segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Mais reações à proposta de alteração do diploma dos concursos de professores

Comentário: Até hoje as análises e reações da FENPROF eram escassas... Mas não há fome que não dê em fartura, e hoje de uma só vez ficámos a conhecer diversos pontos de discordância deste sindicato com a proposta inicial de diploma de concursos de professores apresentado pelo MEC. As notícias que coloquei acima confirmam o que acabei de escrever.

Para conhecerem de forma mais profunda a análise da FENPROF, cliquem aqui. Se porventura quiserem rever a análise da FNE, cliquem acolá.

Deixo-vos ainda para consulta, os pareceres de outros 2 sindicatos, para que os possam consultar e analisar:

SPLIU
SINDEP

29 comentários:

  1. De facto isto é mesmo absurdo e ridículo principalmente as declarações vindas do MEC que revelam um desconhecimento da realidade dos concursos de professores.
    Como é que isto é possível?
    estamos mesmo entregues a já não sei o quê...
    ????????

    ResponderEliminar
  2. Boa noite:

    Já li o parecer da Fenprof e gostei muito. Aliás, gostei mesmo muito!
    Temos de esperar as "cenas dos próximos capítulos..."

    ResponderEliminar
  3. estamos entregues a bichos.
    basta de injustiças.
    vale mais estar quieto do que fazer asneiras.
    vinculem os contratados.

    ResponderEliminar
  4. Agora é unirmos a voz e lutarmos por estas reações..

    ResponderEliminar
  5. Vamos esperar pela 2.ª proposta que deverá ser entregue aos sindicatos até esta sexta-feira. Por aquilo que li na primeira notícia, existem por ali dúvidas criadas e que têm de ser elucidadas... Parto do princípio que a próximo proposta o faça.

    ResponderEliminar
  6. Atenção a estas palavras de NOJO do SEstado. ISTO É VERGONHOSO. Preparam-se mesmo para insistir nesta BARBARIDADE

    **************

    Ninguém ultrapassa ninguém, a primeira prioridade contempla a maioria dos horários atribuídos”, garantiu o secretário de Estado, que salientou que “estas escolas [privadas] estão a prestar um serviço público”.

    http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=2329919&page=-1

    ********

    NINGUÉM ULTRAPASSA NINGUEM??? ISTO É UMA VERGONHA.
    ESTES TIPOS PRECISAVAM QUE LHES EXPLICASSEM CARA A CARA QUEM É NÃO ULTRAPASSA NINGUEM.

    ResponderEliminar
  7. Esse era um dos exemplos que eu considero que o MEC deverá elucidar na próxima proposta, Miguel. Existem outros...

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião a Fenprof deveria deixar cair a questão de haver concurso já. Embora legítimo, já se sabe que o MEC não vai ceder aí e focar-se na BARBARIDADE desta 1ª prioridade e nos intervalos.

    Haver agora concurso ou para o ano é praticamente igual. Agora a 1ª prioridade ficar assim, É DE UM NOJO SEM LIMITES.

    ResponderEliminar
  9. Não há dinheiro para vincular os contratados, mas continuam a adiar a constituição dos mega- agrupamentos. Uma vergonha ter essas coleções de adjuntos e assessores a lamber subsídios de 400 euros e roubarem parte do vencimento aos professores que dão aulas. Prometerem até prometem, mas depois... vira o disco e toca o mesmo!

    ResponderEliminar
  10. António Roubado
    Tem noção que os mega-agrupamentos são mais um prego no caixão dos contratados?
    Por cada adjunto e assessor que o deixa de ser, serão vários contratados que o deixarão de ser?
    Tem noção disso?


    Este seu comentário é mais um exemplo que comprova a minha teoria. Os professores são os seus piores inimigos!!!

    ResponderEliminar
  11. Ó advogado, tu nem nos matas… Aliás, já nos consideras mortos! É logo pregar o caixão para nunca mais sairmos… Pior… É que tens razão!

