terça-feira, 23 de outubro de 2012

Negociações quase a iniciar...

A história recente das negociações sindicais, permite traçar em linhas gerais aquilo que se prevê o futuro da recente proposta de vinculação extraordinária. A FENPROF será previsivelmente arredada (se bem que não é necessário muito, uma vez que o motor deste afastamento é a própria instituição sindical) das negociações e a FNE irá assinar qualquer coisa (que pode não ser exatamente o que o MEC propôs).

Se relativamente à FENPROF, existe uma proposta concreta de vinculação extraordinária, já a FNE nada revelou. A não revelação de qualquer proposta, no âmbito da tradicional estratégia de assinatura de acordos faz algum sentido... Como não se comprometeu com nenhuma proposta própria, poderá estar mais disponível para... assinar um acordo.

Deixo-vos com alguns tópicos da proposta da FENPROF e a única declaração conhecida da FNE:.

FENPROF (aqui e acolá):

- "Vinculação extraordinária de todos os docentes com 3 ou mais anos de serviço, cumpridos até 1 de setembro de 2012 ou completados até ao momento de concretização do processo de vinculação extraordinária, incluindo os que exerceram atividade docente em 2011/2012, ainda que, tendo concorrido, não tenham sido colocados em 2012/2013";

-"Todos os candidatos que reúnam o requisito de tempo de serviço estabelecido serão opositores a um concurso externo extraordinário que servirá para garantir uma colocação em respeito pela sua graduação profissional".

FNE (aqui):

"(...), sendo que não poderá deixar de haver respeito pela graduação profissional dos candidatos, nem atropelos sobre aqueles que já pertencem aos quadros".

Agora é só esperar pelas negociações que iniciam a 26 deste mês e ver o que acontece...

40 comentários:

  1. MINISTERIO DA EDUACÇÃO - METE NOJO

    Isto não devia sequer haver conversações, Estado Português tem que compensar aqueles cidadãos que abusou durante imensos anos e que prestaram serviços ao nível de MO barata, mas que os enganou prometendo-lhes uma carreira condigna.

    E coloca-los todos no quadro, mesmo assim já vai tardissimo, segundo as necessiddes reais do pais. Não sao 30 alunos numa turma a necessidade real do País..

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  2. Ministerio da educação- FARSA NACIONAL, A BRINCAR COM O DESTINO DO PAÍS.

    Acabem com as escolas, não querem poupar? Porque esperam?

    Apesar de isto ser uma farsa, não sou eu que vou impedir que uma duzia de professores do Porto, casados, pai de filhos e com
    mais repsonsabilidades familaiares, se vinculem no Algarve.

    Há paises que fazem a isto a nivel distrital e funciona muito bem ninguem reclama,mas cá em Portugal as cunhas que estão no ministerio da educação e que conseguiram lá arranjar o tacho, senão eram uns tristes que andavam por ai, NEM COPIAR SABEM.

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  3. Ministro RETARDADO Vitor GASPAR, explica porque é que só 1% dos professores se podem vincular.

    http://www.youtube.com/watch?v=TXkYxHdaasg&feature=related

    Agora ja sei como é que ESTE RETARDADO tirou o doutoramento, ninguem se atreveu a perguntar o que é que ele queria dizer, como se pode doutorar um individuo com ideias confusas, este pais é uma miséria.

    Portugal pais de idiotas , CONDENADO!


    ISTO É GRAVISSIMO.

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  4. Reparem que nao estou a ofender ninguem, permitem-me que diga que as ironia e as metafisicas usadas no meu discurso, apenas referenciam ao sujeito ministro nao à pessoa que ocupa o cargo de ministro, sendo assim e acescentando que na subjetividade da palavra retardado existe a implicação da ideia, o desenvolvimento lento do seu discursso, pelo que será normal dentro desta anormalidade ministrial o recusso à palavra retardado, espero que fiquem esclarecidos disto.

    Agradeço por isso que não apaguem o post supra indicado e aproveito para esclarecer que o msmo não pode ser tomado, nem pode se intepretado como uma ofensa á pessoa ministrial, nem sequer é essa a minha inenção. Tenho dito.

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  5. VITOR GASPAR.

