sexta-feira, 22 de junho de 2012

Cada vez pior...

Nova escolaridade obrigatória aprovada


Comentário: Lido o título da notícia, até parece que não há qualquer novidade... Mas a novidade não consta do título, mas sim do seu desenvolvimento. Desenvolvimento esse que foi confirmado pela presença de Nuno Crato, hoje na RTP1. Assim, para além da aprovação do diploma que regula o regime de matrícula e de frequência da escolaridade obrigatória, entre os seis e os 18 anos, existem outro tema que deverá recolher toda a nossa atenção, em concreto:

- medidas de apoio ao estudo no ensino básico que podem passar pelo prolongamento do calendário escolar, salvaguardando um número de dias de descanso, nomeadamente cinco dias úteis nas interrupções do Natal e da Páscoa e 30 dias úteis no período das férias de verão. 

Por aquilo que pude compreender, da entrevista de Nuno Crato, esta será uma medida a implementar no 1.º ciclo do ensino básico.

14 comentários:

  1. Esta medida é mais para adjuntos e assessores que durante o período de funcionamento normal de aulas, aquele em que por lei estariam obrigados a prestar apoio durante uma meia dúzia de horas por semana, têm sempre coisa mais importante para fazer. Assim não haverá desculpa com o trabalho extra solicitado pela diretora. Pois...

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  2. Querem ver que se aproximam do pré escolar (calendário diferente)????Ui!!
    Um abraço
    Antonieta

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  3. Imagem sublime. É assim que Nuno Crato considera os professores… MARIONETAS! E… Nós obedecemos com uma inércia inexplicável, ao comando dos seus movimentos.

    Cielita

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  4. As minhas desculpas! Este comentário não era para este post.

    Cielita

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  5. Não gosto de fazer comentários a suposições, mas esta tem muita graça. Muita mesmo. Então haverá medidas de apoio ao estudo no 1º ciclo que podem passar pelo prolongamento do calendário escolar? E nos outros ciclos os alunos não necessitam? E já agora se houver 5 dias úteis de descanso, em que dias será prestado o apoio? É que os professores do primeiro ciclo também têm reuniões de avaliação, tal como os outros. Ou será que têm reuniões de dia e dão aulas à noite?

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  6. Eu só quero dizer que os educadores de infância têm um calendário diferente...também avaliam (fichas informativas/descritivas aos encarregados de educação, reuniões de avaliação (departamento e com os colegas da educação especial)e articulação com os colegas do 1º CEB...e conseguiram sempre fazer isto ao mesmo tempo que tinham atividade letiva...só desde 2010/2011 é que houve uma alteração (1 ou até 3 dias para fazer essa avaliação-decisão do diretor)e 5 dias de interrupção letiva. desde sempre os educadores insurgiram-se/manifestaram-se contra um calendário diferente...mas nunca vi colegas doutro setor a apoiar...agora estão preocupados? Pois ainda há quem pense que o pré escolar é entreter meninos...brincamos? Também!!!Avaliamos? Ah, pois é!E ao mais alto nível...Preparamos atividades? Material? Ah, pois é!
    Um abraço
    Antonieta

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  7. Senhora Antonieta, Professores Lusos, deve haver algures por aí um blogue intitulado Educadoras de Infância Lusas, e certamente não o estamos a invadir. São classes distintas.

    Um abraço para o ressabiamento
    Mário

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  8. Lamento a ignorância!!! A inteligência não é como o sol! (não sei se chega lá)!
    Antonieta

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  9. Se nós, profissionais da educação, começamos a ficar contentes com o mal uns dos outros, isso é o que eles querem. Pertenço ao primeiro ciclo e nunca alinhei nas "guerras" entre professores e educadores, porque acho que é pelo respeito mútuo que a educação evolui. Não estamos aqui para medir e comparar quem trabalha mais ou menos, porque todos trabalhamos e damos o nosso melhor.

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  10. O incorrecto é pensar que alunos que não conseguiram, em quatro anos, atingir os objectivos do primeiro ciclo, o vão conseguir em algumas aulas suplementares nas férias. Efectivamente há alunos que por diversas razões, não conseguem fazer a escolaridade normal em quatro anos e as ajudas que carecem só têm efeito se forem o mais precoces possíveis e não uma cura milagrosa nas férias. Se isso desse resultado, até não me importava de disponibilizar algum do meu tempo para tal. Pois nas interrupções lectivas continuo a contactar com os meus alunos e a arranjar material para eles trabalhar. E nas férias também preparamos aulas. Eu como não adopto manual de LP até passo muito tempo a fazer fichas para trabalhar no ano seguinte. Só não gosto que me obriguem a coisas que não têm sentido.

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  11. A mim parece que prolongar o calendário escolar para alunos que encaram dificuldades pode não ser produtivo... eu apostaria mais noutra alternativa. Em vez de(no 1º ciclo) se fazer duas vezes por semana o apoio ao estudo para toda a turma passaria a fazer-se para os alunos que têm dificuldades. Num grupo mais restrito, estes alunos beneficiariam imenso com um apoio individualizado por parte do seu professor...

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  12. É ALTURA DE DISTRIBUIREM 3 ALUNOS POR CADA PROF;
    AS FÉRIAS SERÃO MAIS DIVERTIDAS .
    ESTRAGARAM TUDO.
    DAQUI A UNS ANOS HAVERÁ ANALFABETOS E MENINOS PRODIGIOS.

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  13. Este último comentário... mais um que não entendo... enfim!

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