    Cielita

    ResponderEliminar
  12. http://www.sepleu.pt/parecer_sepleu_alteracao_concursos.html

    ResponderEliminar
  13. http://www.sepleu.pt/educacao/2011_2012/resumo_projeto_concursos_v1.pdf

    ResponderEliminar
  14. Os sindicatos só querem saber de concursos para vínvulos, destacamentos e mudança de QE. Para vocês, os contratados são "LIXO"!!!!!!
    TENHAM VERGONHA... ISTO É SÓ PARA OS "BOYS"

    ResponderEliminar
  15. Será que os sindicatos (e são tantos) não têm qualquer capacidade de negociação?????? vão deixar passar tudo?????? Já que não conseguem que haja este ano concurso para efetivar, pelo menos deviam exigir o FIM DAS RENOVAÇÕES, assim como a NÃO PERMISSÃO da entrada para a 1ª prioridade dos professores do privado. Sou sindicalizada há muitos anos e, neste momento, com esta proposta,estou prestes ser "corrida" do ensino. NÃO PAGO NEM MAIS 1 TOSTÃO.
    Enquanto trabalhei alimentei durante mais de uma década os sindicatos(primeiro a fne e atualmente a fenprof) e agora é isto o que me dão em troca???????

    ResponderEliminar
  16. Os Sindicatos têm por missão defender os professores porque, tanto existem sindicalizados no ensino público como no privado (e que pagam quotas!). Não devem defender (só) a Escola Pública, mas os sim os PROFESSORES.

    Os professores dos estabelecimentos com contrato de associação (de que não são proprietários, nem recebem quotas, só o ordenado - quando recebem…), não podem ser considerados professores de 2.ª!).

    ResponderEliminar
  17. Ó anónimo das 14.04h.
    Mas alguém te chama professor de 2ª??? Contra esse peditório já dei.

    Tu prestas um serviço público, sim, mas não chegaste lá por concurso público.
    Como tal, não queiras agora meter-te no início ou no meio da fila.

    ResponderEliminar
  18. Este comentário é para o colega do Ensino Particular.
    Não te sujeitaste a ficar longe de casa para trabalhar, nem a sofrer durante o mês de Agosto e muitas vezes Setembro, Outubro,....sem saber para onde vais e como te vais adaptar nesse ano!!!!
    Por isso "cada macaco no seu galho".

    ResponderEliminar
  19. A proposta do SINDEP parece-me a mais razoável.
    SOFIA

    ResponderEliminar
  20. Sou Prof. de Contrato Associação a minha Opinião é que os Professores deste contrato vão concorer na 1.ª prioridade, vai ser um caos, o governo não volta a trás, e o Sindicatos não tem força nenhuma, não alimentem mais esses pessoal, estão lá destacados porque tem sindicadizados. VAMOS VER SE NÃO TENHO RAZÃO.Vão concorrer milhares do particular.

    ResponderEliminar
  21. LOOOOL Prof. Particular... Na realidade acho k tens razão... Vão concorrer e vão passar à frente de muita gente... É a palhaçada k temos... sem stress... venham eles... Já vale tudo... é o País do faz-se tudo... Só acredita kem ker mas eu cá concorri a uma OE de 8 horas e mal chego à escola o horário é completo e anual... POr acaso saí beneficiado.. Mas pergunto eu, o k é isto?? PALHAÇADA MEUS AMIGOS... pk se a OE fosse a concurso como horário completo n era eu k la ficava.
    Por isso já estou habituado a este jogo (de sorte ou azar) e por isso pro ano há mais .. com people do particular só vem diminuir a minha probabilidade de ter sorte.. Sinto-me um verdadeiro jogador de CASINO.
    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  22. Os professores devem estar mais unidos que nunca. Niguém está a salvo!

