segunda-feira, 26 de março de 2012

Principais "novidades" da nova revisão da estrutura curricular

Numa primeira "leitura" ao documento que o MEC disponibilizou aqui, parece-me que as principais novidades são:

2.º ciclo:

- substituição da Educação Visual e Tecnológica pelas áreas disciplinares de Educação Visual e de Educação Tecnológica (cada uma com o seu programa próprio e cada uma com um só professor).

3.º ciclo:

- reforço de horas de ensino das ciências experimentais;

- alteração do modelo de desdobramento de aulas nas ciências experimentais (alternância entre as disciplinas de Ciências Naturais e de Físico-Química);

- oferta, nos 7.º e 8.º anos, de uma disciplina, por decisão da escola, de acordo com o seu projeto educativo;

- reforço das horas de ensino nas disciplinas de História e de Geografia;

- antecipação para o 7.º ano da aprendizagem das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Secundário:

- reforço do ensino do Português (12.º ano).

Acompanhamento dos alunos:

- introdução de provas finais no 4.º ano e da sua manutenção no 6.º e no 9.º ano, a Português e a Matemática;

- no 1.º ciclo, coadjuvação nas áreas das Expressões, por professores de outros ciclos do mesmo Agrupamento de Escolas, que pertençam aos grupos de recrutamento destas áreas;

- oferta de Apoio Diário ao Estudo no 2.º ciclo (obrigatória para as escolas e de frequência facultativa para os alunos indicados pelo Conselho de Turma e os encarregados de educação).

Autonomia e organização escolar:

- concessão de um crédito de horas, em função de fatores tais como a eficiente gestão de recursos e o número de turmas, considerando ainda os progressos e resultados escolares alcançados;

- flexibilização da duração das aulas segundo o critério de cada escola, removendo a obrigatoriedade de organizar os horários de acordo com tempos letivos de 45 minutos ou de seus múltiplos;

- fica ao critério de cada escola o estabelecimento de outra unidade de tempo que não os 45 minutos, assim como a adaptação aos limites pré-estabelecidos, mínimo por disciplina e máximo por carga curricular;

- possibilidade de ofertas de componentes curriculares complementares com carga flexível, a serem utilizadas com o crédito da escola, nomeadamente a Educação Cívica, a Educação para a Saúde, a Educação Financeira, a Educação para os Media, a Educação Rodoviária, a Educação para o Consumo, a Educação para o Empreendedorismo, entre outras.

23 comentários:

  1. Nas Ciências da Natureza do 2º Ciclo, significa que se mantém o desdobramento das turmas?

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  2. Quantos horários vão acabar com o fim do Estudo Acompanhado e da Formação Cívica? O que vai acontecer com o Francês e a Educação Tecnológica do 3ºciclo?
    Mais duas perguntas:
    1ª-Com o fim de FC quando é que os DT tratam com os alunos dos problemas da turma (e com a indisciplina a aumentar nas escolas)?;
    2ª-Como é que um professor de ET (2ºCiclo)vai trabalhar, por exemplo, com madeiras com uma turma de 27 alunos, com idades entre os 10 e os 12 anos…,fora se a turma tem alunos da educação especial?;

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  3. Uma autêntica razia para a educação artística... É lamentável.

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  4. Não sei se repararam que a manutenção no secundário de duas disciplinas de opção vem com menos horas para cada disciplina. No caso da Biologia, Geologia, Química e Física passa de 7 tempos por turma e por disciplina para 4.
    E a história dos turnos continua a não estar bem explicada.

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  5. Ricardo, então o desdobramento fica 2 aulas a turma toda e depois duas aulas um turno. Na semana seguinte, duas aulas a turma toda e duas aulas o outro turno, é isso?

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  6. Realmente...é lamentável como estão a acabar com a arte!
    Milhares de profs que vão para a rua! É Lamentável!! Mas vindo de alguém das matemáticas só podia ser!

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  7. Eu acho excelente a possibilidade de acabar com os blocos de 90.
    E para já, é só.

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  8. Para já duas ou três notas/questões:

    2ºCiclo, atividade experimental nas Ciências da Natureza, como? O que se entende atividade experimental para toda a turma? Todos os alunos(26,27,28) ao mesmo tempo? Sem desdobramentos, não há atividade experimental que se possa concretizar!

    Tempos de aula? 60m? 50? 45? Qual deles? Se for 60, passamos a ter 60m efetivos de CL? Ok...por exemplo, 22"horas" passam a corresponder a mais 4,5h de CL efetiva, +/- 20%.

