quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Cada vez pior...

Função Pública arrisca perder mais 14% do salário se horário aumentar 

Comentário: As contas são relativamente fáceis de fazer... Na eventualidade do aumento do horário semanal de trabalho avançar (das atuais 35h para as previsíveis 40h), isto significa que teremos mais uma hora de trabalho por dia... Assim, teremos um acréscimo de horas com manutenção da remuneração, o que poderá ser traduzido em efetiva perda salarial (aproximadamente 14%). Trabalhamos mais horas e recebemos o mesmo (ou até menos, se os rumores se confirmarem). 

Mas as consequências, e pensando no caso da nossa classe profissional, irão muito além desta perda salarial. Basta pensarmos que um acréscimo de 5 horas de trabalho a todos os professores terá como consequência uma diminuição real de horários disponíveis, com consequente aumento de professores dos quadros em horário zero e redução das necessidades de professores contratados.

Se acrescentarmos a esta medida, aquela que eu já abordei (aqui) e que está relacionada com a lecionação em institutos superiores politécnicos de cursos de ensino profissional, teremos todas as condições criadas para uma verdadeira hecatombe de colocações no próximo concurso nacional.

5 comentários:

  1. Infelizmente, a cada dia que passa, o nosso futuro prevê-se cada vez mais negro.
    Depois de tantos anos nesta profissão, o que vamos fazer? Com o país virado de cabeça para baixo, vejo as portas a fecharem-se e não se abrem janelas.

    ResponderEliminar
  2. Algo vai mal, quando se pensa (governo) que + horas = + produtividade .

    Incompetência e ignorância elevada ao extremo, estão a afundar este país.

    O futuro é escuro, por muito que haja quem lute para que isso não aconteça.

    ResponderEliminar
  3. Se assim é, têm de fazer como fizeram com os médicos e aumentar os salários.

    ResponderEliminar
  4. Muito preocupante.
    Há muitos colegas que ainda não interiorizaram o que os espera.
    Se fosse mais nova abalava daqui para fora.
    Um abraço a todos

    ResponderEliminar