sábado, 16 de fevereiro de 2013

R(azia)


Menos 15 mil professores contratados são os resultados diretos das medidas implementadas na educação.
Um despedimento desta ordem de grandeza devia abalar um País, e ainda com maior gravidade neste contexto de números gerais de desemprego assustadores e num sector da educação em que saíram para a reforma à volta de 25 mil docentes nos últimos anos. Tudo somado dá uma redução de 40 MIL PROFESSORES!!!!!
Mas pelos vistos é tudo normal.
E convém não esquecer que a larga maioria dos docentes desempregados não são recém-formados, são professores com 6, 8, 10, 12, 15, 20 anos de serviço.
Dá azia a qualquer um com certeza.

38 comentários:

  1. Não dá azia a todos.
    Andam por aí muitos que estão hiper-satisfeitos.

    ResponderEliminar

  2. SÓ 15.000? VÃO SER MUITOS MAIS

    PARA QUEM TRABALHA,22 HORAS LETIVAS

    --22 HORAS LETIVAS
    --PELO MENOS 2 MESES DE FÉRIAS NO VERÃO

    --17 DIAS DE FÉRIAS NO NATAL

    --17 DIAS DE FÉRIAS NA PASCOA

    --5 DIAS NO CARNAVAL

    --22 HORAS DE SERVIÇO ACHAM ISTO JUSTO?

    AGORA VÃO SABER COMO SE TRABALHA NO SETOR PRIVADO, ESSAS REGALIAS ACABAM, É POR ISSO QUE SÓ QUEREM EMPREGO NO ESTADO? PUDERA QUEM NÃO QUER ESTA MAMINHA?

    MEUS AMIGOS NÃO SE ESQUEÇAM QUE O PRIVADO FAZ MELHOR E MAIS BARATO, E QUER QUEIRAM QUER NÃO, ESSE É QUE VAI SER O FUTURO, NA EDUCAÇÃO, E NA SAÚDE, TUDO QUE É FUNÇÃO PÚBLICA, EMPREGO CERTO, NÃO FUNCIONA BEM.

    ResponderEliminar

  3. --1 professor para 9 alunos? e ou fazem umas horitas de manhã ou só de tarde, e não é todos os dias.
    eu trabalho pelo menos 45 horas e não me queixo, quem me dera ter sempre trabalho

    ResponderEliminar

  4. COMO COLEGA, TAMBÉM CONCORDO COM ESTAS CRITICAS, MAS A CULPA NÃO É DOS PROFESSORES, MAS SIM DO SISTEMA EDUCATIVO.

    ResponderEliminar
  5. Quem fornece os dados a estas entidades que colocam aqui comentários sem saber do que falam?
    Não compreendo a razão por que veem os professores como inimigos!!! Só pode ser inveja...

    ResponderEliminar

  6. Sem saber do que falo? até dá vontade de rir! ai não é verdade? todos sabemos que sim,que pouco fazemos, e não queremos perder o empreguinho do estado, se assim não fosse vcs não ficavam assim irritados, e deixavam correr as coisas procuravam emprego no privado pois as condições eram melhores concordam comigo?

    ResponderEliminar

  7. Nem metade são necessários, e se ganharem metade ainda assim ficariam muito bem pagos para o trabalho que fazem.

    E os atestados médicos? é um fartote

    ResponderEliminar
  8. Permitam dizer que alguns comentários são reveladores de uma certa ignorância quanto ao trabalho dos professores e qual a função da escola pública.

    ResponderEliminar
  9. Tem todo o direito de discordar, mas tudo que é público funciona mal, e sabe o motivo ? claro que sabe! é o emprego certo, é na educação, é na saúde e na generalidade dos serviços públicos

    ResponderEliminar

  10. Espero que o governo tenha a coragem de privatizar e muito rapidamente, a saúde, e a educação, se não o fizer a despesa cada vez aumenta mais e a qualidade é mediocre.

    Mas por informação que tenho isto vai acontecer muito em breve.