    Preocupa-me, as consequências para os colegas das artes/EVT. Consequências na perda de postos de trabalho...desenvolvimento da motricidade e outras componentes do domínio cognitivo que ficam em causa.

    Horários das turmas de 2º ciclo, com 31 horas semanais, o 2º ciclo passa a ter horários de um turno apenas semanal.

    Há ainda, outros assuntos pendentes para amadurecer e procurar respostas.

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  9. Completamente, Liliana! 40 anos depois do Project Zero ou de outras iniciativas, como na Austrália, onde a arte é valorizada, continuamos na idade da pedra...
    A UNESCO tenta advertir para uma educação criativa, depois esta gente com pala na cara estraga tudo! Que back to basics tão básico mesmo! É para formar alunos ainda mais básicos que não contestem as decisões! É que alunos de artes como os da António Arroio são chatos... e perigos, segundo consta!

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  10. Querem formar cidadãos burros, que votem na alternância. Sem criatividade; sem inteligência.

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  11. Finalmente! A maior parte das alterações justificam-se e foram sendo assinaladas por diretores e professores mais experientes ao longo dos anos. Este Ministro decidiu mexer na matéria e fez muito bem. Pela promeira vez em muitos anos há o reconhecimento de que os professores do 1.º ciclo precisam de ajuda. Podemos não gostar, mas do ponto de vista da qualidade e da sensatez a coisa faz todo o sentido.

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  12. Em relação aos desdobramentos ( Ciências/Física ou EV/ET) pensa-se que os mesmos decorrerão por Semestres, o texto final ainda não se conhece mas pensa-se que será assim
    É o que pelo menos se ouve, que o desdobramento não será semana a semana, mas sim por semestres, o equivalente a cerca de 4,5 meses cada disciplina.
    A avaliação desta forma não coincidiria com o fim normal dos Períodos (1º, 2º e 3º Períodos), nomeadamente na data da passagem de semestre (meio do 2º Período), havendo a necessidade de uma reunião nesta altura para atribuir a classificação final da disciplina lecionada no 1º Semestre.

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  13. Grande porcaria de revisão curricular.
    A palavra REVISÃO não foi aplicada aqui.
    As disciplinas continuam as mesmas, não aparecem disciplinas novas.
    Disciplinas novas sim, basta ir espreitar na Net a estrutura curricular da maior parte dos países europeus, e veja-se a quantidade de disciplinas giríssimas que por lá existem.
    Vejam a estrutura curricular da Finlândia ( onde o nosso modelo parece que assenta): eles têm disciplinas no 3º ciclo que duram 1 a 2 anos letivos como: Cozinha, Moda, Educação para o Consumo, Economia Doméstica, etc.
    São disciplinas que os preparam para a vida, não é por acaso que nos países nórdicos,existe a tradição dos filhos saírem de casa dos pais cedo.
    Cá, temos mais do mesmo, dão-se autênticas licenciaturas de 5 anos em bastantes disciplinas ( todas têm o direito de existirem), mas por exemplo, sinceramente 5 anos de História e Geografia que duram do 5º ao 9º ano, para quê? Nas Faculdades fazem-se revisão de disciplinas e algumas passam de anuais para semestrais, não acham que em 3 ou 4 anos com os programas bem reformulados não conseguiam dar os conteúdos todos? E ainda por cima foram aumentar a carga horária nestas disciplinas...deve ser para possibilitar explicar melhor aos alunos como é que eram feitas, calculadas e de que tipo de madeira é que as habitações lacustres eram feitas, ou para se ficar a conhecer melhor quem eram os primos do D. Afonso Henriques.
    E quem diz destas disciplinas diz doutras.
    Reformular programas nalgumas disciplinas, encontrar pelo menos a possibilidade de se encaixar no currículo dos alunos 1 ou 2 disciplinas de âmbito diferente, e os alunos e os pais gostariam. não tenham dúvidas.
    Desta forma mantém-se tudo na mesma, temos mais do mesmo..na sua essência, só com algumas mudanças de carga horária,umas trocas ( que acabam por trazer prejuízo a muita gente), que grande R E V I S Ã O Curricular não haja dúvidas, porque disciplinas novas nem ve-las que era o que penso que também deveria estar na mente de quem decidiu, e desta forma estaríamos atualizados á semelhança da maior parte dos países europeus com disciplinas giríssimas que agradaria, a muita gente, é só pensar como se fossemos alunos, se em vez de termos algumas disciplinas que durassem os 5 anos no 2º e 3º ciclo do ensino básico, se não gostavam de variar com a introdução durante pelo menos 1 ano
    de uma ou outra disciplina atualizada à vida real de todos os dias.
    Não sei se concordam...

