sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Para terminar...

...um dia cansativo, com algumas alegrias e tristezas (principalmente pelas não colocações ou colocações longínquas de alguns amigos). 

 Aos que não ficaram colocados, resta a angústia de esperar mais alguns dias (segundo o MEC, apenas serão divulgadas novas listas na 2.ª semana de setembro). Os anos vão passando, mas a falta de respeito pelos professores e as suas famílias mantém-se inalterado. Infelizmente.

Um excelente fim de semana para vocês.

Nota: A música abaixo foi sugestão do DJ de serviço da "sala de conversa" cá do blogue, e é especialmente dedicada aos colegas que me fizeram companhia durante este dia. Obrigado.

Música dos "Arctic Monkeys" - (Tema: Do I Wanna Know?)

51 comentários:

  1. Obrigada, Ricardo, pelo seu trabalho. Espero que tenha ficado contente com sua colocação.

    ResponderEliminar
  2. Um abraço, Ricardo, e cuidado com as alheiras...
    (Eu sabia quem devia levar com umas coisas parecidas... enfim!)

    ResponderEliminar
  3. O dia foi passado no meio de um bela sala de chat...bem moderada e com bom tom. O DJ de serviço congratula-se por ter ajudado a que o dia tenha sido mais leve. Apesar do stress. Eu ainda estou combalido (tenho cá uma dor no corpo), por ainda não ter descomprimido.

    Um abraço Ricardo. Bom trabalho..e boa viagem. Espero que a colocação tenho sido do agrado.

    Prometo ser mais assíduo e participativo no blog doravante.

    NunoALG

    ResponderEliminar
  4. Ricardo, não ficaria feliz com a sua colocação...de qualquer forma desejo-lhe muita sorte!

    ResponderEliminar
  5. Acho que não me fiz entender...o que eu quero dizer é que eu não ficaria feliz se me calhasse uma colocação na escola em que ficou o Ricardo. Já lá estive e detestei. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Ricardo por tudo... pelos esclarecimentos contínuos, pela companhia num dia complicado, mas essencialmente por não nos ter deixado perder a esperança.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada eu Ricardo, por ter proporcionado um espaço onde fomos descomprimindo (um bocadinhinhinho) enquanto esparávamos pela saída das listas.

    Espero que tenha ficado satisfeito com a sua colocação.

    Eu fiquei muito bem com a minha, ao contrário do que esperava. :)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pela companhia Ricardo, pois é sempre um conforto vir ao blog e ler toda a informação necessária, e pelas músicas do DJ que gostei muito de ouvir para desvanecer o stress.

    Nevinhas

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo excelente trabalho! Um bom ano letivo!

    ResponderEliminar
  10. Alheiras?? Nao me diga que lhe calhou Mirandela...a mim também! Carvalhais- Mirandela. Boa viagem

    ResponderEliminar
  11. E que viagem Noélia....boas instalações e tudo XPTO.

    ResponderEliminar
  12. ESTOU EM PÂNICO AO FIM DE 13 ANOS DE SERVIÇO.

    Sou QZP e fui colocada em Terras de Bouro (1º ciclo)com horário completo e venho por este meio pedir ajuda para alguem de Braga, Amares, Vila Verde ou de outra zona perto de Terras de Bouro, COLOCADO no Porto, V.N. Gaia, Gondomar, Valongo, Paços Ferreira e/ou arredores SE QUER PERMUTAR COMIGO, TENHO 2 FILHOS MENORES.

    ESTOU DE RASTOS.
    AGUARDO UMA RESPOSTA URGENTE.
    MAIL: sa_ferreira1@sapo.pt

    ResponderEliminar

  13. Colocada no Minho e ainda reclamas? francamente!! olha compra uma enxada e vai para o campo trabalhar, tem juízo rapariga

    ResponderEliminar
  14. Obrigada Ricardo. É claro que fui ver onde ficaste colocado e a tua esposa também :), mas é só porque quero o melhor para ti. Não foi ótimo, mas espero que tenha sido bom para os dois. Bem hajas.

    ResponderEliminar
  15. Como é possível existir pessoas a dizer que "ESTÃO DE RASTOS", por terem sido colocados.... Palhaçada essa, só pode ser... E ainda dão como motivo filhos.... Para sua informação eu sou contratado não fiquei colocado e também tenho filhos menores... Fazemos o seguinte, você fica no Centro de Emprego e eu fico em Terras de Bouro... Não gozem com isto pá...

