quinta-feira, 26 de abril de 2012

Continuemos a olhar para o lado...

Novos mega-agrupamentos agitam escolas em Santarém

BE do Entroncamento contra mega-agrupamento de escolas

Bragança vai ter três agrupamentos de escolas

Câmara e escolas contra mega agrupamentos no concelho de Leiria

Comentário: Apenas coloquei quatro artigos relativos à polémica gerada com as novas agregações de escolas. Muitos dos nossos colegas consideram que este é um tema que não lhes diz respeito... "É coisa de diretores, DRE´s e MEC!" 

Não é.

É um tema que nos afeta a todos... É um tema que irá agravar ainda mais o desemprego docente. Quanto maiores forem os agrupamentos, mais professores dos quadros com horários incompletos irão circular pelas escolas "satélite", até atingir o número de horas que perfaz um horário completo. Como consequência, menos colegas contratados irão conseguir horário. Os professores que irão concorrer por mobilidade interna (nomeadamente os ex-DACL) também verão as suas hipóteses de colocação reduzidas.

Assim sendo... Teremos uma tremenda gestão (no caso dos colegas dos quadros) e economia (em concreto para os professores contratados) em termos de recursos humanos. E isto tudo já a partir de setembro! 

14 comentários:

  1. Mas esta gente não tem pingo de sensibilidade. Então estamos a pagar taxas altíssimas com cortes enormes nos vencimentos e o BE acha boa ideia continuarmos a pagar um diretor, um sub-diretor,três adjuntos e dois assessores, por cada mil alunos? Com a agravante desses adjuntos e assessores nem serem sequer qualificados. Na maior parte dos casos trata-se de politiqueiros que há largos anos não dão uma aula.

    ResponderEliminar
  2. Desculpem o off-topic :) Mas ao ler a nota informativa publicada no site da DGAE, a 20 de Abril, em relação às escolas TEIP e Autonomia, fiquei com a sensação que vai haver possibilidade de renovação para os contratados dessas escolas, será mesmo assim? Mais um ano a beneficiar as cunhas e critérios manhosos?

    ResponderEliminar
  3. Assessores???? Com que horas? A minha escola já é um mega, as únicas horas disponíveis para os assessores são as 10 horas do crédito de escola (que rapidamente desaparecem, nas diferentes escolas do agrupamento, com alguns projetos e apoios a alunos). Os assessores trabalham nas suas horas de componente não letiva... Há alguma lei que me esteja a escapar???

    ResponderEliminar
  4. Luis F isso so se aplica em escolas que no inicio deste ciclo de concurso não eram TEIP ou seja que os colega sforam colocados por concurso nacional a 31 de agosto e que a páginas tantas a escola tornou-se TEIP. Nada tem a ver com as TEIP q já o eram anteriormente.
    Grace

    ResponderEliminar
  5. Meu Deus! Realmente é urgente colocar a malta a pensar! Deixem-se de olhar para os Diretores e para o que se poupa com eles, olhem é para a situação de todos nós!!! O Diretor é um professor que agora está nessa função, agora nós somos todos professores e só vamos acordar quando estivermos com uma % enorme em mobilidade!!! Deixem-se de dividir a classe, pensem no nosso futuro comum, o qual vai ser negro!!! Acordem!!!

    ResponderEliminar
  6. É urgente acordar e fazer alguma coisa poque o rumo que estão a dar ao ensino só prejudica os seus intervenientes!!! Os colegas dos quadros vão para a mobilidade,os contratados para o desemprego, os operacionais desaparecem e os alunos...bem, nem sei o que diga...

    ResponderEliminar
  7. Onde estou colocada, se os megas arrancarem parece-me que muitos colegas vão andar a saltar de escola em escola para completar horário e outros vão para a mobilidade. Horários para contratos? Não me parece!!

    ResponderEliminar
  8. O que me parece mais incrédulo é que ainda ninguém reparou!!!!

    ResponderEliminar
  9. Sóninha,
    As pessoas reparam mas julgam sempre que se vão safar. O que ouço é do género "entre mortos e feridos...". Mas o cenário está negro, mt negro, quer para o pessoal do quadro e, mais ainda, para os contratados. Que temos que fazer alguma coisa, lá isso temos! Mas o quê?

    ResponderEliminar
  10. Já existem megas há dois anos mas parece que só agora é que reparam!! Se diminui o número de horários? Sim, e é às dezenas que desaparecem ...em cada escola. Quem ainda não está em megas que se prepare para o pior, principalmente os contratados.
    Boa sorte
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. Admiro-te por ainda conseguires fazer este tipo de trabalho. Eu já desisti :-(

    ResponderEliminar
  12. Obrigado pela explicação Grace.

    ResponderEliminar
  13. estou curiosa com os mega agrupamentos que se vão formar no concelho de Sintra. Anda tudo muito calmo.

    ResponderEliminar
  14. Graças a esta passagem para Megas eu tive que "saltar" das duas escolas anteriores. Resumindo desde que existem as famosas renovações eu nunca as consegui pq onde ficava colocado no ano seguinte passava a Mega.
    Este ano finalmente não vou ter esse problema... só fiquei colocado em ofertas de escola e não posso renovar. LOL...
    O pior disto tudo é que no meu primeiro ano de possivel renovação tive de saltar e uma colega do quadro que esteve sempre de atestado voltou a meter atestado...
    Eu já sei o que vai acontecer com estes Mega, mas a maior parte dos colegas ainda não sabe e olhem que estou no nº 300 a nivel nacional do meu grupo e quase não tenho colocaç

    ResponderEliminar