segunda-feira, 17 de setembro de 2012

A Blogosfera e a Discussão das Políticas Educativas em Portugal (encontro)

Como já foi anunciado (aqui), está em preparação um debate aberto a professores e bloggers com o tema "A Blogosfera e a Discussão das Políticas Educativas em Portugal"

A ideia passa por debater, a partir de dentro das escolas, uma série de temas com alguma atualidade para a Educação neste arranque do ano letivo (A Vinculação Extraordinária de Contratados, O Modelo de Gestão Escolar, A Hiper-Burocracia, A Gestão de Expectativas na Classe Docente, Autonomia e Centralismo, Gestão do Currículo), que se procurarão tratar de forma articulada. 

O encontro vai realizar-se no dia 6 de Outubro, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, com duas sessões pela manhã e duas à tarde. 

As sessões serão dinamizadas por um ou dois dos organizadores e estão abertas à participação mais ativa (com comunicação) ou passiva (assistência e debate posterior). Terão um moderador e 2 a 3 oradores convidados ou que se venham a inscrever com esse objectivo. 

O plano quase final das sessões será apresentado no final desta semana. 

A inscrição deve ser feita diretamente aqui com os seguintes elementos: 

Nome, Escola de colocação, Nível de ensino, Situação profissional, Mail/Telemóvel, Blogue/url. 

A inscrição deve ser feita até dia 30 de Setembro por razões logísticas de reserva do espaço mais adequado, para evitar constrangimentos à última hora. Para além dos organizadores está já confirmada a participação nas sessões de César Israel Paulo (ANVPC), Mário Carneiro (blogue O Estado da Educação e do Resto), José Alberto Rodrigues (APEVT). Jorge Costa (peticionário ao parlamento europeu), Luís Braga (blogue Visto da Província e Agrupamento de Escolas de Darque), Miguel Reis (MEP, Grupo de Protesto dos Professores Contratados e Desempregados) e Ricardo Silva (APEDE).

2 comentários:

  1. Ricardo, Não me leve a mal, mas um debate implica um género de "prós e contras"! Nos convidados referidos parece-me estar apenas uma linha de pensamento. E a outra?
    Porque não há convidados menos conotados com o pensamento veiculado nos blogues dos organizadores? Dois exemplos: Ramiro Marques ou João Canavarro.
    É um debate ou um colóquio?

    ResponderEliminar
  2. Pode haver discussão sobre VIGARISTAS E CRIMINOSOS?

    È estarmos a perder tempo.

    ResponderEliminar