    ResponderEliminar
  11. My God!! Como é possível tanta ignorância junta meu caro amigo Arlindo!

    Vou-lhe só fazer umas contas breves muito por baixo!!

    Um prof. tem pelo menos 3 turmas o que significa corrigir, por ano, cerca de 540 testes. Ora, para um prof. que seja mega rápido demora, no mínimo 90 horas para o fazer.

    Reuniões - Não há nenhum prof. que passe menos de 100 horas em reuniões...

    Para preparar as aulas não chegam 100 horas anuais - Isto para profs com muito calo meu caro amigo... porque para muitos outros multiplique o valor anterior por 5 ...

    Fazer os testes? Actividades na escola? Exames nacionais? Contactos com os pais nas Direções de Turma? Contactos com CPCJ? etc etc

    Quais 3 meses de férias amigo???? para os seus filhos (se os tiver) sim... Para os Professores não...

    Nunca vi tanta burrice junta. Acho que não o queria nem para fazer a limpeza em minha casa...
    Pedro_Norte (Chat)

    ResponderEliminar

  12. Para o sr. Pedro Norte

    Mas que grande léria o sr. tem? não venha com essa conversa toda pois todos sabem que tudo que acima disse é verdade.

    Se trabalha assim tanto, calculo que deve estar saturado do ensino público? então porque continua ?
    porque não vem lecionar no privado ou em outro trabalho?

    Pois não tem coragem aí ganha mais e pouco faz, e regalias e férias aos montes.
    Por acaso o sr. conhece alguma profissão que tenha no geral mais de 3 mases de férias? e faltar quando quer sem ser despedido?

    Concorco com a opinião do colega que tudo que é público é um desastre para o país e utentes.




    ResponderEliminar

  13. E já agora mais uma:

    E aqueles colegas do ensino básico, que se reformaram a cerca de 4 anos atrás, que para se reformarem no topo da carreira, e com cerca de 2800 euros mensais,andaram a pressa a tirar um curso tipo novas oportunidades para fazer parecer que eram licenciados? só para se reformarem no topo? acha que isto também é mentira? professores esses que nem para trolhas serviam,tinham o quinto ano antigo, isto foi uma vergonha meu amigo, e agora nós os mais novos é que vamos pagar tudo isso.Nós nem um terço das reformas vamos ter, pense nisto meu amigo.

    ResponderEliminar
  14. Loooooool Meu caro amigo. Nunca tive um aluno tão burro como o Sr. Já lhe disse k não temos 3 meses de férias mas V/Excelência continua na sua... Não dá para dialogar consigo já que V/Excelência sabe menos k um miudo de 10 anos... Seja feliz!!! Pelo menos a ignorância de alguma forma pode-lhe trazer felicidade...

    Pedro_Norte (chat)

    ResponderEliminar

  15. Sr. Pedro Norte

    Afinal tenho razão, o sr. não é digno de ser professor, e só mesmo no público o sr. tem lugar, com essa educação não conseguia emprego em mais lado nenhum, pobre de nós que temos de pagar a pessoas mal formadas como o sr.mas isto vai acabar.

    Todos os professores sabem que das férias exageradas que beneficiam,isto é mesmo uma vergonha que todos sabem

    ResponderEliminar
  16. Sr. Arlindo,
    Porque não salta para o público?
    Venha trabalhar connosco, ganhar muito dinheiro, tempo para si, férias, qualidade de vida. Porque não vem?! Curioso. Nem para si é bom! Devemos procurar o melhor da vida para nós.
    Se trabalharmos juntos, talvez possamos partilhar um horário do gênero do meu, com 12h letivas, imagine a maravilha, uma terça parte do privado e ainda 300 alunos! Quantos níveis? Três. Espere, não fique triste, não pense que será pouco provável que nos cruzemos pois, apesar das minhas 12h, estou todos os dias na escola entre as 9h e as 17.45h.
    Ansiosa por trabalhar e aprender consigo.

