quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Mais alguns esclarecimentos relativos à proposta de diploma concursal

No sítio virtual do SINDEP é possível encontrar algumas informações relativas à proposta de diploma dos concursos de docentes (relativas à reunião deste sindicato com o MEC, no dia 27 de fevereiro). Como ultimamente se têm cruzado algumas dúvidas com certos rumores ou ilações, provavelmente o que abaixo transcrevo poderá ajudar (ou não):

"(...) O MEC esclareceu, entretanto, que o DAR (destacamento por aproximação à residência familiar) passa a realizar-se anualmente, e já este ano letivo, procurando dessa maneira tornear a alegada impossibilidade logística de lançamento de um concurso interno. Assim, será permitido aos docentes de carreira virem a aproximar-se à residência no ano letivo 2012/13. Ficou, também, desde já assente que em 2013 realizar-se-ão os concursos interno e externo para o ano letivo de 2013/14. Nos concursos, os docentes de carreira passam a poder concorrer à mudança de grupo em simultâneo com transferência do agrupamento ou escola, e aos contratados é permitido concorrer à totalidade dos grupos para os quais detêm habilitação profissional. O MEC esclareceu que a indicação de um número mínimo de agrupamentos, concelhos e QZPs se destinava apenas aos candidatos à contratação, sendo certo que a nossa proposta é que não exista um número mínimo. Relativamente ao horário incompleto de 6 a 21 horas, o MEC esclareceu que pretende com isso estabelecer um novo paradigma das colocações, e que dentro das preferências do professor, ser-lhe-á sempre atribuído o maior horário. Sem prejuízo deste esclarecimento dado pelo MEC, a FENEI/SINDEP irá estudar a utilização deste mecanismo com a existência de intervalos de horários. (...)"

Reparem que o argumento utilizado para a não abertura de um concurso, reside na impossibilidade logística... e não na financeira. 

16 comentários:

  1. Ricardo, será que o concurso a DAR é mesmo para este ano?? Não é que eu não saiba ler... :) só que não vi isso em mais sítio nenhum (o que me leva a ficar de pé atrás). Será que eles interpretaram bem?

    O meu desespero para ir para perto de casa já é tanto que até me custa acreditar...tenho algum receio de sofrer uma desilusão!

    (O meu comentário não significa que eu ignore os absurdos que visa esta proposta, que são, efectivamente, muitos e muito grandes).

    Obrigada pela tua partilha e dedicação.

    ResponderEliminar
  2. "...O MEC esclareceu que a indicação de um número mínimo de agrupamentos, concelhos e QZPs se destinava apenas aos candidatos à contratação..."

    Qual a justificação para este facto? será que alguém entende? Ou é sempre o mexilhão que se "lixa"?

    ResponderEliminar
  3. Em relação às prioridades?Os do privado continurão na 2ª?
    E o disparate do 4 em 6?O Sindep não concorda mas também não apresenta contraposta.Então? essa parte é que trama a maior parte do pessoal.A 1ª deveria continuar como está.O tempo de serviço deveria continuar a contar integralmente para o concurso à contratação sem antes nem após.
    M&M

    ResponderEliminar
  4. Eu tambem gostava que o tempo de serviço antes e após tivesse o mesmo valor. Nós não temos culpa de na nossa altura ainda não haver cursos via ensino na nossa área e por isso tivemos de esperar 6 anos para fazer a Prof em serviço (que na realidade conta 3 anos)Enquanto isso os colegas que passado 2 anos entraram para os cursos via ensino com menos tempo de serviço passaram á frente.
    No que diz respeito a o minist ter em atenção os tipos de horarios (6 a 21) na altura das colocações isso continua uma grande treta. Mandem areia para os nossos olhos. A parte boa é conseg candidatar a quantos grupos somos profissionalizados (ninguem me tira da cabeça que é uma forma de por os colegas de EVT(POS BOLONHA) a candidatar-se ao 100, 240 e 600)

    ResponderEliminar
  5. Há uma coisa que não percebo relativamente ao concurso para DAR já este ano. Se 1 professor conseguir aproximação fica na nova escola como destacado ou como efetivo????? É que se ficar como efetivo têm que abrir já este ano vagas para isso, não é??? Se ficar destacado por 1 ano significa que no ano seguinte há sempre a possibilidade de regressar à escola de origem, não é?