    Sabem porque é que o homem fala vagarosameeennnteeee, porque está a traduzir mentalmente o que a Merkel disse, ou então é retardado, lol

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  6. MAS QUEM É QUE QUER VINCULAÇÃO NUMA MER DE PROFISSÃO DESTAS????

    SÓ SE TIVEREM TOLINHOS.

    Arrangem mas é outra coisa para fazer ou mudem de pais, quando os colegas vinculados olharem para o novo boletim de vencimentos caem para o lado e vao desejar e arrepender-se nunca terem tido OUTRA profissão.
    Vão ser presos na propria casa, sabem o que eu digo?
    NÃO PASSARAM CARTÃO QUANDO QUEM RECLAMAVA E FAZIA GREVES ERA SEMPRE O MESMO , AGORA,

    AGUENNTEEMMMM-SEEEE.
    TOMA
    E ainda só agora a prociissão vai no adro.

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  7. As negociações sobre o processo da vinculação extraordinária dos Professores contratados, muito provavelmente, iniciarão antes do dia 26!
    Aguarde-se, para confirmar!

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  8. VINCULAÇÃO PARA QUEM ?
    Tenho 7865 dias contados para efeito de concurso, mas como os primeiros 5925 foram feitos numa IPSS são lixo
    nessa altura deveria ser "docente incompetente" pois apesar de estar com 1940 dias de ensino publico e avaliações de muito bom, vejo-me impedida de concorrer e vergonhosamente ultrapassada.

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  9. Estas vinculações só servem para professores que trabalharam no ensino público, certo? é que acabo de sair do privado e tenho muito mais tempo do que o indicado.

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  10. Tal como as duas colegas anteriores, eu tb tenho mt tempo de serviço (6000 e tal dias), só que a maior parte foi feita no ensino particular e cooperativo. Saí há 4 anos, por opção. Será justo que agora não possa concorrer por causa desse requisito? LISTA DE GRADUAÇÃO E MAIS NADA!

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  11. Lista de Graduação para DOCENTES DO ENSINO PÚBLICO.

    Simples, e barato.

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  12. Penso que o facto de só os colegas que lecionam no ensino público poderem concorrer é uma questão de justiça! Toda a gente sabe como muitos professores conseguiram dar aulas no ensino privado. E mais não digo....

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  13. Estes colegas que se insurgem contra a vinculação tendo co mo requisito 3600 dias em escolas do ensino publico, porque lecionaram no privado, esquecem que por terem lecionado no privado fizeram a profissionalização sem os constrangimentos que os colegas que estando no publico e a sua formação academica nao tendo via ensino,não podera fazer, por essa razão o tempo de serviço antes da profissionalização conta apenas meio ponto e os colegas do privado desde muito mais cedo conta um ponto. É justo considerar apenas a lista de graduação? Onde está a justiça desta situação. Lembro que os colegas do Publico não podiam concorrer aos privados em pé de igualdade.
    Todos sabemos a forma como se processavam e processam as colocações nos estabelecimentos privados.
    Os colegas do privado nunca fizeram nada para contestar ou apoiar a vinculação, agora que ela está a ser negociada apere cem que nem moscas a dar opinião.

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  14. Célia, isso é verdade?
    O TS antes da profissionalização no privado conta na íntegra para a graduação??????

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  15. Ou estás a falar do tempo em que ainda contava na íntegra?

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  16. ESTE PAIS É UMA MER
    E A CULPA É DO ESTADO PORTUGUES.

    Fazem isto de propósito para rebentar a confusão nas escolas e no "concurso".

    Mas porque enfiar meninas dum colegiozinho privados aqui na carreira dum professor publico? Nao entendo.

    Ja viram um gajo concorrer a general do exercito portugues e dizer que esteve no exercito frances, tive tambem numa policia privada e numa empresa de segurança privada, lol

    Nas finanças abrem concursos para o quadro para todos? Nao abre e mesmo assim quando existem provas, têm preferencia por quem lá andou.

    NO proessorado é o unico sitio onde esta Merda acontece, e nao é de admirar.