    ResponderEliminar

  17. ...Só para lembrar à cambada de imbecis que vem aqui protestar contra o emprego público, que até há dez anos atrás, quem trabalhava no privado gozava connosco. Nessa altura eu já era prof de qzp, mas ainda andava de mala às costas, de terra em terra, de quarto alugado, enfim, com horários de merda que ninguém queria, do género, começar às aulas às 8.30 e acabar à meia-noite... Nessa altura, qualquer licenciatura num instituto de vão de escada servia para arranjar emprego num banco, por exemplo. Lembro-me de uma amiga minha que se empregou como gestora de contas da CGD e a quem deram imediatamente cartão para combustível e telemóvel, pagos pela empresa... Durante muitos anos trabalhei no interior do país, a centenas de km de casa, e como ganhava mal, e para puder amealhar, não ia passar os fds a casa. Efetivamente, tinha uma semana de férias na Páscoa, os 3 dias do Carnaval, e UM MÊS de férias de verão... Mas em contrapartida, passava o resto do ano sozinha, numa vila no meio do alentejo, longe da família. Nunca senti inveja dos meus amigos que trabalhavam ao pé de casa, até via o meu trabalho como uma missão. Sim, porque esta gente que aqui vem pregar contra o serviço público de educação, de saúde, etc, esquece-se que, sobretudo no interior do país, as pessoas não têm nada... No dia em que privatizarem os serviços de educação e saúde, o interior vai regredir 50 anos. Vai haver migrações massivas para as cidades como na idade média... É isso que querem? Num país em que a população mal ganha para comer, acham mesmo que o setor privado vai beneficiar alguma coisa com a miséria generalizada? Talvez... mas com a miséria virá a proliferação de assaltos, de violéncia, e quem tiver dinheiro e viver bem, vai ter que se barricar em condomínios e arranjar formas de defender o que é seu...foi assim que começou a corrida às armas nos EUA e deu no que deu. Armas nas mãos de crianças e guetos para os miseráveis. É esta a sociedade que querem???? Parem de odiar o Estado Social, porque ele é o único garante de uma sociedade justa e igualitária. Trabalhadores do privado: Organizem-se em sindicatos e reivindiquem um tratamento digno. Não podemos admitir que protofascistas como os intelectuais da Fundação Pingo doce venham discutir na praça pública, se o trabalho é um direito ou uma mercadoria. Qualquer dia ainda começam a dizer que o salário, a educação e a saúde são bens de luxo... Temos que dizer BASTA a esta elite que destruiu o setor privado e que está a desmantelar o estado social. Como? Exigindo eleições, e votando.

    ResponderEliminar
  18. Leiam lá isto, por favor.
    Obviamente esse Arlindo e Coelho são o mesmo miúdo ressabiado. Desconfio que seja um professor de Ed. Física pois alguns (poucos) não têm percecão do que é mesmo ser professor pois não constroem testes, matrizes, critérios de correção, aplicam-nos, corrigem-nos, entregam-nos, veem a cara dos alunos de felicidade ou não, os incentivam a melhorar, as reuniões de departamento de Ed. Física muitas vezes não se realizam mas aparecem atas fictícias mal escritas pois há dificuldades destes colegas em saber redigir. Ou seja, há alguns grupos que têm a vida facilitada e não entendem o que é ser professor em toda a sua plenitude. Como tal, proponho que não respondam a esses frustrados pois eles só querem atenção e, como qualquer palhaço de circo, sem público não há espetáculo. Ignorem-nos, falemos só e apenas do que é importante pois as vozes de burros dele/deles não chegam ao céu nem a nós que somos seres superiores com uma capacidade enorme de nos adaptarmos à triste realidade e injustiças com que nos defrontantamos currentemente. Para terminar, deixo-vos um registo de confiança em que tudo isto seja passageiro e que o ensino público volte a ser de qualidade apesar dos poucos recursos que ainda nos contemplam. Em relação aos burros palhaços...não vale a pena pedir-vos pra ficarem espertos pois não deverá ser possível mas ao menos cresçam e arranjem coisas produtivas para ocuparem o vosso tempo e deixem os meninos e meninas crescidos tratarem de assuntos sérios, sim ?! Adiós !