    ResponderEliminar
  23. os profs contratados já têm todos os pregos e até o caixão feito ;
    repare ,que,para...os portadores deficiência do quadro,o governo propõe-se a ...concordo.
    os profs contratados(alguns com muitos anos serviço no estado) ,profs com a mesma habibitação e até,infelizmente,com o mesmo azar,nada...
    para estes,deve ser "soldado doente não serve o rei"
    dói muito,

    ResponderEliminar
  24. Porque é que os DACL não devem ser obrigados a concorrer a 3 QZPs.Senão há vaga querem o quê?Ficar em casa a receber o vencimento?Ou então ir para a prateleira?Cuidado,não se deixem levar por exigências absurdas e irrealistas no actual momento que sem saberem estão a aderir ao jogo de meia dúzia de inúteis.Lembram-se porque os Sindicatos abriram o precedente da avaliação de desempe nho com os contratados?Porque os contratados serviram de moeda de troca para servir interesses dos sindicalistas!
    Lúcia

    ResponderEliminar
  25. Boa Noite,
    no que diz respeito à 1ª prioridade, e com o devido respeito pelos colegas que estão no particular, não existem professores de segunda, mas existem concursos de 1ª e de 2ª....
    Já estive no particular e qdo surgiram as prioridades, escolhi...é muito fácil exigir!!!Mas só os colegas que andam no ensino público é que sabem o que sofremos!!!!Não existe mês de agosto descansado (Meu querido mês de agosto!!!!:-))))
    Todos sabemos que existem colegas a percorrer km entre escolas para conseguirem as 22horas!!!é um abuso e uma vergonha!!!
    Existe outro ponto, contratos por ANO LETIVO, dos sindicatos parece-me que apenas o SPLIU se referiu quanto a este ponto!!!ano letivo diferente de ano escolar, certo?mês de julho e agosto vamos todos para a frança, apanhar maçãs....
    Vamos todos lutar....

    ResponderEliminar
  26. É triste que os colegas do privado achem aquilo que acham, pelo menos no que li anteriormente e não gostei!
    Pois nós professores contratados do ensino público, temos de nos deslocar centenas de Km para dar aulas, ( o colega ANÓNIMO das 2.04 sabe o que é isso?), temos de pagar renda e muitos têm de pagar duas rendas pois têm marido/ mulher e filhos, ( o colega ANÓNIMO sabe o que é isso?), quando chega o final do ano letivo não sabe se vai ser colocado no Norte, no Centro ou no Sul, ( o colega ANÓNIMO da 2.04 sabe o que é isso), pois é não sabe, porque quando foi contratado para o privado concerteza foi através do fator C, pois neste país é assim que funciona e poucos serão os casos em que isso não aconteceu.
    Mas mais grave é o caso de colegas que têm 15 e mais anos de contratação e raramente tiveram horários completos e anuais e serão ultrapassados por colegas que prestam serviço publico, mas que não foram sujeitos às mesmas regras que nós!!
    Sejamos justos!!!

    ResponderEliminar
  27. e acaba sempre no mesmo... a atacarem-se....

    ResponderEliminar
  28. Então e o calculo da graduação?

    Artigo 11º, ponto 1, alínea c)

    "Para os docentes em regime de contrato de trabalho em funções pública a termo
    resolutivo que na última avaliação de desempenho realizada nos termos do ECD
    tenham obtido a menção qualitativa de Muito Bom ou Bom, 1 valor"

    Se entendi bem, quem teve muito bom ou bom recebe um ponto na graduação e quem teve Excelente?

    ResponderEliminar
  29. Realmente, não sei onde vamos parar.

    Há muito que ando por aqui e há muito que defendo esta ideia: uma greve de contratados em momentos cruciais. Quais? Aqueles em que os colegas de quadro põem atestado médico e são chamados os contratados. Uma coisa assim de fazer mossa. Mas teríamos de ser TODOS. Podia ser que nessas alturas se lembrassem que afinal até fazemos parte do "sistema".

    Quanto à 1ª e 2ª prioridades, poupem-me!!! Cada um responde pelos seus atos. Escolheram o privado? Mantiveram-se nele? Regras iguais para lugares iguais.

    E quando se pensavam que não poderia ser pior...

    ResponderEliminar