sexta-feira, 27 de julho de 2012

Menos zeros...

Duas semanas depois do susto muitos "horários zero" recuperam actividade lectiva

Comentário: Por aquilo que tem circulado nos meios de comunicação social, o número de professores com horário zero tem vindo a diminuir, resultado de estarem a ser retirados do concurso de mobilidade interna pelos diretores... Até aqui tudo bem. Ainda bem.

Se a ideia era cortar no número de professores, a "dose" foi claramente excessiva. No entanto, e mesmo com as recentes "equivalências" letivas e "desdobramentos" muitos colegas dos quadros irão persistir sem componente letiva e como tal sujeitarem-se à mobilidade interna. 

E quanto aos colegas contratados, o panorama afinal pode não ser assim tão negro... Mas se estivermos a falar em grau de "negro", estas recentes recuperações de professores dos quadros, apenas permitem passar do estado "mesmo mesmo muito negro" para "mesmo muito negro". Nada mais do que isso. Lembrem-se que a ideia é mesmo cortar no pessoal docente e fundamentar uma qualquer estratégia que contrarie (ou permita contornar de alguma forma) a recém anunciada vinculação de professores contratados.

No entanto, e como ainda não vi tudo na vida acredito (na realidade, não acredito muito... mas...) que seja possível algum tipo de "compromisso" entre sindicatos e o ministério de Nuno Crato no sentido de abrir vagas nos quadros... O problema é que estes "compromissos" andam sempre acompanhados de algo mais.

10 comentários:

  1. Não percebo como alguns Diretores fizeram esta 1ª repescagem, quando na minha escola foi dito que só podiam retirar os professores da aplicação de DACL apenas em Agosto... Não se entende esta dualidade de procedimentos.

    ResponderEliminar
  2. Já é o segundo momento de decisão, em termos de remoção dos concursos. Ainda haverá um terceiro... A dualidade de procedimentos prende-se com a elaboração de turmas e outros critérios e possibilidades que entretanto foram anunciados pelo MEC.

    ResponderEliminar
  3. Mas havendo horários (constituíram-se na semana seguinte à indicação de horários 0) por que razão uns são repescados e outros não? Porquê só em Agosto? Estou a falar de horários que foram atribuídos entre 17 e 18 de Julho.
    Há mesmo dualidade de critérios.
    Ana Rico tem razão.

    ResponderEliminar
  4. Estes cromos já arranjaram mais sarilhos para o Ministro. O Nogueira, misturado com os diretores trataram de conseguir a proeza de ter nas Escolas, no próximo ano, professores jovens que serão pau para toda a obra. Regras? O que é isso? Ao que eles andam...

    ResponderEliminar
  5. Bem, isto é cá um caldo!!! Como é que se justifica que uns diretores consigam repescar todos e outros nenhum? Será da minhoca?

    ResponderEliminar
  6. A repescagem antecipada deve-se a má interpretação dos novos critérios provenientes do MEC.
    Eu ainda estou em DACL.
    Ainda vai haver muito burburinho.

    ResponderEliminar
  7. Eu concorri a DACL apesar de ter horário na minha escola por ser DCE (por indicação da escola). Agora na validação a escola corrigiu no campo 4 (o meu sim a DACL por não) tirando-me assim de DACL. Alguém esta nesta situação?
    Como é que a escola procedeu na validação? Agradeço a colaboração.

    ResponderEliminar
  8. a minha diretora disse que só dava para retirar os prof que iriam dar apoio ao 1º ciclo (o palavreado não é bem este...)
    a minha escola é secundaria não está agrupada, não deu para retirar ninguém apesar de já termos mais turma definidas e consequentemente mais horários

    ResponderEliminar
  9. como é possível cada agrupamento repescar docentes desse agrupamento, para lhe atribuir horários, com menos graduação profissional relativamente a outros docentes de outros agrupamentos que não foram repescados? Onde está a prioridade da gruaduação profissional a nível geral?



    ResponderEliminar
  10. Se cada agrupamento repescou os docentes desse mesmo agrupamento para lhe atribuir horário,há situações em que foram repescados docentes com muito menos graduação profissional comparativamente com outros docentes de outros agrupamentos que não foram repescados. Então, onde está a prioridade da graduação profissional?

    ResponderEliminar