segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Divulgação

Divulgo, de seguida, uma "Carta aberta ao Sr. Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato - proposta de decreto-lei que regula os concursos":

Exmo. Senhor Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato,

C/ conhecimento dos Exmo. Senhores e Senhoras dirigentes sindicais, dos Exmo. Senhores e Senhoras professores e professoras e de toda a população portuguesa.

Escrevo-lhe esta mensagem para lhe dar a conhecer a minha indignação em relação ao oásis de asneiras em que se transformou a vossa proposta de decreto-lei que regula os concursos para selecção, recrutamento e permuta do pessoal docente da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário publicada no portal do governo no dia 18 de Fevereiro de 2012 às 18h00.

Fiquei perplexa com a maioria das alterações e pelo vosso desleixo em relação às injustiças que esta proposta proporciona à maioria dos professores contratados. Pergunto, é simplesmente negligência ou desrespeito pelos professores contratados, que na vossa opinião não fazemos parte do sistema? Informo-lhe que somos nós que asseguramos uma grande parte do funcionamento do dito sistema.

Vejamos alguns aspectos mais gravosos da vossa proposta de uma forma muito simplista e com uma linguagem compreensível e objectiva:


Artigo 9.º (Preferências), alínea 7 – “Os candidatos à contratação a termo resolutivo podem, respeitados os limites fixados no n.º 2, manifestar preferências para cada um dos intervalos seguintes: a) Horário completo; b) Horário entre 6 e 21 horas” – um perfeito disparate alargar os limites do segundo intervalo de horário agregando os intervalos do decreto-lei ainda em vigor. Que mal tinha os antigos limites (relembro: a) horário completo; b) Horário entre 18 e 21; c) Horário entre 17 e 12; d) Horário 11 a 8)? Não percebe que concorrer a um horário de 20 horas a 100km de casa é diferente se concorrer a um horário de 6 horas à mesma distância?? Sabe que o ordenado não é igual para os dois horários, não sabe?? Por isso, teria de pagar para dar 6h a 100km de casa… Vou-lhe dar um exemplo para lhe iluminar as ideias: um contratado de Braga não vai concorrer a um horário de 6h para o Algarve mas sim para Braga. Mas o contratado de Braga já concorre para um horário de 20h para o Algarve, assim já compensa economicamente. Como é que teve a ideia fuscada de criar um limite de horário entre 6 e 21 horas para os professores contratados? Assim, como está na vossa proposta, o contratado de Braga ao concorrer para o Algarve pode ter a sorte de ficar com 21h ou o azar de ficar com as 6h… Percebeu o disparate desta alínea??


Artigo 10.º (Prioridades na ordenação dos candidatos), alínea 2 – “Os candidatos ao concurso externo são ordenados, na sequência da última prioridade referente ao concurso interno, de acordo com as seguintes prioridades:
a) 1.ª Prioridade — indivíduos qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam, que tenham prestado funções docentes, em horário anual e completo, em quatro dos seis anos letivos imediatamente anteriores ao da data de abertura do concurso em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas integrados na rede de estabelecimentos públicos de educação pré -escolar e dos ensinos básico e secundário do Ministério da Educação e Ciência ou em estabelecimentos com contrato de associação;
b) 2ª Prioridade — indivíduos qualificados profissionalmente para o grupo de recrutamento a que se candidatam.” – Senhor Ministro, esta alínea é brincadeira de carnaval? Está mesmo a brincar connosco? Vejamos: os professores contratados que sempre trabalharam durante os seis anos lectivos imediatamente anteriores ao da data de abertura do concurso, por vezes em várias escolas ao mesmo ano, mas infelizmente com horário anual e incompleto ou mesmo temporário, passam imediatamente para 2ª prioridade… Isto é justo?! E por consequência, colegas que estiveram a trabalhar 4 anos seguidos numa privada (estabelecimento com contrato de associação), por cunha, passam a 1ª prioridade!? Por acaso o senhor ministro não trocou as prioridades? Vejamos outro caso: colegas que infelizmente não foram reconduzidos mas têm uma graduação muito superior do que aqueles que foram reconduzidos, também podem passar para 2ª prioridade se não tiverem os tais quatro anos completos e anuais. No conjunto dos 6 anos até podem ter, mas não os 4 anos… O meu caso demonstra isso: Eu tenho 3 anos com horários completos e anuais mas infelizmente não fui reconduzida por falta de horário. Centenas de colegas com graduação muito inferior foram reconduzidos e ficaram com os horários que deveriam ser meus pois eu tenho maior graduação. Este ano fiquei num horário temporário e para o ano também ficarei pois os centenas de colegas com menor graduação irão ser novamente reconduzidos. Pela proposta apresentada eu vou para 2ª prioridade quando eu trabalhei e trabalho há 9 anos como uma escrava! Sempre estive em 1ª prioridade, segundo o decreto-lei que ainda está em vigor, e agora vou para a 2ª prioridade quando sempre trabalhei em escolas públicas! Isto é indecente! Sabe, o ano passado convidaram-me para leccionar numa escola privada porque gostaram imenso do meu currículo. Não conheço ninguém nessa escola privada, mas acharam que eu seria uma mais-valia para a escola. Estupidamente recusei por duas razões: para não perder a 1ª prioridade nos concursos nacionais e porque acreditava na escola pública. Fui mesmo burra por não ter aceitado a proposta por duas razões: eu vou perder a 1ª prioridade nos concursos nacionais e porque deixei de acreditar na escola pública cheia de injustiças e cunhas.
Ainda digo mais, se esta medida é para seguir em frente, em parte ou por inteiro, então tem a OBRIGAÇÃO de colocar a concurso TODOS os lugares disponíveis nos estabelecimentos com contrato de associação juntamente com os lugares das escolas ditas públicas!