    É uma violação DA BASE DE EQUIDADE. A qual é aplicada em várias leis, por exemplo, na venda de uma casa o senhoria tem que ter preerencia por quem la alugou, o mesmo aparece no código do trabalho, ONDE DEVE HAVER PREERENCIA PELO TRABALAHDOR QUE LA ANDOU.

    Numa carreira publica, sao os que ja pertencem à casa que fazem a carreira , nao percebo esta insistencia em por de fora, a nao ser que seja para abrir portas ás veras pereiras que andaram la no colegiozinho, durante 10 anos sempre ao pé de casa,e de lá meter o pe so metade do tempo, agora quer usufruir das regalias dos outros.

    Então entraram do privado caidos do ceu aqui, e tem direito à mesma reforma que os outros que la andaram uma vida em contrato e a sujeitarem a todas a vissicitudes da escola bandalheira pública? E esse ainda ficam de fora, porque as meninas dos colegios vieram com tempo inflacionados?
    Isto está a pedir é a III guerra mundial.

    O ministerio da educação é completamente incopetente em tudo o que faz, não fosse as grandes colocações no quadro de lá, TUDO TER SIDO POR CUNHAS.

    Não ouvem os professores.

    Se o concurso tivesse provas isso era outra coisa, nem poderia haver discriminação, mas dado que isto é entrada direta, porventura quando estão numa bicha uma hora, deixam que alguem venha de outra bicha e vos passe à frente?

    Isto nao faz sentido E SÓ MESMO VINDO ALI DOS LADOS DO MINSITERIO da educação. Sitio de corruptos, incompetentes e manhosos que arrastam a educação em Portugal pelo lixo e aproveitam para desviar uns milhares.

    Lembram-se as vezes que eu disse que andavam a ser enganados? Esta é mais uma ali do MInsiterio.



    O MINSITERIO DA EDUCAÇÃO ARRASTA A EDUCAÇÃO EM PORTUGAL PELO LIXO, NAO FAZ NADA COMO DEVE SER, NADINHA.São corruptos.

    EM TODA A COISA QUE FAZEM, DÁ CONFUSÃO.Quanto mais confusão mais margem existe para a corrupção, se calhar isto não é feito por acaso.

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  17. Tempo do privado nao deve contar para a carreira publica.


    NÃO PERCEBO ONDE É QUE ESTÁ A DÚVIDA.

    Se não acontece como aquela que eu vi só deu 3 anos de anos na escola publica, ( por acaso dava-me muito bem com ess senhroa, ) depois andava a fazer um ano para se reformar.

    E o resto onde fez? No colegio do meu marido em Angola.Não queria acreditar o que ouvia, foi ai que percebi que fazia parte dos imbecis, e ai despertei.

    Fodassswe

    Vão á merd, vão pra put qeu os pariu, todo o estado portugues cheio de corrupção, todos os maçons e agiotas corruptos deste pais, os politicos analfabrutos, e todos os que usufruem indignamenete, deshonestamenet e exageradamente, de beneficios publicos.

    Era atear uma fogueira e prende-los lá todos.Não vejo outra solução.

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  18. Isto nao vai dar em nada é tudo uma ilusão.

    È como a educação em Portugal é uma ilusão uma fantasia e um faz de conta.

    Eu gosto de ensinar, mas nao é numa escola desta, onde o "patrao" te odeia, está sempre a ver se te lix...
    e os alunos nao querem aprender, porque dá trabalho e o minsiterio protege os alunos mandrioes, até os que querem aprender perdem a vontade. Para qeu esforçar-me se depois todos têm do mesmo?

    Portugal , pais sem uturo.

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  19. Essa dos atropelos é que nao percebi, porque é que um professor contratado com 20 anos de serviço, não pode "atropelar" um vinculado de 10 anos? Não trabalharam mais, não se sujeitaram mais?

    Ou é sempre a mesma discriminação, contratado é contratado e do quadro é do quadro é sempre a mesma merd,,,a culpa tambem é dos sindicatos, porque embarcam nessa moda.


    Se isto não acontecer, é mais um concurso fantoche.Está na hora de minimizar a injustiça daqueles que ja foram muitssimo prejudicados.