    ResponderEliminar
  16. Depois tem de visitar Valpaços e vinhais... Trás os montes tem gente simples e hospitaleira... era o meu sonho ficar por aí, no 1º ciclo. Parabéns... eu estou em sobreira-paredes, faço permuta

    ResponderEliminar
  17. Depois tem de visitar Valpaços e vinhais... Trás os montes tem gente simples e hospitaleira... era o meu sonho ficar por aí, no 1º ciclo. Parabéns... eu estou em sobreira-paredes, faço permuta

    ResponderEliminar
  18. Foi um dia complicado, para quem não ficou onde desejava e para quem não sabe se vai ficar colocado.

    Onde este país chegou quando obriga uma classe de primordial importância para o futuro desta nação milenar, a passar por tudo isto.

    Longe da terra, da família, de tudo, para receber 1000@

    ResponderEliminar
  19. Alguns destes comentários mostram o porquê desta situação. Há contratados que o são há muitos anos porque nunca concorreram para o país inteiro. Os que são há menos de 6 anos já deviam ter aberto os olhos e fazerem-se à vida. Tenham respeito pelos pares e não exponham a falta de respeito pelos colegas. A minha geração vai pagar os erros e os luxos que os professores mais velhos usufruíram. Como é que era possível alguém trabalhar apenas 14h semanais? Chegava eu a uma escola e levava com 2 direcções de turma porque os mais velhos não as queriam?
    Resta-me esperar que a minha mulher (QA) chegue a casa depois de fazer 280km todos os dias. Eu? QZP fiquei à porta de casa. É justo? Nada justo. Os QA estavam primeiro, os QZP depois e então os contratados. Esta deveria ser a ordem e a prioridade.

    ResponderEliminar
  20. Estou totalmente de acordo contigo colega das 2:57.A tua mulher deve estar de rasto como eu, ainda não consegui pregar olho por tanta injusta? Viste algum sindicato a falar dessa situação? Os mais velhos só servem para fazer greves, manifestações...Aqui vai o meu manguito a todos os sindicatos deste país.

    ResponderEliminar
  21. Para todos aqueles que se sentem injustiçados com as prioridades do concurso assinam a petição: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=P2012N24260
    Já somos mais de 700, todos juntos fazemos muita força, é preciso lutar.

    ResponderEliminar
  22. Bom dia!
    É possível um QA permutar com um QZP?
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  23. Bom Dia,
    Para o Anónimo das 12:41 - Sou QZP 110, fiquei colocado em Vila Nova de Cerveira, Estou interessado em permutar para sobreira - paredes. Se tiver interesse entre em contacto para (zezaoo28@gmail.com ou 919736241.
    Se houver alguém interessado em permutar para Vila Nova de Cerveira contacte por favor.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  24. Bem...eu acho o seguinte (e venham de lá os comentários): Esta questão QA/QZP ultrapassagens e afins é uma falsa questão. Ou seja, obviamente que os QA que têm componente letiva e que querem mudar de sítio têm todo o direito de o fazer, mas na economia em que estamos, com a escassez de horários que há, ao menos têm uma colocação e essa ninguém a tira, pelo menos para já. Sei que foram colocados, muitos deles, longíssimo de casa ( acontece-me o mesmo que o anónimo das 2:57) mas têm uma colocação. Os QZP...não...e com a escassez de horários e se fosse permitido que nesta fase de concurso que os "DAR" fossem antes dos QZP, obrigava a que os QZP tivessem de esperar que os QA mudassem de escola...só porque...e se por exemplo no meu QZP ficaram 12 por colocar...quantos mais ficariam se a ordem não fosse esta?
    É estúpido? É? Mas é a lei que temos. Agora temos que a engolir e não vejo muito mal na situação, pelo menos nesta fase de concurso. Mas os QA tinham a ferramenta da permuta na outra fase...e que muitos não a utilizaram. Não se virem uns contra os outros. Obviamente que há de tudo e colegas nossos que querem mudar de uma escola para outra escola da mesma cidade...e isto é que me lixa.

    Já agora, manda a boa educação que não venham para aqui a "bater" no Ricardo, já que o rapaz até faz um belo trabalho, ou seja, quando os artigos que coloca vos servem de informação melhor que qq sindicato todos batem palmas e utilizam.
    Depois, vêm comentar contra o Ricardo esquecendo o trabalho que ele faz por nós.
    Sejam coerentes e cresciditos


    NunoALG

    ResponderEliminar
  25. Sou QZP do grupo 520 e fiquei colocada em Leiria. Estou interessada em permutar para: Figueira da Foz, Coimbra, Guarda, Covilhã e Fundão.
    Se houver alguém interessado em permutar contacte por favor:966765231

    ResponderEliminar
  26. Este blog é de longe melhor que qualquer sindicato...