    ResponderEliminar
  6. Esta m**** de o mau ser sempre para os contratados e esta postura de desrespeito e até desprezo por nós só me dá vontade de dizer ao MEC: Não fazemos falta, pois não? Então e que tal se os contratados fizessem a partir de agora uma greve por tempo indeterminado????? Gostava de ver como é que o ministério "descalçava a bota"!!!!!!
    Os sindicatos e os colegas do quadro é que devem estar exultantes com tantos mimos...

    ResponderEliminar
  7. "Nos concursos, os docentes de carreira passam a poder concorrer à mudança de grupo em simultâneo com transferência do agrupamento ou escola, e aos contratados é permitido concorrer à totalidade dos grupos para os quais detêm habilitação profissional." Isto quererá dizer que quem quer mudar de grupo de docência já não concorre na 4ª prioridade, mas sim na 1ª?

    ResponderEliminar
  8. Uma questão pertinente:
    os docentes que estão em DAR desde 2009 vão ser obrigados a concorrer novamente a DAR no concurso de 2012/2013, já que é a partir daqui que este destacamento passa a ser anual?
    José

    ResponderEliminar
  9. Caros colegas contratados.
    Espero que tenham visto onde isto vai dar. Os colegas que conseguiram 3 anos de renovação (ou menos) caso estejam a ocupar um lugar que algum senhor do quadro queira vai saltar ( E AGORA JÁ NÃO É IMPORTANTE A CONTINUIDADE PEDAG QUE ALGUNS DIRECTORES ARGUMENTAM PARA COLOCAR OS AMIGOS NAS OFERTAS DE ESCOLA????)

    ResponderEliminar
  10. O concurso de DAR é só para quem está em QA... e que vagas vão as escolas lançar para estes colegas? As vagas de contratos e as vagas de quem é atualmente em QZP??? Porque por lógica, os colegas QA tem prioridade sobre QZP porque estão melhor colocados na lista de graduação. Fica por esclarecer esta questão...

    ResponderEliminar
  11. Vanda, um QA não tem prioridade sobre um QZP, são ambos do quadro de nomeação definitiva (embora isso já não exista, mas adiante); eu sou QZP e tenho muitos colegas de grupo em QA com uma graduação muito pior que a minha. Professores de quadro (QZP/QA) que ficaram colocados no concurso de 2009 por quatro anos ficam na Escola enquanto tiverem vaga, portanto uma Escola só lança a concurso os horários que sobrarem, não pode mandar para DACL um QZP para ir abrir depois uma vaga para DAR. É a minha interpretação mas não sou especialista, baseada apenas numa questão simples: creio que não há diferença entre QZP e QA, em termos concursais.

    Baudolino

    ResponderEliminar
  12. Como é que o MEC pode dizer que a obrigatoriedades de concorrer a 3 QZP'S é apenas para os contratados se o artigo 9º da proposta que fez está escrito isto: 3 – Os docentes de carreira de quadro de zona pedagógica devem concorrer, além do seu, a outros dois quadros de zona.

    Só demonstra que nem eles sabem o que dizem e escrevem!! Enfim ...

    ResponderEliminar
  13. Para variar um pouco quem se "lixa" são os contratados... tudo o que é mau fica para os contratados. Estou farta de "tapar buracos" e levar pontapés no dito no final de cada contrato. A situação vai de mal a pior...

    ResponderEliminar
  14. QA é diferente QZP,penso.
    osQApertencem ao quadro escola,osQZP,estão sujeitos a mobilidade dentro da zona a que pertencem.
    a colega 6h.34 tem toda a razão relativamente ao tempo de serviço,uma vez que já tinha habilitação propria.
    vão mudando,conforme o geito..
    este ano,deve haver ALGUEM DO PARTICULAR ,OU ALGUEM 4 ANOS SERVIÇO NOS ULTIMO SEIS que precisa de colocação.

    ResponderEliminar
  15. A minha dúvida é se estas vagas de aposentações que foram surgindo ao longo destes 3 anos ficarão nos agrupamentos para os QZP ou se agora irão a concurso para os atuais QA concorrerem a DAR.

    ResponderEliminar
  16. mamã vanda tem logica que seja assim.

    ResponderEliminar