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  20. Para anonimo das 11:14

    Um professor das escolas privadas fazem a profissionalização em condiçoes mais favoraveis que os professores do ensino publico, como disse nos cursos que não tem via de ensino. Estão muito menos tempo à espera de fazer a profissionalização, por isso so o tempo que estao sem profissionalização conta a meio ano, apos profissionalização conta um ano. Os professores do publico só após 2005, e resultado da luta, poderam fazer profissionalização sem estar num quadro, mas nesse momento já muotos tinham mais de 10 anos de serviço. Uma situação de mais de 10 anos de serviço num privado sem profissionalizaçao nao existe.

    Será que me fiz entender?

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  21. Eu por mim instituia-se aqui o ingles, acabava-se com esta porcaria de lingua que nao serve para nada, só atrasa o pais.

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  22. Aos colegas (sim, pq público ou privado SOMOS TODOS PROFESSORES) do público que se sentem indignados ou ameaçados pelas meninas dos colegiozinhos...

    Estive a trabalhar no ensino público antes de ingressar num colégio privado, pois o estado não me colocou e tive que ganhar a vida no privado (não iria dizer que não a uma oportunidade justa de trabalhar!!!!!). Nesse colégio fui sujeita a provas para poder lá trabalhar (eu e mais cerca de 20 candidatas), de entre todas estas pessoas fui escolhida para o lugar em questão. Anualmente estive sujeita à avaliação dos meus diretores e, mais importante ainda, avaliação diária dos pais que reportavam a sua satisfação ou insatisfação aos meus diretores e como os colegas do privado sabem... pais/clientes insatisfeitos -> professores na rua!!!! Os colegas do público (e eu já la estive e sei do que falo!!!) não estão tão em cima e não têm influencia sobre o vosso superior/patrão (ESTADO) que é quem decide se são despedidos ou não, se vos pagam o salário ou não, se vos descontam do salário por algum ato que traga prejuízo à escola ou não...

    Durante toda a vossa vida de docência pública sempre usufruíram de regalias públicas que os do privado não têm (ex.: ADSE, CGA...)

    Os colegas do público beneficiam da constante ausência de um patrão presente, capaz de questionar constantemente os vossos atos, sempre a avaliar-vos em cada passo que dão, em alguns casos, tornam-se castradores da vossa liberdade de trabalho tendo que seguir normas, objetivos, "leis" por ele exigidas...

    Eu estive dos dois lados e sei do que falo...

    Todos os dias de privado tive que provar que merecia estar a trabalhar naquela escola e que era a melhor para aquele lugar.

    Sinto-me desrespeitada quando vejo afirmações das que se podem ler acima, pois se já tinha essa ideia, agora tenho a certeza... no nosso país, e alimentada pelos seus próprios professores, há discriminação relativamente à sua classe, pois há uns que são PROFESSORES e há outros que são "uns que dão aulas no ensino privado"!!!

    ACORDEM!!!! SOMOS TODOS PROFESSORES!!! ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO!!!! Temos todos a missão de ensinar, cultivar e dar o que temos de melhor aos nossos alunos!!! Todos temos futuros cidadãos a quem temos de formar pessoas/cidadãos melhores para um país melhor e não é com esta atitude mesquinha que vão conseguir que essa missão seja bem sucedida!!!

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  23. Obgd, Célia.
    Sim, com o contexto, agora entendo a sua afirmação.
    Eu fui uma das que penou para a profissionalização. Como ela não vinha ( era uma pescada de rabo na boca- não entrava no quadro, não profissionalizava) meti-me a tirar a licenciatura inteira- acabei antes de 2005.
    Mas já apanhei com o presentinho dos 0,5 de desconto no TS.

    Isto já não se trata de ser justo, injusto, whatever.

    Esta m**er*da deste sistema de "angariação" de professores tornou-se surreal ao longo dos anos.

    E eu sei para favorecer quem...
    até fico satisfeita por os ver a estrebuchar como andam neste preciso momento.

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  24. Este suposto concurso está inquinado e constitui uma enorme armadilha.

    Ser estivador no Porto de Lisboa é bem melhor do que ser professor.

    Ser carpinteiro em Paços de Ferreira é bem melhor do que ser professor.

