segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pesca e caça?

Pescas e caça são novas apostas do ensino profissional

Comentário: Parece-me que o atual Governo quer enterrar definitivamente a "fúria" tecnológica de Sócrates... Se clicarem aqui, terão acesso a um documento da DREC relativo às novas orientações para a constituição da rede de ofertas formativas. Nele poderão constatar aquilo que a notícia ilustra.

Existem mais algumas informações relevantes:

- As turmas do ensino profissional deverão ser constituídas por 26 a 30 alunos, podendo-se desdobrar em dois grupos nas disciplinas das componentes técnicas. 

- As turmas de CEF deverão ser constituídas por 20 a 25 alunos, podendo-se desdobrar em dois grupos nas disciplinas das componentes técnicas. 

- As novas turmas EFA de dupla certificação a constituir deverão ter entre 26 e 30 alunos, podendo ser desdobradas em dois grupos nas disciplinas da componente tecnológica. 

- Não deverão ser abertas novas turmas EFA escolares de nivel secundário. 

- As turmas a constituir para formações modulares deverão ter um mínimo de 20 alunos.

5 comentários:

  1. A reforma do ensino levada a cabo por este governo assenta em duas vertentes: uma economicista e outra ideológica. A economicista é por mais evidente e visa atingir principalmente os professores contratados.
    A ideológica começa agora a ganhar contornos com esta primeira machadada no ensino profissional. Serão criadas duas vias de estudos, com a triagem a ser feita no 6º ano. Aos filhos das classes média e alta é destinada a via liceal para a manutenção das elites. Os filhos da classe baixa serão encaminhados para os cursos técnicos, com o objectivo de formar mão-de-obra barata, pouco qualificada e essencialmente braçal.

    Não há nenhum problema com o ensino das nova tecnologias, elas estão é destinadas aos alunos da via liceal. Veja-se a introdução de uma disciplina de programação informática no secundário.

    ResponderEliminar
  2. Vê meu caro Ricardo, na semana passada, coloquei um comentário num post a alertar exatamente para isto, ou seja, os mega serão maus, mas a rede irá ser demolidora!!!!

    ResponderEliminar
  3. Já estão publicadas as listas provisórias de ordenação do concurso anual de contratação. Boa sorte a todos!

    ResponderEliminar
  4. O meus amigos, mas senão existem pescadores e querem que todos entreguem as armas como vai ser? alias quem vai ser o professor profissionalizado que irá dar pescas e caça? é melhor começar a pensar numa reciclagem ehehehe

    ResponderEliminar
  5. Ricardo
    Segundo estes dois documentos que encontrei, desconfio que essa noticia esta, no mínimo, incompleta.

    http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_6314/Anexos/OrientConstRedeOfertasForm.pdf


    http://www.anespo.pt/uploads/2ecd2414b9891b7c1566914c11498750.pdf


    Por curiosidade, pesquisei no site da ANQEP e o único curso ligado à caça é o de Técnico/a de Gestão Cinegética

    ResponderEliminar