quarta-feira, 25 de julho de 2012

Aviso à navegação...

Muitos colegas estão neste momento desorientados no que concerne à aplicação de manifestação de preferências. 

Por aquilo que constato, muitos colegas já haviam submetido a manifestação de preferências. Para esses, só existe uma saída: esperarem pelo contacto da DGAE e pela permissão para voltarem a aceder à aplicação de modo a alterarem (se pretendido) o que haviam colocado. 

Para os que já tinham preenchido a aplicação com as preferências (antes da alteração de hoje) e apenas faltava submeter, um conselho: apaguem tudo e voltem a preencher com calma. Não vale a pena arriscar e com um prazo alargado ainda existe tempo de sobra para o fazerem.

Também me costumam pedir conselhos para as manifestações de preferências, nomeadamente sobre a ordem de colocação (escolas/agrupamentos, concelhos, qzp´s, anuais vs anuais/temporários e tipologias de horários). Compreendam que não o posso fazer... Não existe uma fórmula única. Só mesmo vocês poderão definir a forma como concorrer. No entanto, e como já escrevi por diversas vezes, não sejam demasiado redutores em termos geográficos, nem se restrinjam apenas a horários completos e anuais. Por regra, aquilo que os colegas fazem é iniciar por escolas e concelhos que mais interessam e depois avançam para as áreas mais alargadas, nomeadamente os Quadros de Zona Pedagógica. Mais do que isto, não posso "dizer". Para bom entendedor...

Por último, uma constatação: São notórias as dificuldades de acesso à aplicação e a velocidade com que a mesma funciona durante grande parte da manhã, tarde e noite. Por aquilo que sei, as melhores horas para aceder à mesma rondam o período entre as 23h e as 7h. Assim, não insistam no acréscimo de stress e façam a vossa manifestação pela "fresca" e quando a rede informática não se encontra tão congestionada. Insistirem em mais do mesmo, não vai transformar um congestionamento em algo mais rápido, muito pelo contrário.

43 comentários:

  1. A aplicação não me deixa submeter. diz que tenho preferencias invalidas. Ora cá em casa o meu marido já concorreu e submeteu ontem e as nossas preferencias são quase iguais (tenho 4 preferncias a mais mas não ultrapasso maximos) e conferi já várias vezes pela candidatura dele e depois pela minha naquelas 4 a mais para ver se estavam bem posicionadas (ordem de horario completo para incompletos e anuais para temporários). Em suma não detecto nenhum problema e a aplicação não diz quais são os incorrectos. Como já verifiquei já há mais queixas desta situação nos comentários anteriores. O problema será desles? Será que não estão a deixar submeter a ninguem?

    ResponderEliminar
  2. Eu cá costumo seguir os conselhos do Ricardo.
    Rosária

    ResponderEliminar
  3. Submeti ontem a minha candidatura no inicio da tarde, hoje por volta das 15 horas fui contactado por telefone, onde me perguntaram se as minhas preferências eram nos termos em que estavam, disse que sim, e senhora disse obrigado é tudo!

    ResponderEliminar
  4. Ricardo:

    Para os que já tinham preenchido a aplicação com as preferências (antes da alteração de hoje) e apenas faltava submeter, não resta outra alternativa a não ser apagar tudo e preencher segundo a orgânica instalada hoje. A aplicação não deixa submeter nesses casos (os que já tinham preenchido antes das alterações e os que fizeram um preenchimento "misto".

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Estou com o mesmo problema que a primeira colega. Aliás, desde segunda-feira que tento resolver o problema com chamadas e e-mails para cá e para lá, em vão. Aconselharam-me a refazer tudo, mas faça o que fizer (e a plataforma como está hoje facilita bastante a tarefa) dá sempre o mesmo erro. Inclusivamente coloquei só os mínimos (2/10/25), mas o problema persiste. Neste momento aguardo resposta aos e-mails, dado que por telefone insistem que tenho TEIP e/ou contrato de autonomia e ficamos por aqui.

    ResponderEliminar
  6. Para Freitas:

    Leia o meu comentário, talvez esse seja o problema (apague mesmo tudo). Se voltar a colocar tudo a submissão da candidatura é imediata.