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  25. Este concurso é para o MEC repor a justiça de andar a explorar os contratados há vários anos, por isso, é que é um concurso extraordinário. Relativamente aos professores do privado, lamento, mas o MEC não tem qualquer responsabilidade por eles. Se estão mal, reclamem junto da vossa entidade patronal. Não venham agora infiltrarem-se no concurso com o argumento: somos todos professores.

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  26. A 1 ano de concursos não compreendo a iniciativa. Veja-se um professor que vinculou longe da residência. Passou anos longe da família e espera aproximar-se por concurso interno. Com esta solução que possibilidades têm estes colegas de mudar de quadro? Temo que seja injusta e não permita a mobilidade.

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  27. O estado como patrão de professores funciona como uma empresa, certo?
    Logo é natural que deva integrar nos seus quadros aqueles que o serviram a contrato.
    Afinal também é assim que funciona nas empresas, ou não?

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  28. Diz o
    Artigo 7.º
    Aceitação
    3 – A não aceitação da colocação obtida na lista definitiva, determina a aplicação da alínea a) do artigo 18.º do Decreto-lei n.º 132/2012, de 27 de junho.

    Isto significa que o candidato só perde o lugar de quadro e não tem mais penalizações? Estarei a interpretar mal? Será que as outras alineas do art 18 do Decreto-lei n.º 132/2012 também estão incluidas ou é só a alinea a)?

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  29. Anónimo das 6:02 p.m.

    O que escreveu é para rir???
    "Relativamente aos professores do privado, lamento, mas o MEC não tem qualquer responsabilidade por eles." Então pertencem a que ministério??? As escolas com contrato de associação pertencem a que ministério, diga lá?
    Eu estive sempre no ensino público, mas não me faça rir. É cada baboseira que por aqui se diz!
    Além disso, não entendo este "ódio" contra os professores que estiveram no privado. Têm as mesmas habilitações do que nós, trabalham o mesmo (ou mais, pois conheço situações de quase escravidão, por que há de haver discriminação???
    É por estas e por outras que é uma classe sem qualquer classe e que não vai a lado nenhum!

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  30. lamento a atitude de alguns colegas quando se referem aos professores e aos "outros do privado" .
    trabalhei numa IPSS durante 17 anos, onde não tive nem metade das regalias dos colegas do publico e agora depois de estar sete anos no ensino publico dizem-me que não me devem contar o tempo do particular... onde é que os vossos filhos faziam o ensino pré-escolar quando praticamente não existia rede publica do pré-escolar ?

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  31. O meu pai dizia ou estudas ou vais para estivador, e eu nao pensava pela minha cabeça vim para a merd.. do ensino publico, pois antes de ser professor tinha sido formador por vocação.

    Mas afinal enganei-me, agora um estivador ganha cinco vezes mais do que eu.

    O meu pai etava errado, afinal aprendi uma coisa muito importante na vida com este erro, começar a pensar pela minha cabecinha e conhecer-me a mim próprio, é isso que dá futuro.aGORA ERA ESTIVADOR, E ATÉ DAVA FORMAÇÃO AOS QUADROS.

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  32. Concordo totalmente com a colega Margarida.Tenho dez anos de serviço a primeira metade prestadaem 2 colégios , deixei o colégio porque finalmente consegui ficar colocada. Nos últimos cinco anos fiquei sempre longe de casa+ou-100km, e mesmo assim prefiro trabalhar no público.
    São tão rápidos a julgar, mas não fazem ideia do que estão a falar. É muito duro trabalhar na maioria dos colégios,não tem sequer comparação. a maioria trabalha nos colégiosporque não tem outra escolha.se fosse assim tão fácil conseguir um lugar num colégio e se fosse assim tão bom como dizem por aqui, porque é que não vão para os colégios pertinho de casa? NÓS ASSIM não vamos a lado nenhum.É por causa dessa mentalidade de achar que só quem sofreu bastante e se sacrificou muito é merecedor de um lugar nos quadros. assim eles vão continuar a tratar-nos como lixo. Sujeitamo-nos a tudo e ainda criticamos quem não o queira fazer.É preciso é concorrer para todo o país, ficar bem longe da família, arrastar os nossos filhos connosco até cascos de rolha e perder muitos anos assim a gastar todo o dinheiro em viagens. aí sim , seremos bons professores!Afinal ser professor é ser padre!