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  14. Perdoem-me.
    Irritam-me estas queixas todas. De que se queixam?
    Os professores tiveram uma taxa de adesão à greve, em muitas escolas, pelas ruas da amargura.
    Afinal, foi permitido ao poder político (que é quem inventa estas .... [só me apetece usar calão!]) fazer a leitura de que os professores estão contentes e eles podem carregar mais!
    Porque só saiu agora esta .....?
    Porque só marcaram a negociação suplementar sobre concursos para depois da greve?
    Porque está o diploma da gestão em banho-maria?
    Porque não se sabe nada dos concursos para as necessidades temporárias?
    Só apetece mesmo, sei lá o quê. Não emigrar, que já o fiz e é também uma grande ..... . Já que nasci aqui, quero viver aqui. Se o meu próprio país não me quer, o que me resta?! Quem deve emigrar é quem nos desgoverna. Os Belgas bem se aguentarm aquele tempo todo sem governo, porque quem ocupa os lugares chave não são políticos oportunistas de meia tigela, mas gente de trabalho. Como o é o povo português. Basta ver que qualquer país nos quer, à exeção do nosso.
    VERGONHA!
    Emigre, Sr ministro da educação e ci~encia. E leve uma enxadinha.

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  15. Anónimo das 4.06,
    Se for professor(a) observe a cultura geral dos nossos alunos, se não for basta ver certos programas de televisão para perceber o porquê do reforço das disciplinas de História e Geografia! Falando apenas da História (a minha área), sabia que é uma das disciplinas que mais permite desenvolver o espírito crítico, por exemplo? E permite que se possa compreender o presente!

    "Gostei" da sua referência a disciplinas "gírissimas"! É possível que os alunos gostassem.

    Sabe, aprender custa, aprender não tem que ser lúdico, aprender dá trabalho!

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  16. Sou professor há mais de um quarto de século. Passei pelos Trabalhos Oficinais, continuei quando Educação Tecnológica era disciplina de opção com par pedagógico, fui colocado no 530 - Educação Tecnológica e agora QUAL É O MEU FUTURO COMO PROFESSOR COMO CIDADÃO COM 52 ANOS DE IDADE? quem me responde?:-(
    Caros colegas do 530, não podemos que façam de nós os deserdados da Educação. Temos de lutar.
    EXIGIR QUE DA NOVA MATRIZ CURRICULAR DO 3º CICLO DESAPAREÇA "OFERTA DE ESCOLA" E EM SEU LUGAR EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA.
    Temos de LUTAR, MANFESTAR fazer ver que somos professores e não admitimos que nos impeçam de o ser.
    Temos de obrigar o poder político a dar uma solução e não descartar essa função para os Escolas com o sofisma do aumento da autonomia das Escolas.

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  17. Também sou professor do grupo 530, é triste o que estão a fazer! Será que os alunos vão estar sentados o dia inteiro sem terem disciplinas de carácter prático? Será que trabalhar com ferramentas e materiais não é importante para os nossos jovens? como vão decidir o que seguir depois do 9º ano?

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  18. Boas!
    Sou professor de Educação Tecnológica, e estou espantado (e triste) com esta revisão curricular.
    Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina no 3.º ciclo?
    Penso que é um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
    Esta situação só poderá ser contornada, se hover orientações da tutela para que a oferta de escola seja de teor técnico/prático.
    Também não entendo qual é a razão para a Educação Visual passar a ser obrigatória no 9.º ano. Será o lobby das artes a funcionar?
    Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias nos 3 anos, que seriam:
    Área Artística (Educação Visual + oferta de escola – artística)
    Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
    Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal.
    Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artisticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
    Para finalizar, penso que esta reforma só aposta em teorias, e de teóricos que não sabem trocar uma lâmpada, estamos cheios!
    Só com teorias, o país não sai deste impasse!
    Precisamos de gente que saiba fazer!
    Dário Baptista