    ResponderEliminar

  19. Pois....defendem o ensino público com unhas e dentes, pudera não haviam defender o empregozinho certo e com pouco trabalho, mas meus amigos isto só endireita quando tudo for privatizado.

    Afinal se trabalham tanto e gostam do que fazem porque estão tão preocupados com a privatização? estão assim tão preocupados com os alunos? ora,ora meus amigos deixem-se de demagogia, estão preocupados sim com os bons vencimentos e regalias, isso sim é a vossa preocupação, mas o caminho como disse é mesmo a privatização, como pode um país suportar 9 alunos para 1 professor? e ainda contratar todos os anos milhares para estarem nas escolas a olhar para os professores titulares? estes sim trabalham e com responsabilidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabe ler, pois não? Ou não saberá interpretar?

      Eliminar
  20. Vê-se bem o privado Gps com 40 carros de luxo na garagem..ESTA TIPOS DO PRIVADO EM PORTUGAL SÓ VIVEM À CUSTA DOS SUBSÍDIOS O ESTADO E DEPOIS Africanizam os salários...talvez retornados ressacados quem sabe.

    ResponderEliminar

  21. Sr anónimo da 1.18...


    Só se privatiza aquilo que DÁ LUCRO. Aquilo que dá prejuízo, nacionaliza-se se mexer com interesses de amigos (é o caso do BPN) ou então extingue-se. Sendo assim, o que me preocupa não é a privatização do ensino e da saúde, mas a sua pura e simples extinção, sendo que a partir daí só terá acesso a tais bens, quem tiver dinheiro para pagar. Mas já hoje isso acontece.
    Lembro-me bem de como há tempos toda a gente ansiava pela vinda de um estrangeiro providencial que nos ensinasse a pôr a casa em ordem. Ele veio, e estamos como estamos... Agora o setor privado - destruído por uma governação que endividou o país para financiar interesses económicos poderosos, anseia pela destruição do estado social, como se fosse essa a origem de todos os males. Desenganem-se: os vossos impostos podem deixar de financiar a saúde e a educação, mas vão continuar a aumentar, cada vez mais e mais, até sermos declarados insolventes e vermos o território penhorado pelos credores... Tenham juízo e deixem de pensar só no vosso umbigo quando votam...

    ResponderEliminar
  22. Há por aqui muitos ignorantes...para não lhes chamar algo mais forte e ser mal educado!!!!Serão colegas de profissão? Tenho dúvidas!!!Senão...é uma pena!
    Um abraço, Gabriel Correia

    ResponderEliminar
  23. Há por aqui muitos ignorantes...para não lhes chamar algo mais forte e ser mal educado!!!!Serão colegas de profissão? Tenho dúvidas!!!Senão...é uma pena!
    Um abraço, Gabriel Correia

    ResponderEliminar
  24. arlindo...é evidente que há por aí muita dor de cotovelo...aposto que se pudesse, saltava para o público num abrir e fechar de olhos!!!!!
    e em todo o lado há bons e maus profissionais. Eu tb já trabalhei no privado durante anos, trabalha-se muito.....mas a sua ideia que se trabalha menos no estado é errada, e que se ganha mais tb.....pois mesmo que ganhe um pouco menos no particular, normalmente almoça e lancha de borla, não???? no estado não há almocinhos de borla para ninguém..... e se aparentemente tem menos horas letivas no estado, se juntar horas de reuniões, de atendimento, de encaminhamento de processos à cpcj, projetos, festas, etc...etc...vai dar ao mesmo que no privado. ah, e se juntar o gasto para ir trabalhar, em gasóleo, passe, ou até outra habitação...lá se vai metade do ordenado....E quanto às férias, depende muito dos agrupamentos, mas olhe que os dias são os mesmos, e se faltarmos temos de justificar tal como você... e se for por atestado médico, só pagam a partir do 3º dia.....igual ao privado.... Por isso. venha para o público se tem assim tanta vontade...