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  33. O problema aqui dos colégios nao sao esses, e voçês sabem qual é.

    Muitas meninas que nem lá metem totalmente os pés.
    Descrevi aqui um caso veriditco, mas que o Ricardo fez o favor de apagar, um caso que aconteceu e mostra como se dá a volta ao sistema público com colègios privados.

    E por fim,como não têm nota para entrar no público , depois andam a faze tempo no privado, para melhorar a classificação e finalmente entrarem. Eu nunca necessitei de fazer tempo antes de entrar na função pública, o meu curso tirado numa universidde publica e não privada, permitiu-me logo entrar.

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  34. Os professores não têm provas de entrada nesta carreira, o sistema funciona por nota do curso, experiencia e sacrificio.
    No entanto, aparecem sempre as chicas - espertas qeu acham que subvertem o sistema, não conseguem entrar, começam a fazer tempo nos privados. Se gostam tnato dos priovados porque é que não ficam lá, já basta de hipócrisia neste país e está no timing de por os pontos nos is.

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  35. E o privado sempre o posso escolher ao pé de casa, e se gostarem de mim até obtenho o que quero, um certificado com muitos anos de serviço, e se calhar nem lá estive todo aquele tempo.

    È engraçado, escolho a bicha que tem menos gente, e marco um lugar na que é mais dificil, quando chegar a altura dou o salto e passo à frente de muitos que se sacrificaram bastante.

    Não estou a dizer que não haja pesoas que se sacrificaram, mas a realidade é que o publico é publico e o privado é privado, não devia haver misturas.

    SE FORAM PARA O PRIVADO E AQUELE É TÃO BOM E SE TRABALHAM TANTO, PORQUE É QUE NÃO FICAM LÁ?

    Sempre ficam ao pé de casa, e escolhem o que querem, ninguem vos obriga a ir para onde nao querem.

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  36. OS concursos publicos só devia ser para quem anda a seguir a carreira do público, já basta de chicas espertas que subvertem o sistema.

    Até mesmo nos concursos para contratação, o tempo de serviço considerado devia ser só o público, mas isto já está feito assim para as mulheres dos ministros e as sobrinhas , usando aquele esquema que já aqui expliquei e que o Ricardo fez o favor de apagar. E fez bem, porque demaisadas informações como subverter o sistema não são boas aqui, afinal não são só os politicos que são deshonestos e corruptos.

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  37. Essencialmente são desonestos para com eles próprios.

    Vejmos este exemplo, o MEc vincula os professores em determinadas zonas e como todos sabem, ninguem por aqui é burro, deve-se ao fato de tentar establizar o corpo docente naquela região do pais, promovendo a estabilidade naquela zona, a estabilidade dos professores e a estabilidade dos alunos.

    O que é que os chicos espertos fazem, concorrem para onde não querem ir, subvertendo o sistema e depois fogem de lá.
    E quem vai ter que tapar a vaga no Alentejo é um professor contratado, quando sua excelência fugiu para o Porto.

    Imaginem que todos fazem isto, temos um pais bonito não?

    Está na hora de por os pontos nos is e todos os docentes que pertencem a determinadas zonas, voltarem lá, afinal foram eles que escolheram, não foi mais ninguem.

    Não vai haver vinculação para ninguem, o que vai haver é para calar as bocas.

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  38. Tempo do privado, não deve ser considerado para concurso publicos, já basta de veras pereiras e de subverter o sistema.

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  39. "Tenho dez anos de serviço a primeira metade prestadaem 2 colégios,.. "

    Possívelmente perto de casa e com bons horários, fez isso porque não consegia entrar, certo?

    Mas voçê não consegue ver os contratados que andam há 15 anos com horarios muito incompletos e a viajar pelo pais, e com classificações em curso do ensino publico maiores que a sua, mas têm o azar de não fazerem tempo.

    Percebo porque queira ter mais tempo que eles, possivelmente para lhes passar à frente, é bonito não é? É uma atitude louvável, ainda quer ser professora? De que? De ética e moralidade não deve ser de certeza.

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