quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Pelos lados da FENPROF (vinculação extraordinária)

A FENPROF colocou hoje no seu sítio virtual algumas dúvidas que pretende ver esclarecidos na primeira reunião negocial relativa à vinculação extraordinária de professores.

"Nesta primeira reunião, a FENPROF irá, sobretudo, procurar esclarecer aspetos que, para si, são essenciais na apreciação e posicionamento final desta proposta da tutela. Por exemplo, a FENPROF pretende esclarecer: 

i. As razões por que, devendo adotar os requisitos previstos na lei geral (código de trabalho) e que são aplicados no setor privado, o MEC propõe que a possibilidade de vinculação apenas abranja docentes com mais de 3.600 dias de serviço (cerca de 10 anos); 

ii. Que tipo de estabilidade pretende o MEC proporcionar a docentes que obriga a concorrer a um círculo único que é todo o território nacional; 

iii. Qual a situação de carreira em que ficarão os professores que, eventualmente, vinculem; 

iv. Como pretende o MEC corresponder ao teor da diretiva comunitária que se refere a esta matéria, com uma proposta em que a vinculação, a existir, é claramente discriminatória dos docentes sob a sua tutela e irá depender de um número de vagas a estabelecer de acordo com critérios que, como facilmente se deduz, não corresponderá às necessidades das escolas, mas aos desígnios orçamentais do Ministério das Finanças".

Questões pertinentes, mas... julgo que inconsequentes. E porquê? Porque independentemente daquilo que a FENPROF questionar, discutir ou sequer tentar negociar, Nuno Crato sabe perfeitamente que poderá contar com a assinatura incondicional de outro sindicato para lhe resolver o problema.

5 comentários:

  1. A negociação é simples, o Nuno chega lá e diz, meus senhores não há verba, só há verba para um nova frota de bmws.

    Conversam e desconversa, e o Nuno avança novamente, como somos bonzinhos, vou-vos dar duas opções para "escolher".Ou não vinculamos ninguem, ou vinculamos 20 em todo o pais, o que é que decidem?
    E os sindicatos decidem, ou seja, vão na história deles.

    È este a estratégia que os corruptos têm usado para "falar" com os sindicatos, aliás basta ver o Vitor Gaspar que é mestre de hipnotismo, cada vez temos mais especialistas nesta matéria de ludibriar.

    Eu não minto, eu não engno, eu não ludibrio, eu só hipnotizo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a ideia final. Infelizmente há sempre um sindicato à mão para assinar. Não sei quantos são os professores com mais de 10 anos de carreira que estejam neste momento com disponibilidade financeira para vincular a esse grande quadro chamado Portugal Continental. Não esquecendo que em 10 anos muitos constituíram família e se viram obrigados a comprar casa. Mesmo com disponibilidade mental para mudar para o extremo oposto do país, como se faz para vender a casa, ...

    ResponderEliminar
  3. O que aconteceu, e qualquer bom entendedor perceberá fácilmente , é que se um problema não for resolvido ele facilmente se poderá subdividir em mais, como se celulas vivas se tratassem.

    Ou seja, aquilo que ja devia ter sido feito há muito tempo atrás, nao se fez e portanto agora, constata-se, que efetivamente é muito perigosos adiar levianamente o futuro de Portugal.

    Hoje em dia já não temos só esse problema mas vários, outro que ai está é a capacidade financeira de vinculação de muitos professores.

    Quem paga casa às prestações , cerca de 400 euros, vai pagar casa noutro lado? A somar a refeições transportes, etc etc??

    Está aqui um problema sério, acho que chegámos a uma situação um pouco intolerável.

    Infelizmente todo o paiz chegará a esta situação, nem para trá , nem para a frente, o HIPNOTIZADOR DE SERPENTES tratará de realizar esta proeza notável, afinal o homem não tem um curriculo tão invejável?

    Ora, estou fora das contas orçamentais mas fazendo umas simulações de cabeça já se sabe que o pais vai falir, possivelmente a essa altura nao o vai dizer ao povo, inventa-se uma historia qualquer , será então nessa altura que TODOS VOÇES, vão ver "cortes" como nunca imaginaram nem sonharam.Seria bem preferível que o minsitro admitisse logo a verdade.


    Vou-me ausentar do blog, pois nao gosto que se ande a brincar ao apaga posts, ja basta os ministros andarem a apagar contas e despesas incómodas.

    ResponderEliminar
  4. Se for para concorrer a nível nacional prefiro ficar contratada e concorrer a escolas só da minha área.
    Já não tenho 25 ou 30 anos, tenho família,filhos a precisar de mim e felizmente um pequeno negócio familiar ao qual me tenho de agarrar se alguma coisa correr mal.

    ResponderEliminar
  5. Afinal, o regabofe nas colocações continua alegremente. A Escola Secundária de Odivelas permite-se NÃO PUBLICAR no seu site a lista graduada dos que concorrem aos seus horários – no meu caso, o horário n.º 17, grupo 300. Apesar disso, notificou os candidatos (???). Contactei a Direção, para ouvir que a escola “não sabia” que é obrigada a divulgar a lista graduada. Aliás, candidamente, até “pensavam que os candidatos acediam à lista graduada através da plataforma do SIGRHE”. Mesmo depois de invocada a Lei (ponto 8, art.º 39, D-L 132/2012, de 27 de Junho), num segundo telefonema, continuaram a assobiar para o lado. Também se escusaram se comentar o facto de os seus pré-requisitos desrespeitarem a Circular Nº B12029396X, de 16 de outubro. Mais uma queixa na IGE, claro.

    ResponderEliminar