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  7. Será que então já podemos, por exemplo, repetir os 23 códigos dos QZP's num outro intervalo de horário, sem ser o completo ou continua a dar erro porque se excedeu o máximo de 23 QZP's?
    Aguardo resposta,
    muito obrigado.

    ResponderEliminar
  8. Para anónimo:

    Essa questão ainda não está resolvida. Segundo informações que tenho, estará amanhã. Sendo assim, o melhor é mesmo aguardar e não submeter a candidatura, uma vez que pode estar a reduzir as suas preferências sem haver necessidade.

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde!
    Eu já tinha preenchido anteriormente, e hoje depois da actualização submeti a candidatura e não deu qualquer tipo de erro.

    ResponderEliminar
  10. Ricardo, quero apenas deixar o meu OBRIGADA por tudo o que tens postado...! Tanta dúvida e "diz que disse" que realmente queria agradecer pelo belíssimo trabalho que por nós tens feito :) Mais uma vez, obrigada e beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde Ricardo! Porque dizes que é melhor repetir todo o processo para quem já preencheu mas não submeteu? Eu terminei esta madrugada...Obrigada!

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pela tua pronta resposta, Ana. Então, vou aguardar.

    ResponderEliminar
  13. Colega Ana
    eu consegui submeter com um preenchimento misto, ou seja com alguns código que já tinha inserido ontem e com outros que coloquei hoje

    ResponderEliminar
  14. Ana,
    agradeço a sua sugestão. Contudo,
    já o fiz hoje duas vezes. De facto, o botão "apagar tudo" parece ser o grande aliado de quem está com problemas na manifestação de preferências. Infelizmente, não é o meu. Quando vi a "nova" plataforma comecei exatamente por aí: apagar tudo. Introduzi a versão longa das minhas preferências, tentei submeter, mas deu erro. Voltei a apagar tudo, introduzi a versão curta e deu novamente erro.
    Acho que terei de continuar a aguardar...

    ResponderEliminar
  15. Colegas, já tinha feito a manifestação de preferÊncias antes da alteração da aplicação e submeti agora mesmo sem nenhum problema. Não precisei de apagar nenhuma preferência. Pelos vistos não há problema em todas as candidaturas.

    ResponderEliminar
  16. Pelo que eu estou a ver, há para todos os "gostos". Todas as candidaturas que vi fazer hoje e que tinham um preenchimento "misto" tiveram que ser novamente preenchidas.
    Enfim! Pelo menos que se consigam efetuar as submissões e respeitar a parte das repetições (1 AE, uma ENA, 1 concelho e 1 QZP, vale o que vale: UM, as repetições são preferências, desde que se respeitem os 173 espaços).

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  17. Ana a que se refere com candidatura mista?

    ResponderEliminar
  18. Para João Miguel:

    Docentes que tinham colocado as preferências segundo o sistema, tal qual ele estava durante 2ª e 3ª feira, e, não tendo efetuado a conclusão da sua candidatura continuaram, segundo o modelo implementado hoje. Mas pelos vistos, já nem nesses casos está a haver problemas. Menos "péssimo"!

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  19. Inseri as preferências ontem de noite. Agora entrei e submeti e não deu qualquer tipo de erro.

    ResponderEliminar
  20. Pois daí a minha dúvida. Eu hoje À tarde apenas acrescentei duas preferências Às que já tinha manifestado na 3ª feira e submeteu sem qualquer problema. Parece que posso ir de férias...ou não???

    ResponderEliminar
  21. É que nem olhe para trás!

    P.S.: Cuidado com a DGAE! Ehehehe!!!

    Boas férias!!!

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  22. Quando tento acrescentar as mesmas preferencias, agora com horario 2, diz-me que ocorreu um erro na aplicação! dizemme para contatar os "nossos serviços" e indicar um código. Porquê!?!?!?!?!?!Isto aconteceu a algum colega?!?!

    obrigado!

    ResponderEliminar
  23. Olá Colegas!