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  19. Para a Ana Guedes.
    Eu conheço o programa de História de trás para a frente e da frente para trás...e digo-lhe...existem capítulos de matéria que a Ana até dava numa semana que hoje em dia dá num mês...e sabe que é verdade...
    Falou em cultura geral..ótimo...mas acha que entre o 2º e 0 3º ciclo todas as áreas do conhecimento estão lá contempladas?
    Sabe alguma coisa de Economia? Não considera ser importante existir por exemplo uma disciplina desta área durante o ensino básico?
    Acha que a maior parte dos países europeus ao terem na sua estrutura curricular por exemplo uma disciplina de Economia Doméstica ou Educação Financeira..a dar aos alunos até ao 9º ano ...estão a pensar mal?
    É que, se pensar bem...os alunos podem começar no 1º ano e chegar ao 12º ..sem ter tido qualquer contacto com esta área...e não é por acaso que Portugal é o país da U.E. onde a taxa de iliteracia financeira é a mais elevada, onde a taxa de endividamento é a mais elevada...porque as pessoas pura e simplesmente não sabem fazer contas..não sabem o que é a T.A.N....T.A.E.G....Juros simples...juros compostos...taxa ativa ou passiva...saber investir...aplicar dinheiro..etc...e depois andam com as continhas apertadinhas...deixam-se enganar...e algumas vezes as coisas acabam mal..por desconhecimento desta área...portanto Cultura Geral como entende é um termo muito abrangente.
    Os alunos terminam o 9º ano..sem terem conhecimento algum por exemplo desta área. e quanto a mim como acontece na grande maioria dos países europeus...os alunos portugueses não estão a ser bem servidos em termos de cultura geral.

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  20. Caros colegas.
    Desde já, quero manifestar a minha solidariedade com os colegas de disciplina de ET, neste momento tão triste e trágico para o futuro da disciplina, e consequentemente para todos os docentes.
    Como professor de ET, a minha previsão é de um futuro muito sombrio.
    Se nada for feito para inverter/corrigir esta situação, a disciplina só irá continuar ao nível residual, consoante a decisão dos diretores das escolas/agrupamentos.
    Penso que é urgente agir, no sentido de esclarecer o MEC, de modo a corrigir ou inverter esta situação.
    Existe uma associação (ANAPET), mas parece que não existe, pois não tem website, o e-mail não funciona, etc.
    Penso que temos que nos unir (com urgência), e enviar para quem nos possa defender (sindicatos, grupos parlamentares, deputados, etc.) com sugestões, pedidos de esclarecimentos, reclamações, etc.
    Eu já fiz a minha parte. já enviei e-mails para sindicatos, grupos parlamentares, MEC, etc.
    Temos que nos manter unidos, pois se cada um olhar só para si, a curto prazo, a disciplina no 3.º ciclo desaparecerá completamente!

    Cumprimentos.
    Dário Baptista

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  21. Anónimo 11.20

    Só duas questões:
    - Já ouviu falar em História económica? Pois... bem me pareceu...

    - Sabe que a História, ao estudar o passado, permite compreender o presente e preparar o futuro? Pois...

    Não estou, de modo algum, a menosprezar a economia, mas, por favor, não menospreze a História, pois demonstra uma enorme insensatez (para não dizer outras coisas).

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  22. MUITO IMPORTANTE - PARA TODOS OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA
    Contactei hoje (ao final da tarde) a Associação Nacional de Professores de Educação Tecnológica (ANAPET) e falei com a direção, prof. Adérito Gomes, e ele disse-me que esteve reunido (hoje à tarde) com o secretário de estado da educação, e que tem garantias que o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo, as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e lecionadas por professores de ET.
    Ele disse-me também que o secretário de estado o convidou para fazer parte de um grupo de trabalho, que irá elaborar as diretrizes para as escolas atribuírem os docentes na disciplina de oferta de escola, consoante a sua área de formação.
    Temos que nos mexer, senão a disciplina cai no esquecimento, e a curto prazo acaba definitivamente!
    Os colegas de EVT mexeram-se (e bem), e conseguiram alguma coisa!
    Os colegas de TIC mexeram-se (e bem), e a disciplina aparece obrigatória no 7.º e 8.º ano!
    Para finalizar, ele pediu-me para divulgar a associação pelos colegas de ET, e para todos os colegas de ET lhe enviarem e-mails (ou o contactarem) com sugestões/propostas/reivindicações.
    Aqui ficam os contactos:

    http://aanapet.blogspot.pt/

    E-mail: direcao.anapet@gmail.com

    Tlm - 919480467 (prof. Adérito Sá Gomes - direção da ANAPET)

    Temos que nos unir, pois a união faz a força!
    Cumprimentos.
    Dário Baptista

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  23. Caros colegas
    Já está na internet uma petição para que a Educação Tecnológica volte a fazer parte do currículo do 3.º ciclo.
    Apelo a todos os colegas para a assinar, e reenviar para todos os vossos contactos.
    É um assunto muito importante, e quanto mais forem os signatários melhor!
    Pode ser que o MEC corrija esta situação, antes do próximo ano letivo começar!

    O endereço é o seguinte:

    http://www.peticaopublica.com/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N22849

    Cumprimentos.
    Dário Baptista

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