segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Finalmente... Parecer da FENPROF relativo à proposta concursal do MEC

Já começava a ser tarde... A FNE já havia divulgado há muito a sua posição face à proposta inicial do MEC, relativo ao diploma dos concursos de professores. Hoje (27 de fevereiro e dia de reunião com o Ministério) lá fizeram o favor de "libertar" um documento intitulado "Posição e Propostas da FENPROF para a revisão do Diploma de Concursos para Seleção, Recrutamento e Permuta de Pessoal Docente", que podem aceder clicando na imagem abaixo.


Aconselho leitura atenta, pois é sempre útil entender o que pensa quem nos representa... Para além disso, não podemos cobrar o que quer que seja, se apenas nos interessarmos por este tema lá para abril ou maio, certo?

16 comentários:

  1. Ricardo
    O parecer do sindep está neste link
    http://www.sindep.pt/Documentos/PROPOSTA_FINAL_SINDEP_CONCURSOS.pdf

    ResponderEliminar
  2. Olá Ricardo, tentei aceder ao documento mas não deu, devem ter feito alguma alteração... Acedi ao site da Fenprof para procurar e penso que o link novo será este http://www.fenprof.pt/Download/FENPROF/SM_Doc/Mid_115/Doc_6136/Anexos/PosicaoPropostasFENPROF.pdf

    Boa noite :) *

    ResponderEliminar
  3. Afinal parece que a fenprof não concorda com a 1.ª prioridade dada a candidatos provenientes de estabelecimentos com contrato de associação...É assim mesmo! Ganda FENPROF!Haja assertividade e sentido de justiça!

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. O parecer do sindep está neste link
    http://www.sindep.pt/Documentos/PROPOSTA_FINAL_SINDEP_CONCURSOS.pdf

    ResponderEliminar
  6. Já coloquei um post com links para outros pareceres que não da FNE ou da FENPROF. Obrigado aos colegas pelos links.

    ResponderEliminar
  7. Agradeço a correção, Catarina. Entre a colocação do meu post e a tua visita, devem ter alterado o link. É bom saber que pelo menos uma colega se dá ao trabalho de ler aquilo que coloco.

    Certamente que outros, por não clicarem, nem se aperceberam. Infelizmente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Mas da obrigatoriedade dos contratados concorrerem a um mínimo absurdo de 3 zonas pedagógicas (bem como um mínimo de 10 concelhos, só falam de leve....)

    ResponderEliminar
  9. Esta proposta da Fenprof é ridicula! Vão para uma negociação com propostas que à partida sabem ser impossíveis de concretizar, mas será que ainda há alguém que confie nesta gente para negociar alguma coisa?

    ResponderEliminar
  10. Os Sindicatos têm por missão defender os professores porque, tanto existem sindicalizados no ensino público como no privado (e que pagam quotas!). Não devem defender (só) a Escola Pública, mas os sim os PROFESSORES.

    Os professores dos estabelecimentos com contrato de associação (de que não são proprietários, nem recebem quotas, só o ordenado - quando recebem…), não podem ser considerados professores de 2.ª!).

    ResponderEliminar
  11. os sindicatos têm como missão defender todos os professores,concordo.
    os professores contratados,são profs,com a mesma habilitação só de direitos diferentes em muita coisa.ex:
    não consigo compreender porque tratam de maneira diferente os profs portadores deficiência do quadro e os profs contratados(alguns com muitos anos serviço) portadores deficiência.para esteso tratamento é soldado doente não serve o rei...era justo,que se lembrassem de todos .

    ResponderEliminar
  12. Só unidos à FRENPROF podemos lutar e talvez conseguirmos mudar as coisas.Grande Mário Nogueira !!!
    Os profs do privado estão colocados por convite, se fossem a concurso a maior parte não tinha colocação, por via do lambimento das botas trabalharam 4 anos completos, no ano anterior, logo... 1ª. prioridade.
    Os profs que correram o país de malas às costas, a não ganharem para as despesas apenas para fazerem tempo de serviço que nunca é de anos completos... 1ª. prioridade convertida em 2ª. porque os das privadas passam à frente

    ResponderEliminar
  13. os 3 QZP's e os privados na 1ª prioridade... isso é que a prioridade de luta! deixem lá o concurso para o ano... já sabem que não se consegue tudo

    ResponderEliminar
  14. Concordo em absoluta com o último comentário: as prioridades são agora a obrigatoriedade de concorrer a 3 QZP's, os privados em 1.ª prioridade e os intervalos de horários! Temos que lutar!

    ResponderEliminar
  15. essa da 1ª prioridade e dos 4 anos completos nos ultimos seis é um disparate.
    ordenar é colocar pela lista graduada-tempo serviço no publico .
    só se inventam injustiças.

    ResponderEliminar