quinta-feira, 12 de abril de 2012

De 28 para 30...

Turmas do 5.º ao 12 passam a ter um mínimo de 26 e um máximo de 30 alunos

Comentário: Comparando com os números de referência atuais, aumentamos em 2 alunos cada um dos limites, ou seja, o limite mínimo passa de 24 para 26 e o máximo passa de 28 para 30. E se com 26 alunos já é complicado ter um ensino de qualidade (principalmente quando as salas são pequenas, o número de cadeiras/mesas é insuficiente ou existe indisciplina), imaginemos com 30. Alguns dirão: "26, 28 ou 30 são números muito próximos! A influência é mínima." Então porque não aumentarmos o limite máximo para 34?! "28, 30, 32 ou 34 também são números igualmente próximos".

Para além disto, e embora não tenha feito contas, creio que em escolas com alguma dimensão, este esticar do limite máximo poderá causar alguma influência no número de turmas. E se falamos em número de turmas, falamos em horários para professores... 

Cliquem na imagem para aceder ao documento disponibilizado pelos colegas do blogue Ad Duo.



4 comentários:

  1. É preocupante e demencial. Não há muito mais a dizer. Corporativismo à parte, é um malefício para todo e qualquer aluno.
    Os 26, 27 e 28 já mal cabem nas salas das E B2,3 mais antigas. Não sei onde se vão enfiar mais 4/sala. Não há ESPAÇO!
    A qualidade de cada aula vai ainda piorar mais.
    Produção em série.
    Salas com 30 ou mais miúdos disciplinados julgo só ser possível em países com regimes musculados e ditatoriais ou em países herdeiros desses regimes- China, Japão, Singapura, Hong Kong, Rússia, Ucrânia, Balcãs...
    Quer-se a organização da musculatura com os pressupostos do livre pensamento do Ocidente..?
    Bem. Se se conseguir, temos Portugal a descobrir o ovo de Colombo e a produzir a primeira Quimera do cristianismo.
    Jake

    ResponderEliminar
  2. Não há mesmo nada a dizer. de pior para muito pior

    ResponderEliminar
  3. Muito mau mesmo, mas colegas, penso que este ano foi bem pior....Miraflores 1 turma 9º ano com 33 alunos incluindo aluna com Trissomia 21, Restelo, 1 turma com 34 alunos....deu demasiado nas vistas:)))

    ResponderEliminar
  4. Nivelamo-nos por os paises que não são qualquer referência em questões de educação.
    Admira-me que um ministro, que até é professor, faça barbaridades destas.Gostaria de ver os nossos " governantes" a darem aulas a 30 garotos só durante uma semana. Anda tudo louco.

    ResponderEliminar