    Obrigado Ricardo :)

    ResponderEliminar
  27. Caso os Quadros de Agrupamento para (DAR) fossem colocados em 1.ª Prioridade no concurso de Mobilidade interna (como acontecia no início da minha carreira)em vez de concorrerem na 2.ª prioridade, todos os QZP agora colocados seriam os mesmos, nem mais um nem menos um.

    Uma vez que para cada nova vaga ocupada por um QA (a DAR)a sua vaga de origem era libertada para o seguinte da lista, caso fosse QA ou QZP, para além de ser respeitada a lista de graduação.

    António Cruz

    ResponderEliminar
  28. Boa tarde
    Sou QZP 4 do grupo 110. Fiquei colocada em Pombal. Estou interessada em permutar para a zona de Coimbra. Por favor, contactar o 969294207.

    ResponderEliminar
  29. Há colegas que nem merecem ter esse nome. Portem-se condignamente e não ataquem quem não devem, ou quem vos parece mais fraco. Dão uma imagem de classe de invejosos ao invés de lutarem contra quem vos manieta e oprime. Mas não, quando a oportunidade surge, arranjam mil e uma desculpas e refugiam-se no comodismo. Tenham vergonha! Já agora, que nunca aqui escrevo, aproveito para dar os meus parabéns ao Ricardo pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer nos últimos anos. Continue e não se deixe enxovalhar por esta gentinha de alma pequena.
    Sofia Cunha

    ResponderEliminar
  30. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  31. Ao colega Nuno Martins
    So uma achega sobre a dita ferramenta das permutas: não se fazem omeletes sem ovos,que é como quem diz, não se pode permutar sem outro interessado. Eu bem que tentei!! E continuo a tentar...

    ResponderEliminar
  32. É triste pertencer a esta classe de gente mesquinha que fica contente por ver efetivos de rastos, como se estes é que tivessem culpa de muitos ficarem desempregados. Tenham vergonha na cara! Muitos não merecem, bem sei, mas muitos também fizeram por agora estar no desemprego. Eu gramei um ano em Aljustrel, Beja, para efetivar e muitos ficaram sempre ao pé de casa. Agora é o que se vê!

    ResponderEliminar
  33. Ora bem, eu tenho 32 anos de serviço e muitos mais de idade e fico parva com alguns comentários. Então ter filhos é motivo para se ficar de rastos porque se fica a algumas dezenas de quilómetros de casa? Meus senhores tendes sido muito mal habituados (atenção que não estou a falar de quem vai ficar sem colocação, numa situação precária), estou a falar de ter um bebé com 3 meses, estar colocada a 100 km de casa e ter de fazer esse percurso todos os dias por não ter com quem o deixar. De carro? Não meus senhores. Isso era luxo que há vinte e tal anos atrás, só professores com pais de posses podiam ter. Era mesmo de comboio ou camioneta. Não pelas estradas e autoestradas que tendes ao vosso dispôr e, ainda bem, nos dias que correm mas, pelos ditos "caminhos de Portugal. Eu fazia 6 horas de viagem para cada lado, todos os dias. Que remédio!Alguém atrás afirmou que a culpa é de quem andou este tempo todo a concorrer para perto de casa e tem muita razão! Como é possível existirem professores contratados com 16 e mais anos de serviço, em alguns grupos disciplinares? Sei do que falo. Estou no terreno. Quanto às greves, é por este tipo de discurso que jamais farei uma greve para defender o interesse de contratados. Bem vi a atitude deles este ano na minha escola ( de referir que nenhum deles tem hipótese de lá ficar. Não há horários!Pois!). Em relação ao facto dos mais velhos terem menos horas letivas: ó gente burra! Então não sabem fazer contas? Se todos os professores tivessem as 22 horas, onde é que havia lugar para vós?E 22 horas já eu trabalhei 20 anos. Se conseguirem lá chegar também ireis usufruir. Ou se calhar não! Com tanta inveja, que vos faz raciocinar como se não tivésseis qualquer tipo de escolaridade, é muito provável que ELES tenham motivos para acabar com isso. Seria bom também que houvesse algum cuidado na forma como se escreve. Sempre são professores, que diabo,e o blogue é público.

    ResponderEliminar
  34. Boa tarde a todos. Gostava que me respondessem a uma questão. Eu sou QE (era QZP) e como é lógico nao fiquei colocado onde queria, apesar de ter ficado relativamente perto da minha residência. Eu pergunto qual é vantagem de ser quadro de escola (a 220km de casa) se todos me passam a frente e os QZP (teoricamente a maior parte com menos anos de serviço do que eu) e ficam ao lado de casa?!
    Obrigado pela atenção.