    ResponderEliminar
  25. Pedro_Norte (chat)

    LooooL mas esse cromo do Arlindo é Prof?? N acredito... nem no público nem no privado senão não dizia tanta asneira junta.. Só quem n conhece a profissão é que diz tanta barbaridade!!

    Se é prof fico muito preocupado porque devia ser imediatamente despedido e dar lugar a outro com mais capacidades..

    ResponderEliminar
  26. Sr. gaspar deve ter algum trauma provocado por alguma aula ou professor de educação física para falar assim.... algum dardo lhe deve ter acertado, e o sr. lá deve saber onde.Se sabe de algum ou alguns professores que procedem dessa forma denuncie a quem de direito e já agora peça uma fatura para que eu lhe responder como o ex do governo:)
    Professor de Desporto e Educação Física

    ResponderEliminar
  27. A saída de tantos milhares de professores não provocou qualquer hecatombe na qualidade do ensino ministrado. Pelo menos na minha escola isso não se nota.
    É caso para perguntar: será que durante anos e anos não tivemos, de facto, demasiados professores a trabalhar de menos?

    ResponderEliminar
  28. Apenas um acrescento qt ás faltass: no nao letivo passado, tive a minha filha de 3 anos com febre no dia de uma reunião de avalição! O meu médico de família não me atendeu pq não entendeu que me devesse passar um atestado, pq eu não estava doente! (SIM, está tudo bem explicado...., baixa para acompanhamento de um filho menor NÃO É ACEITE para justificar faltas a reuniões de avaliação....!!!!!) resultado: fui para a reunião acompanhada de uma menina de 3 anos, um termómrtor, Ben-U-Ron e Brufen! Já estive 8 anos no privado a tempo inteiro e acredite que a justificação de faltas (falo das verdadeiramente justificáveis.....) é mais fácil!!!!

    ResponderEliminar
  29. Anónima:Parece-me que a grande parte das pessoas que dão opiniões, não sabem o que é ser professor e trabalhar no estado.Ser professor por exemplo de uma escola Teip,as pessoas e alguns professores que se encontram bem instalados não têm noção do que é estar perante 20 ou 22 alunos com problemas e com dificuldades socio-económicas, crianças difíceis e com outras ditas normais.Pois eu gostava ver a dar aulas algunsdaquelesprofessores que falam e pessoas fora do ensino pelo menos 1 hora dentro da sala de aula com estes alunos.
    Quanto às férias isso foi no tempo da outra senhora que stinham três meses de férias,pois agora tem-se como já foi dito pela Madalena R

    ResponderEliminar

  30. SIM? EU GOSTARIA SE INGRESSAR NO ENSINO PÚBLICO, QUEM NÃO QUERERIA COM TODOS ESSES PREVILEGIOS?

    FAÇO O CONVITE AO CONTRÁRIO, VENHA VC PARA O PRIVADO, JÁ QUE ALMOÇA DE BORLA E LANCHA.

    ISSO É DEMAGOGIA PURA, MAS ALGUÉM TROCA O PÚBLICO PELO PRIVADO?AFINAL O SR. ESTÁ A DAR A MÃO Á PALMATORIA NO PÚBLICO AS REGALIAS SÃO MUITO MAIS, A NÃO SER VC DEIXAVA-SE ESTAR NO PRIVADO.

    MAS TENHA CALMA QUE COM O TEMPO VC VEM TRABALHAR PARA A MINHA BEIRA, O FUTURO ( E MAL DE NÓS ASSIM NÃO SEJA)VAI SER PRIVATIZAR SAÚDE E EDUCAÇÃO, ESTÁ ATENTO AO QUE SE ESTÁ A PASSAR EM ESPANHA?

