quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"É só fazer as contas"...

Uma pequena ajuda para o OE2013 

Comentário: Já tinha abordado aqui uma possibilidade para evitar que cortássemos o "osso" à escola pública, mas faltavam-me argumentos quantificáveis. O colega do blogue "pé-ante-pé" fez umas contas e chegou à conclusão que, na eventualidade das atuais 466 turmas que se encontram em estabelecimentos do Ensino Particular e Cooperativo passarem para o ensino público, o governo português poderia poupar algo como 3.353.687,00 € / ano... Obviamente que estamos perante uma situação extrema, que não poderá ser concretizada pois algumas destas escolas são realmente necessários, mas dá para pensar.

1 comentário:

  1. Muito se afirma e nada se investiga.
    Por que razão só os nomes das escolas com contrato de associação de serviço público é que estão identificadas com os montantes que receberam no estudo do Tribunal de Contas.
    Onde estão os nomes das escolas/agrupamentos estatais e respetivos montantes?
    Onde é que se diz que as escolas com contrato de associação de serviço público devolvem ao Estado cerca de 20% do que recebem por força da contribuição social a que estão obrigadas (23,75% dos vencimentos pagos ao pessoal), facto que não acontece nos orçamentos das escolas estatais.
    Só por isto poderíamos concluir que as escolas com contrato de associação já eram mais baratas em 20%. Mas se acrescentarmos todas as outras despesas não contabilizadas pelos fantásticos estudos produzidos com o dinheiro do contribuinte, que conclusões não poderíamos tirar!

    ResponderEliminar