quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Sobre as alterações da mobilidade


Há pouco o Ricardo chamou a atenção para esta noticia sobre as alterações às regras de mobilidade. O Paulo Guinote também aborda aqui esta questão e questiona se existem casos suficientes para justificar esta medida.


Acontece que, pelo menos, num setor existem muitos casos. Basta ver as listas de DACL de Agosto para se ver os DACL que estavam por colocar (para facilitar a tarefa, sugiro a leitura deste post do Arlindo).

Se a estes números juntar os DACL que irão resultar das alterações "anunciadas", espero um cenário negro, não só para os colegas que irão ser vitimas desta medidas, bem como para os contratados que irão ver as muitas vagas que ainda poderão existir em determinadas zonas ocupadas  por estes DACL.

5 comentários:

  1. Os professores têm um estatuto especial.

    ResponderEliminar
  2. Aí sim? isso era dantes. Agora, está tudo no mesmo Maria Sobral! Desculpe mas não pretendo contrariar, mas a realidade é outra neste momento. Pior, obviamente!!!

    ResponderEliminar
  3. O que está a salvar/ajudar os professores são os inumeros colegas que todos os meses vão para a aposentação.
    Mas a grande quantidade de DACL são em 2 grupos , 100 e 110, e em 4 ou 5 QZP ( Bragança, Viseu, Guarda Douro Sul, Vila Real )fruto da criação dos Centros Escolares. Nos restantes o número é reduzido.
    Nos contratados as listas maiores também são nestes grupos. E na Educação Especial, que eu considero o novo GRUPO da Ilusão, depois de ter sido as TIC. A quantidade de pessoas a tirar a especialização é assustadora. Mais de 90 % nunca vai leccionar Educação Epecial. Quem está a lucrar são as faculdades e os institutos privados. Recentemente para um horário de 30 dias, concorrerão 491 docentes. Alguns sem qualquer tempo de serviço.

    ResponderEliminar
  4. "Recentemente para um horário de 30 dias, concorrerão 491 docentes." ?????????????????????

    ???????????????????????????????????????
    ??????????????????????????????????????????????????

    *bonequinho a revirar os olhos*

    Jake

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho visto ( lido) cada calinada e pontapé nos blogs ( mais nuns do que noutros) , no chat do Arlindo e na minha própria escola que tenho mesmo que perguntar isto:

    1) Quem licenciou esta gente para ser professor/a ?
    2) Como é que alguém que escreve " lê sem exitação"( li eu com estes meus lindos olhos) pode ter tido MB na ADD..?

    Há coisas fantásticas, há. Mesmo.

    Jake

    ResponderEliminar