segunda-feira, 28 de maio de 2012

Contribuições: "A nova matriz curricular - 45 ou 50 min"

Embora esta análise já tenha sido feita de forma exaustiva pelo Advogado do Diabo (aqui), nunca será demais reforçar....

"Caros colegas, 

Decidi analisar a nova matriz e cheguei à conclusão que apenas sobra algum tempo para além dos mínimos por disciplina na opção de 50'. De qualquer modo esse tempo não chega a um tempo completo de 50' (excepção para o 12º ano) logo para que vai servir? Na organização de 45' o somatório dos mínimos por disciplina igual o máximo a cumprir por ano, logo dizer que há flexibilidade da escola em reforçar esta ou aquela área é pura falácia! Ter em atenção que, por exemplo, em Português (3º ciclo) o mínimo é de 200' que na organização de 45' obriga a cumprir 225'. Com outras disciplinas em situação idêntica atinge-se sempre o tempo máximo a cumprir no ano! 

 Deixo-vos a minha análise em números se a quiserem publicar nos vossos fóruns. Se alguém se interessar pelo xls, poderei enviá-lo. 

Cumprimentos, 
João Januário 

nota: só analisei 3º ciclo e secundário."


(Cliquem nas imagens para ampliar)

5 comentários:

  1. É a prova que esses sacanas do MEC só querem fazer mal aos professores...principalmente contratados!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada aos colegas que fazem este trabalho por nós.
    Infelizmente, outros (colegas) há que nem sequer se dão ao trabalho de ver isto...
    Quando eu acho que já há muita probreza de espírito, aparece sempre um pouco mais.

    ResponderEliminar
  3. O nosso futuro enquanto Professores é saber o que vai ser o nosso País nos próximos 50 anos, pois a matriz do futuro de um País constrói-se na Escola, sabermos da VERDADE HORRÍVEL QUE SERÁ O PORTUGAL DOS NOSSOS FILHOS E NETOS, TENDO A CONSCIÊNCIA ETERNA DE QUE SABÍAMOS DA VERDADE E NADA FIZEMOS...

    ResponderEliminar
  4. Seremos uma classe profissional sem qualquer falta de consciência? Se pensam que estou a ser exagerado ao menos tenham a vergonha de me mandarem à merda... onde está a nossa consciência? Atolada num balde de merda? Pois bem "colegas" a minha NÂO!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. e para tempos de 60 mn, há análises?... há escolas a fazer essa proposta mas ainda não percebi como resolveram os desdobramentos de ciências e o máximo de 100mn.

    ResponderEliminar