Artigo 11.º (Graduação dos docentes), alínea 1 c) “Para os docentes em regime de contrato de trabalho em funções pública a termo resolutivo que na última avaliação de desempenho realizada nos termos do ECD tenham obtido a menção qualitativa de Muito Bom ou Bom, 1 valor.” – Mais uma injustiça. Ainda não consegui perceber a razão de atribuir 1 valor a quem tem Bom na avaliação. Não vejo qualquer fundamento! Isto porque, prejudica quem não pôde ser avaliado por não conseguir os 180 dias de serviço – tempo mínimo exigido para a avaliação de desempenho, nomeadamente quem está em horários temporários ou que, por exemplo este ano ficou de fora devido aos falsos horários temporários. Todos os professores terão no mínimo Bom, isso toda a gente sabe. Agora não percebo porquê atribuir a bonificação por isso!? Ou então, deve abolir o tempo mínimo exigido para a avaliação de desempenho!! Mal por mal seria preferível o decreto-lei em vigor onde o Muito Bom vale 1 ponto e o Excelente 2 pontos. Esta alínea deve ser urgentemente alterado em nome da igualdade. Sabemos que a avaliação é diferente em todas as escolas e há muitas injustiças na atribuição das menções.

  
Artigo 36.º (Contratação Inicial), alínea 3 — A colocação é efetuada pelo período de um ano letivo, podendo ser renovada por iguais e sucessivos períodos, até ao limite de quatro anos letivos, incluindo o 1.º ano de colocação.” – O Senhor Ministro ainda insiste na duração dos concursos por um período de 4 anos e na renovação dos contratos por períodos até ao limite de 4 anos. Esta medida convém para os que têm menor graduação e tiveram a sorte de serem reconduzidos. Mas para a maioria dos professores contratados isto não é justo, principalmente para quem tem graduação superior pois estes são prejudicados quando não são reconduzidos. No meu caso e em dezenas de outros casos, não fomos reconduzidos mas centenas de colegas com menor graduação foram e tiraram-nos o lugar. Um limite de dois anos seria o mais razoável e um concurso para professores contratados cujo critério fosse única e simplesmente a graduação é o mais justo. Já que há concurso para contratados todos os anos, porque não fazer este concurso para todos, sem reconduções? É o mais justo para quem já está há muito tempo em regime de contratação. E se defendem a continuidade pedagógica, esta continuidade é sempre assegurada mesmo por outro professor porque nós fazemos sempre um trabalho bem feito.

Artigo 42.º (Abertura do procedimento e critérios de seleção), alínea 6 b) – “Um dos critérios, seguidamente identificados, com uma ponderação de 50%: i) Entrevista de seleção; ii) Avaliação curricular.” – O tal contratado de Braga se for contactado de manhã por uma escola do Algarve, terá que se deslocar para o Algarve à tarde, fazer a entrevista e depois ficar de fora? Ou fica logo eliminado? E a avaliação curricular é feita com Currículo Vitae?