    Por favor digam-se se é possível colocar os 23 QZP´s repetidos em 3 horários diferentes????
    Eu sei que estou a gastar 69 preferências das 173...
    Agradeço a ajuda!
    Cristina

    ResponderEliminar
  24. Boa tarde colegas,
    eu ainda não consegui perceber se uma escola com 3 tipos de horário é considerado 3 escolas ou apenas uma. Assim como para o resto - Concelhos e QZP's. Alguém me pode esclarecer com certeza?
    Obrigada pela atenção,
    Madalena Rocha

    ResponderEliminar
  25. já submeti a minha candidatura. No entanto,quando cliquei para imprimir, não imprimiu e não apareceu nenhum resumo, nem recibo. Fui a consulta de documentos, pretendo fazer o download, mas não consigo. Estou preocupada, pois não tenho recibo, não tenho resumo, nada..... Desejaria que me esclarecessem, por favor, estou aflita.

    ResponderEliminar
  26. para o leovicente
    também me aconteceu o mesmo. mande imprimir novamente...

    ResponderEliminar
  27. Olá Colegas;
    A minha duvida é a seguinte: Se eu colocar horário anula e temporário posso ser colocado logo num horário temporário sem esgotar primeiro os horários anuais, ou pelo contrário esgota primeiro todos os horários anuais e depois vai aos temporários? Obrigado pela atenção.
    André Crespo
    andrez.crespo@gmail.com

    ResponderEliminar
  28. Às vezes não se consegue imprimir porque é preciso autorizar as janelas pop -up

    ResponderEliminar
  29. Eu apaguei tudo mas há códigos de agrupamento que não me estão a entrar, acusando de que não existem mas que estão na lista da DGAE, como o 152134 - agrupamento de custoias! Voltei a apagar tudo, visto não ter a opção para guardar...

    ResponderEliminar
  30. eu tinha feito as preferências antes da alteração, e agora bastou-me submeter, sem problemas

    ResponderEliminar
  31. Alguém ajuda por favor????

    ...eu não sei se uma escola com 3 tipos de horário é considerado 3 escolas ou apenas uma. Assim como para o resto - Concelhos e QZP's. Alguém ajuda?

    Partilho a dúvida da Madalena Rocha

    Cristina

    ResponderEliminar
  32. PEÇO, POR FAVOR, A QUEM SAIBA RESPONDER-ME À SEGUINTE QUESTÃO: - 1. CONCORRI PRATICAMENTE A TODOS OS QZPs NO HORÁRIO ANUAL: COMPLETO, 15-21 HORAS E ALGUNS QZPs NO HORÁRIO DE 8-14 horas.
    2.concorri depois aos mesmos qzps no horário anual/temporário ara os três hrários disponíveis. e por fim, para cumprir a lei, concorri a 30 scolas e 15 concelhos.
    Fiz tudo na nova aplicação. No entanto, não consigo submeter, pois iz que tenho preferênncias inválidas, mas não especifica quais. Alguém consegue esclarecer-me, por favor?

    ResponderEliminar
  33. Para Andrez:
    Se colocar só horários anuais e temporários, pode ficar logo na sua 1ª opção num temporário mesmo havendo um anual na segunda. Fiz-me entender? Eu neste caso coloco primeiro as minhas preferências todas com anual e depois repito-as com a duração anual e temporário.

    ResponderEliminar
  34. António,
    parece que somos vários a partilhar do mesmo problema das "preferências inválidas". Só hoje já apaguei tudo e reintroduzi as preferências de ambas as graduações (tenho duas à disposição) 4 vezes, utilizando diversas versões da minha lista (desde só os mínimos 2/10/25 até ao máximo de 173 preferências) sempre com o mesmo desfecho: preferências inválidas. Acabei por enviar um e-mail para ugmc@dgae.mec.pt detalhando a situação e descrevendo todos os meus passos até ao momento. Sugiro que faça o mesmo.

    ResponderEliminar
  35. Eu submeti a minha candidatura à01.00 do dia 24. Hoje, com as confusões, fui consultar a minha candidatura e no estado estava "submetido" e, ainda não fui contactada pelo DGHRE. Será que a minha candidatura está mesmo submetida? obrigada
    raquel

    ResponderEliminar
  36. Escrevam também UM MAIL PARA A SIC E A TVI.


