quarta-feira, 11 de abril de 2012

Concurso nacional de docentes 2012/2013 - Calendarização (e informações extra)

De acordo com diversos sítios de sindicatos (aqui e ali, por exemplo), é possível elaborar algo similar a um calendário concursal para o ano letivo 2012/2013. Optei ainda por acrescentar alguma informações, que me parecem, a esta altura, de alguma utilidade. 

Assim, 


1. O aviso de abertura deverá ser publicitado na próxima 6.ª feira (13 de abril).

2. Contratação: abertura ainda durante este mês (data apontada: 16 de abril - 2.ª feira): 

As regras para o concurso relativo à contratação são as mesmas constantes no DL 51/2009, em concreto, opções de candidatura, preferências, intervalos de horário, prioridades na ordenação e graduação profissional. De referir que os candidatos podem repetir o mesmo código de escola com intervalos de horário diferentes em prioridades diferentes. Para a contratação os professores podem ser opositores a dois grupos de recrutamento para os quais possuam habilitação profissional. 

3. Mobilidade por DCE: abertura durante o mês de maio:

As regras que regem este concurso deverão ser publicadas num novo despacho. Deverá também ser observado o art.º 68º do Estatuto da Carreira Docente

4. Mobilidade Interna (ex-DAR e ex-DACL): abertura durante o mês de junho:

Será publicitado um aviso de abertura com as regras de Mobilidade Interna relativas aos colegas que se encontrem numa das seguintes situações: a) docentes de carreira a quem não foi possível a atribuição de, pelo menos, seis horas de componente lectiva, (ex-DACL); e b) docentes de carreira que pretendam exercer transitoriamente funções noutra escola/agrupamento (ex-DAR).

Será ainda pedida uma previsão às escolas do número de possíveis candidatos a DACL (por excesso). Em agosto esta previsão pode ser alterada sendo apenas permitida a retirada de candidatos e não o seu acréscimo. Assim estes professores podem optar em ser só candidatos a DACL (1ª prioridade) ou DACL e mobilidade interna (atual DAR). 

A mobilidade interna (atual DAR) será permitida este ano, mesmo para quem já foi colocado por este tipo de destacamento em 2009/2010.

5. Reserva de Recrutamento: início do mês de setembro; 

O procedimento terá um algoritmo igual ao das necessidades transitórias (mantem-se as prioridades manifestadas para a contratação), e será efetuado de acordo com o novo diploma de concursos, que, entretanto, será publicado.

6. Oferta de Escola: início do mês de setembro.

Será realizado de acordo com as regras do novo diploma de concursos, nomeadamente com as que definem os critérios objectivos de selecção dos candidatos.

10 comentários:

  1. Obrigada pela sua dedicação Ricardo! É uma preciosa ajuda para todos os professores!

    Sabe se as TEIP terão de obedecer aos novos critérios de oferta de escola ou vai continuar a saga?

    Obrigada mais uma vez...*

    ResponderEliminar
  2. Em relação à prioridade o que vai acontecer, mantém-se a do antigo diploma em que para obter a 1ª prioridade é preciso que tenha lecionado no ensino público enquanto profissionalizado nos dois últimos anos (2009/2010 e 2010/2011)? Ou basta ter lecionado no ensino público mesmo que com habilitação própria, ainda que atualmente já tenha a profissionalização?

    ResponderEliminar
  3. Como o concurso deverá iniciar em breve, estou certo que as nossas dúvidas serão esclarecidas no aviso de abertura.

    ResponderEliminar
  4. Em em relação ao DAR (mobilidade interna), se não ficar colocado neste DAR, perde-se o lugar conseguido no DAR anterior (2009-2010) e tem que se voltar à Escola de origem ou mantém-se a colocação de 2009-2010?
    Muito obrigado

    ResponderEliminar
  5. E vamos a mais um concurso!! Venha ele...

    ResponderEliminar
  6. Alguém me sabe dizer se é possível a renovação de alguém que completou horário até 31 de dezembro?

    ResponderEliminar
  7. Por que será que este ministro da Educação alterou tão profundamente a sua ideologia política, desde que saíu da Faculde e muito mais depois de estar no "POTE" ???
    De certeza que não é só a falta de dinheiro.
    Já Nietzche dizia: "Onde quer que exista a árvore do conhecimento é sempre o Praíso": assim falam as mais novas e as mais velhas serpentes.

    ResponderEliminar
  8. Estou colocada em DAR.
    Se tiver que concorrer a Dacl posso optar por regressar à minha escola de origem?

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada por toda a informação prestada, mas continuo com duvidas pois encontro-me colocada por DCE, e não sei nada das alterações do regulamento no que concerne a este destacamento, gostaria de saber mais....poderá dar-me mais informações para além da do inicio do concurso para este destacamento,e do direito a apenas 9 anos de destacamento será que posso voltar à escola de origem?Estando destacada por DCE?Todos os anos temos ainda mais esta chatice. É inscreditável andamos a ler legislação e em procedimentos concursiais e "sem eira nem Beira" até agosto, isto é um atestado à nossa resistência só pode ser isto não faz sentido....ou fáz!!!!!!!ando nisto ( mais de uma dezena de anos). Sem mais comentários....

    ResponderEliminar