    ResponderEliminar
  35. Boa tarde.
    Gostaria de colocar a seguinte questão. Sou QA e fiquei colocada, em destacamento, ainda bastante afastada da minha residência será que o próximo ano posso concorrer novamente à mobilidade interna, para tentar aproximar???

    Obrigada e bem haja Ricardo.

    ResponderEliminar
  36. Para o anónimo das 3.37: agora compreende porque os QA estão revoltados. Isso de "ter horário" já era, agora um QA só o tem por um ano, depois pode ter que ir a DACL. Lamento não ter reprovado, ou ter uma média razoável; assim, vinte anos depois, não fazia centenas de Km enquanto outros que se "baldaram" ficam sistematicamente à porta de casa. Estou farta de que só respeitem a graduação quando lhes interessa (agora são os QA que são professores de 2ª- até nas prioridades.
    No meu tempo não era assim.

    ResponderEliminar
  37. Cada vez estou mais desiludida com esta classe à qual vou pertencendo de vez em quando.
    Vivam a vossa vida e deixem os outros viver a deles!
    Parece que olham para o lado e só sabem deitar abaixo. Que tal mudar o sentido e pensar em construir algo de positivo.

    ResponderEliminar
  38. Cara Fernanda não generalize,as coisas não são assim tão lineares!!!
    Compreendo e valorizo o seu esforço mas pelo menos sabia que em relativamente oucos anos ficava efetiva,e agora? Ser professor na ultima década não é exatamente o mesmo,quanto à segurança e às regalias nem vale a pena comparar...!
    Quanto à atitude dos contratados na sua escola, como sabe há de tudo,mais uma vez não generalize...

    ResponderEliminar
  39. E eis que se estão a atingir os objetivos pretendidos: professores contra professores! Deixem- se andar. Assim vamos todos muito longe. O sistema está errado e nós somos as suas vitimas. Nenhum de nós é responsável.

    ResponderEliminar
  40. Sou QA mas compreendo a situação, mesmo vista como injusta por muitos que não conseguiram apróximar-se de casa.

    Quando os QE/QA concorriam para aproximação de residência, com prioridade relativamente às colocações dos QZP, o que acontecia era em certas zonas não sobrarem lugares para os QZP dessa zona e estes ficavam com horário zero todo o ano. É para evitar esta situação que agora os QZP têm prioridade, afinal se pertencem a uma dada zona têm que ter o direito de lecionar nessa zona, os QE já têm escola e os QZP não, é um risco maior ser QZP do que QE/QA.

    ResponderEliminar
  41. Ricardo uma palavra de agradecimento por tudo o que nos facilita .Na verdade as injustiças são mais que muitas.....recordo que há uma petição publica para assinar e assim chegar a quem de justiça para ver se daqui a 4 anos estamos todos felizes e sentir motivação para fazer aquilo que mais gostamos..... ENSINAR.

    ELISABETE

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde Colegas, sou QZP do grupo 300. Fui colocada em Lisboa e pretendia permutar para a margem sul. contacto: 962523848

    ResponderEliminar
  43. Enfim... Queixam-se de barriga cheia. Sou do norte e também já fui para longe, muito longe dar aulas (Açores, Alentejo, Lisboa e por aí fora)e continuo contratado ou talvez já não. Falam, falam mas cada um só olha para o seu umbigo. Acho piada quando vejo alguns comentários a dizerem aos contratados para se fazerem a vida, e eu respondo: Baixem os salários do pessoal dos quadros para os contratados poderem trabalhar uma vez que estes são necessários ao sistema de educação. Eles também têm família e filhos para criar. Isto sim seria justiça social, já que vocês (pessoal dos quadros) sempre tiveram tudo, todas as mordomias, grandes regalias e agora nós contratados é que temos de pagar isso tudo E isto não se aplica só a classe docente. Vocês não conseguiriam viver com 1000 euros por mês? Para mim sempre deu, e nunca fiquei perto de casa, mas claro, estão mal habituados. Há professores que ganham 2000 euros e mais... Paguem metade que assim já podem contratar mais uns desgraçados e não será necessário pagar subsídios de desemprego, e diminuirão as desigualdades entre quadros e contratados onde no meu ponto de vista o fosso é muito grande e assim acabará o sentimento de superioridade de alguns quadros pendurados no altar das vaidades. João

