quinta-feira, 20 de junho de 2013

Revisão do Código do Procedimento Administrativo

Posso estar enganado, mas creio que muitos colegas desconhecem a relevância do Código do Procedimento Administrativo (CPA)... Foi graças aos regulamentos e procedimentos constantes no CPA que, enquanto professor contratado, consegui recusar a "ordem" de limpar cacifos de alunos no final de um ano letivo há alguns anos atrás.

Agora, surge a revisão do CPA, que convém acompanhar. Se clicarem na imagem abaixo, poderão aceder à proposta do Ministério da Justiça, e cuja discussão termina a 14 de julho.


6 comentários:

  1. Já tinha ouvido falar de muitas "ordens estranhas" mas "limpar cacifos dos alunos", nunca tinha ouvido!!! Há cada uma, pensam que somos o quê?!!

    ResponderEliminar
  2. Para Híbrida: Era tradição na escola em causa... Tradição que eu não quis cumprir, mesmo sendo algo conservador. Eh eh eh.

    Como sempre disse, conhecer um pouco da legislação que nos rege é sempre uma vantagem.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Há 28 anos atrás, mandaram-me fazer o inventário exaustivo de uma parte das instalações da escola. E quando apresentei o trabalho feito, levei um ralhete porque não incluía sanitas, lavatórios, torneiras... enfim, casas de banho.
    E eu que era novata, não sabendo o que era isso do CPA, mas já não era parva de todo, perguntei se não queriam que registasse aquela parte do inventário num rolo de papel higiénico. Foi a pergunta mágica: olharam uns para os outros e mandaram-me embora, com o trabalho concluído.

    ResponderEliminar
  4. Off topic:

    A Circular da DGAE ordena o pagamento da Caducidade tem efeitos retroativos?

    Há muitos colegas que, como eu, ficou sem o receber.

    Pergunto se haverá hipotese o o exigir?

    Cumps
    Bruno

    ResponderEliminar

  5. A propósito de ordens no meu agrupamento TODOS os professores t~em que entregar relatório de autoavaliação até ao fim desta semana. Isto é legal? Pode-se desobedecer?

    ResponderEliminar