    ResponderEliminar
  31. Será que não percebem que estes comentários são feitos pela mesma pessoa? Não respondam, não sabem com quem estão a falar. Ignorem.

    Ricardo, como moderador, devias verificar o que se passa aqui.

    Abraço ,

    João

    ResponderEliminar
  32. Depois de ler os comentários percebesse logo (mais uma vez), a desunião que tanto caracteriza os professores. Enfim...é lamentável.

    ResponderEliminar
  33. O que importa é que temos 1 oficial e 1,2 sargentos para 2 praças. Isso é que é importante, pois claro, gente que nos deu a liberdade. Esta mistificação para tótós paparem inoja qualquer pessoa decente. Então andamos a cortar em professores, enfermeiros e médico e a pagar as barrigas de almoços e jantares com o argumento que nos deram a liberdade? Então pagamos-lhes para nos darem a prisão?!! Tristeza e atraso de vida.

    ResponderEliminar
  34. Sr Arlindo,
    O que vou dizer, digo-o com conhecimento de causa. Sou professora há 17 anos, 15 dos quais no particular com contratos de associação. Trabalhei, trabalhei muito e se pudesse continuaria a trabalhar lá. Só não continuo lá porque também o privado sofreu com todos os cortes na educação e quem ganhava mais foi convidado a sair e entraram para o nosso lugar recém licenciados que nem profissionalizados são. Sabe porque é que eu continuaria ainda hoje a trabalhar lá? Porque ali, local onde entrei porque conhecia um grande amigo do diretor, encontrei a minha estabilidade. pessoal e profissional. Casei, construí casa a 2km da escola e estive sempre presente a acompanhar o crescimentos dos meus filhos que ferequentaram ambos a escola onde eu leccionava. O subsídio de refeição não me era pago mas, quando eu não gostava da comida da cantina,"pegava" nos meus filhos e vinha almoçar a casa. Nunca precisei de amas ou de alguém a quem deixar os meus filhos porque, mesmo que eu ficasse a trabalhar até tarde (o que aconteceu inumeras vezes) eles podiam ficar no átrio a brincar com os seus colegas de turma ou até com alunos meus. É por tudo isto que tenho muitas saudades da minha escola, a minha casa. Nunca mais terei esta estabilidade! Pergunta-me se gosto de trabalhar no oficial. Não, não gosto. De facto há vícios. Há olhares que falam e nós "contratados" somos muitas vezes a ralé. Se quero voltar para o particular? ontem já era tarde mas, sabe qual é o problema? Neste momento não conheço "as pessoas certas" para ser contratada para o privado.

    Peço desculpa ao Ricardo e a outros colegas mas isto é a minha realidade. Compreendo a vossa mas esta é a minha!

    ResponderEliminar
  35. Ó Sr. Arlindo e lda.,
    Desculpe o reparo: se o Senhor fosse um professor tão competente e trabalhador como apregoa saberia escrever sem erros ortográficos (privilégio homem!). Desta forma compreende-se porque é que o Sr. não está a trabalhar no ensino público e ainda bem!
    Mais brio profissional meus senhores!!!
    Lia

    ResponderEliminar
  36. Fogo não sei onde estava com a cabeça :-/. Percebe-se escreve assim e não da forma como escrevi. Desculpem.

    ResponderEliminar
  37. Ó Arlindo a qts metros de distância fica o teu colégio privado onde lecionas da tua habitação? Fica logo ao virar a esquina? É que a escola pública onde leciono fica a 400km da minha habitação. Ahh e tenho 16h, para não te dizer que ganho uma miséria já que tu tudo sabes, trabalho e dou o litro todos os dias porque não conheço ninguém que goste de ser apelidade de mau profissional..seja no prvado ou no público. Se quiser eu troco de lugar consigo. Quer? Estou a afalar a sério..quer trocar comigo? Mande-me o contacto da sua escola.

    ResponderEliminar