terça-feira, 7 de maio de 2013

"Professores sem turma ficam com actividades extracurriculares"


(Diário Económico, 07-05-2013)

Comentário: A medida (para mim não é uma proposta, pois tal pressupõe uma verdadeira negociação ou discussão) resume-se a isto:

"O Ministério da Educação quer colocar os professores com horário zero - sem turma atribuída - nas actividades extracurriculares do 1º ciclo, retirando aos municípios a competência de contratar directamente os profissionais que asseguraram estes tempos não lectivos".

Se acrescentarmos esta medida ao aumento do horário dos professores para 40 horas e às medidas que atualmente se encontram em vigor, poucas dúvidas existem na concretização da seguinte previsão: no próximo ano letivo, o número de professores contratados irá reduzir de tal maneira, que não sei se a palavra "extinção" não poderá ser perfeitamente utilizada.

13 comentários:

  1. Não é nada que não estivesse à espera. Até agora têm feito tudo o que querem com os professores por isso só mais um bocadinho não faz mal.

    ResponderEliminar
  2. O horário dos professores já aumentou no presente ano lectivo! Aumentar o número de alunos por turma implica um acréscimo de tempo na correcção dos trabalhos e testes! Será que ainda estão a ponderar aumentar o número de horas lectivas?!?!?!?!?!?!
    Haja decência! (Vergonha já não me atrevo a pedir!)

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente para todos, penso que tem toda a razão relativamente à palavra extinção. Penso até que daqui a algumas semanas, ou talvez dias, poderemos estar a fazer contas para tentar perceber quantos do quadro poderão ser enviados para a requalificação nos diferentes grupos. Seguramente, as escolas irão funcionar no próximo ano com menos vinte mil docentes relativamente a 2012/2013. É a única forma que têm (segundo eles)de alcançarem a redução de 700 milhões em dois anos.

    ResponderEliminar
  4. Sempre é preferível lecionar AECs do que ir para a mobilidade, não?

    ResponderEliminar

  5. Meus queridos colegas de que estavam esperando? penso no entanto ser uma medida justa

    ResponderEliminar
  6. Então e os professores que lecionam as AEC ficam desempregados? Também perderam tempo e gastaram dinheiro para se formar e vão ficar desempregados para tudo piorar ainda mais...Ainda por cima a maioria nem direito tem a receber subsidio de desemprego...isso não é solução para nada! só piora em todos os sentidos!!!
    Nas escolas tem que haver professores suficientes para se poder trabalhar com decência.
    GOVERNANTES PAREM DE HUMILAR AQUELES QUE VOS ENSINARAM E DERAM AS ASAS PARA IREM PARAR AO POLEIRO!
    POIS CONTINUAM A SER ELES QUE ABRIRÃO O CAMINHO PARA OS VOSSOS FILHOS E NETOS...NÃO SE ESQUEÇAM DISSO!
    NÃO PIOREM MAIS O FUTURO DA HUMANIDADE! A EDUCAÇÃO É A BASE DE TUDO E SE ELA ESTIVER MAL TUDO ESTARÁ MAL!!!

    ResponderEliminar
  7. Em primeiro as AEC são Atividades de Enriquecimento Curricular e não Extra Curriculares!
    Em segundo lugar, há cerca de 10.000 Professores a lecionar nas AEC.
    Em terceiro lugar, os Municípios dizem que o dinheiro não chega, mas "chega e sobra", o problema é a utilização abusiva que fazem do financiamento.
    Em quarto lugar, não vejo professores (por exemplo) de História com horário zero a lecionar Música.
    Finalmente... é apenas mais uma machadada que também vai colocando professores contra professores.
    Daniel Matos

    ResponderEliminar
  8. Concordo em tudo com o último comentário, sou prof das Aecs adoro o que faço e há 8 anos que o faço, agora vou ficar sem emprego e sem subsidio sequer...pondero emigrar e nunca mais meter os pés num país que de tudo faz para mandar todos embora.

    ResponderEliminar
  9. O meu único ganha pão aec!!!

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde!

    Sou professora de AEC desde 2006 e, embora já esteja habituada à incerteza de saber se tenho ou não colocação todos os anos, este ano está a ser particularmente penoso?
    Alguém sabe se há novidades em relação a este tema? Sempre serão os horários zero a assegurar esta valência? Por muito que questione e pesquise não obtenho as respostas necessárias...

    ResponderEliminar
  11. Pois...já estou a ver a minha vida a andar para trás. A única forma de leccionar, ultimamente, tem sido como professora de AEC...E agora? Compreendo perfeitamente os sentimentos de medo e incerteza que existe nos colegas que fizeram comentários e estão na minha posição...Até agora, nós temos ficado com os restos e como vai ser este ano?

    ResponderEliminar