    ResponderEliminar
  44. Boa a todos colegas. Aos menos e aos mais contentes.
    Sou do grupo 620 (até que até nem está muito mau).
    Eu sei que é melhor ter uma escola para trabalhar do que não ter mas ..... O que é certo é que eu vi na lista de ordenação pessoas com muito mais graduação do que a minha que ainda são QZP o que quer dizer que preferem estar cómodos e não arriscarem o mínimo para efetivarem porque sabem que ficam perto de casa. E depois há aqueles que com menos graduação e menos tempo de serviço que tal como os anteriores me passaram todos a frente. Por causa disto tudo eu desci 197 lugares!!!!
    Bem disse um colega em resposta a um post meu, que mais valia ter andado a cabular ou na boa vida enquanto estava a estudar pois agora era QZP e ia me rir dos outros e estava onde queria .......
    Na minha opinião isto é tudo uma injustiça, eu sempre fiz as coisas para nao passar por cima de ninguém injustamente, mas se calhar neste país o "crime" compensa.
    Para que existe então QE e QZP .... que TRETA!!!!!!!
    Alinhem as pessoas todas por graduações mas é e deixem só as situações especificas como excepção. Mas mesmo assim penso que vai haver pessoas a aproveitarem-se dessas situações especificas para irem a "pé" para a sua escola!
    Desculpem o meu desabafo mas tinha que ser. Com certeza que existem muitas pessoas que partilham da mesma ideia que a minha.

    Um bom ano a todos e preparam-se pois deve vir por aí mais alguma parvoíce deste governo.

    ResponderEliminar
  45. Concordo em absoluto com a Híbrida, o NunoALG e todos os que se envergonham com muitos dos comentários que aqui aparecem! Que classe!!!! E depois de tudo o que o Ricardo tem feito por nós!!!

    ResponderEliminar
  46. Perante os comentários que li só concluo que estamos muito longe de ser aquela classe que tanto ansiava unida e justa! Uma coisa é certa todos os meus colegas colocados antes de mim QZP h zero...ficaram contentes com a sua colocação, mas manifestaram o sentimento que de facto não é justo...esta é a realidade...sublinho um caso de QZP do Alentejo que ficou em casa agora na zona da Feira. Eu sou dos casos que já passei por onde tinha que passar...e agora estava melhor pois já são 18 anos a navegar...e eis que seria a n. 1 da minha zona e fui lançada para uma terra onde estive à 15 anos atrás. Na altura não me queixei simplesmente porque era justo era o percurso dito normal ;) sejamos realistas e justos nos comentários!! A primeira coisa que irei fazer é cancelar a minha inscrição no sindicato pois esta questão não foi devidamente defendida nem tão pouco fez parte nos debates em muitas das reuniões que fizeram ...deles nada espero...estou desiludida claro!
    Ricardo, obrigada pelo trabalho desenvolvido neste blogue.
    Bom ano de trabalho para todos :)

    ResponderEliminar
  47. Sou QA do grupo 300 colocada entre Vizela e Felgueiras.Procuro permuta para Viana, Barcelos, Braga, Maia...ou zonas limítrofes.Obrigada

    ResponderEliminar
  48. Ricardo,
    antes de mais desejo-te um bom regresso à escola.
    Em segundo lugar gostava que me desses a tua opinião:
    será que para o ano há concurso para aproximação à residência? Ou será que quem teve azar na colocação tem que gramar com a má sorte durante 4 anos??!??!

    ResponderEliminar
  49. Colega Fernanda...tem de estar melhor informada...é que reduções por anos de serviço acabaram há muito
    eu tenho 24 anos de serviço, já fiquei colocada no país todo, sou QA mas ano após ano lecciono 22 horas letivas o que dá 7, 8 e 9 turmas por ano
    é que infelizmente o eng sócrates retirou essa redução...azar o meu fazer 40 anos e ter esse senhor no poder...
    assim...continuarei a leccionar mais outros 24 anos , sempre 22 horas letivas e as eternas 8, 9 turmas, com 3 e 4 níveis de ensino...

    ResponderEliminar
  50. Sou professor contratado e fico triste com o estado da educação publica em Portugal no entanto entendo que temos o que merecemos .... Continuamos a votar nos mesmos desde o 25 de Abril.... PS PSD CDS... Queremos o quê? Milagres?

    ResponderEliminar
  51. Se conhece algum professor 1º ciclo colocado no Barlavento (zona de Portimão) que queira dar aulas no Sotavento (Moncarapacho/Fuseta)
    duilio.coelho@gmail.com

    ResponderEliminar