanto aos professores, se quiserem manter alguma sanidade mental, ao fim de algumas semanas concluem que só conseguirão fazer alguma coisa destes alunos se se transformarem em entertainers".


    Até ainda pode ser cedo para me pronunciar, mas creio que, na prática, é isto que continua a acontecer. Não poderias descrever melhor esta situação.

    ResponderEliminar
  2. Sou «professora» num destes cursos de pseudo sucesso. O que acontece na sala de aula e a cobertura da direção para atos repugnáveis destes «formandos» é uma vergonha!!! Chamar a polícia e estar sempre à espera que o pior aconteça é uma constante. Se acabar o ano sem ser agredida fisicamente já será bom; agredida verbalmente... já é prata da casa!!!

    ResponderEliminar
  3. meu deus!!!!!!!!!!! nas escolas profissinais só lá andam quem quer
    e alunos motivados

    ResponderEliminar
  4. digo isto por experiencia!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar