quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

In... DGEstE

E vai finalmente ocorrer aquilo que já havia sido anunciado há cerca de um ano (dei conta disso mesmo aqui)... Alguns ficarão felizes, outros nem por isso. Serei um destes últimos, até porque não consigo aferir a totalidade das consequências desta nova centralização. 

Deixo-vos então com o anúncio oficial da extinção das DRE´s e a criação da DGEstE (obtida acolá):

"9. O Conselho de Ministros aprovou uma alteração à Lei Orgânica do Ministério da Educação e Ciência.

Esta alteração tem como objetivos acolher as atribuições das Direções Regionais de Educação na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), retirando-as da Direção-Geral da Administração Escolar, bem como concretizar os ajustamentos na estrutura orgânica da Direção-Geral da Educação e a reestruturação da Direção-Geral da Administração Escolar. 

Este diploma prevê, ainda, a integração da missão e das atribuições da Fundação para a Computação Científica Nacional na Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. 

No cômputo global, estas alterações reduzem em 9 o número de cargos dirigentes e representam uma poupança de mais de 400 mil euros/ano. 

Numa lógica de proximidade das escolas a DGEstE assumirá a missão de conceber, organizar e executar as medidas de prevenção do risco, segurança e controlo da violência nas escolas, matéria até aqui da responsabilidade da Direção-Geral da Educação. 

São ainda cometidas à DGEstE atribuições de assegurar a concretização da política nacional no domínio das instalações e equipamentos escolares e de definir, gerir e acompanhar a requalificação, modernização e conservação da rede escolar".

Sem comentários:

Enviar um comentário