    Já mandei.

    r.publicas@tvi.pt

    O país tem o direito de saber o que se está a passar, é uma pouca vergonha.

    Aplicaçaão informática complicadissima, impede professores de submeter as suas candidaturas normalmente.Ando ha dois ou 3 dias, para tentar submeter, já perdi muitas dezenas de horas, desisto depois volto.

    O ministerio nao dá apoio nem responde a mails.

    Obrigam os docentes com familia, a ir para fora da área de residênca sem possibilidade de escolha real, e com a coação de expulsão. Sendo deshumano e violando o espirito da lei que diz que o trabalahdor não poder ser obrigado a afastar-se muito da área de residência.Além disso, isto oge a quelaquer lógica de gestão dos recursos humanos.

    Façam alguam coisa, ou vão queimar-se.

    ResponderEliminar
  37. pARApcMARY.

    O ministério a mim tambem não me contactou, incompetentes.
    Só contactam no final, para dizer que ficaste de fora depois nem o tribunal de vale.

    Agora andam a telefonar a todas as pessoas, bonito, só fazem merd, quem é que paga esta incompetência toda, ... o povo.

    MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, DEMITAM-SE LABREGOS. O que é que estão aí a fazer? Já estamos fartos de circo, parem de brincar com a vida das pesoas, ou acham que vamos para as escolas brincar??

    ResponderEliminar
  38. colegas, boa tarde,

    a aplicação não me deixa submeter a candidatura. Dá sempre o erro de preferencias inválidas e qd vou a gravar aparecem duas perguntas das escolas de hotelaria e turismo e do apio educativo das necessidade temporárias nos dois grupos q eu concorro.Num dos grupos como o 910 essa questão não se põem pois nunca vi uma colocação nessas escolas,
    A platforma está caotica e dá sempre erros. Não deixa submeter estou em panico pois já estou saturada desde segunda-feria nesta situação.
    Marisa

    ResponderEliminar
  39. Aos colegas com problemas em submeter a candidatura por causa das "preferências inválidas,

    consegui finalmente resolver o meu problema. Embora tenha enviado o e-mail, como tinha anunciado anteriormente, decidi telefonar novamente para o CAT hoje de manhã. Desta vez fui atendida por alguém que não usava a expressão "se calhar" no início de cada frase. Expliquei que não tinha agrupamentos TEIP nem Contratos de Autonomia e que a minha única preferência com alínea era uma EHT. Pediu-me que verificasse se o número de registos batia certo com o número do último registo (batia) e acabou por enviar o caso para a manutenção da plataforma. 3 horas depois o problema estava resolvido e consegui submeter a candidatura. Ou seja, aconselho vivamente a chamada para o CAT, preferencialmente às 9h30.

    Marisa,
    o mesmo sucedia comigo. Sou 330 e 320, por isso também só se aplicava a questão das EHT num deles, mas apareciam as duas nos dois grupos. Naquelas que não se aplicavam, que só apareciam às vezes, respondi "não". Contudo, no comprovativo da candidatura não aparece qualquer referência a essas questões.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  40. Candidatura válida após 1ºconfirmação-

    Isto é válido ou não,aceitaram-me ou não me aceitaram, o que é que significa??
    LOL Que paródia.

    ResponderEliminar
  41. Desta vez fui atendida por alguém que não usava a expressão "se calhar" no início de cada frase.

    :))))

    ResponderEliminar
  42. Chega amanha,27, ultimo dia, e ainda anda meio mundo a "tentar meter" a candidatura.

    Hihihihihihiihh

    ResponderEliminar
  43. Boa noite!!

    Sou daquelas atrasadas que só submetem à última da hora!!
    Desde as 20 horas que ando a tentar submeter e dá-me erro, reportando para o ponto 2 do art. 9º do dec-lei 132.
    Introduzi 17 concelhos, 23 QZP e 30 escolas, colocando todos os horários completos primeiro. Será que se tem que introduzir todos os Concelhos juntos e as escolas juntas? Não se pode alternar??
    Alguém pode-me ajudar? Sei que é uma hora tardia, mas o desespero é muito!! :)

    ResponderEliminar