Artigo 42.º (Abertura do procedimento e critérios de seleção), alínea 6 c) – Tempo de serviço (expresso em dias) após a profissionalização com uma ponderação de 25%” – e o tempo de serviço antes da profissionalização não conta? Porquê? Há muitos colegas contratados com muito tempo de serviço antes da profissionalização. Esqueceram-se deles?

Diga-me Senhor Ministro, ainda em relação ao artigo 42.º ou melhor, à SECÇÃO VI - Contratação de Escola, porque é que para o concurso dito normal há umas regras e para o concurso de contrato de escolas há outras? Porque é que o contrato de escola não segue as normas do decreto-lei que regula os concursos em vigor à data da contratação? Qual o objectivo dos critérios de selecção? Porque é que o único critério não é o número de ordenação ou melhor, apenas a graduação? Para que servem estas ponderações? Em que teoria pedagógica se baseou para eu poder perceber melhor?Compreendo estas regras para contratar técnicos especializados, nada mais

Senhor Ministro, dou-lhe uma solução para este problema: retirar tudo que foi introduzido depois do decrecto-lei n.º 20/2006 de 31 de Janeiro com alteração do artigo Artigo 8.ª e semelhantes.

Sabe, apesar de eu adorar a minha profissão, um dia vou seguir o conselho do meu marido: Mais vale o sistema educacional português perder uma excelente professora do que a excelente professora perder a sua família e a sua saúde.

Cumprimentos,
Elisabete Ribeiro Pacheco

Nota: Esta mensagem não aplica o Acordo Ortográfico de 1990, vulgo Novo Acordo Ortográfico.

22 comentários:

  1. Subscrevo tudo o que li. Parabéns colega pela carta.

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  2. Esta proposta é um VERDADEIRO NOJO.
    Como é possível deitar cá para fora uma coisa destas??
    Parabéns a colega que escreveu isto.
    Também fiz a minha parte.

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  3. Reparem nas notícias manipuladas que saíram na Comunicação Social sobre esta proposta.

    "Ministério quer que os professores sejam substituídos mais rapidamente para os alunos não ficarem semanas sem aulas."

    O pobinho agora vai perguntar, "por que protestam agora estes tipos??"

    UM NOJO mesmo, do princípio ao Fim.

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  4. A máquina do estado continua a queimar tudo e todos e os senhores doutos que acham que tanto sabem (ditos ministros e secretários de educação - não esquecer que esta secretária é uma professorazita de segunda numa universidade de primeira no alentejo, que percebe tanto destas questões como eu de matemática avançada!!!!) e chegando ao cadeirão mudam tudo só porque acham que eles é que sabem .. sabe-se lá o quÊ!!!!

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  5. para estes tipos os funcionarios publicos são alvo a abater...esquecem-se,que se não fôssem os impostos destes não tinham dinheiro para esbanjar pelos publico-privadas e para tantas mordomias.
    isto,é vergonhoso.
    no concurso externo deve contar:
    nota diploma+anos serviço publico,convertido em valores=graduaçao profssional.
    se,as escolas têm subsdios do estado,devem declarar vagas e preenchê-las pela mesma lista.favores pagam-se com o que temos.
    para estes cachopos,vale tudo.
    desenterrem o outro.

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  6. Eu não tenho os 4 completos e anuais nos últimos 6 anos se isto for já para 2012/2013.
    O que é que eu tenho?

    Há 5 anos: anual com 21 horas
    Há 4 anos: 2 completos mas ambos temporários .
    Há 3 anos a esta parte: anuais e completos.

    Antes disso, um ano de horror.
    Antes disso: 2 anos com completos e anuais.

    Antes, antes disso, muito antes disso:
    completos e anuais.

    PQP.
    Agora vou para a 2ª prioridade???
    Jake

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  7. nota: o de há 5 anos não foi completado pq a Lurdinhas de oiro das Excelências não deixava...
    Jake

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  8. tudo isto se reflecte psicologicamente em cada um de nós.
    destroiem-nos.

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  9. Também dou os meus parabéns à colega. Está excelente.

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  10. Foram lágrimas, desta vez foram lágrimas. Tanto esforço, tantos anos a percorrer o país, a abandonar a família e a desprezar tudo o que nos é querido para chegar sempre, e digo sempre porque a cada ano é pior, à mesma conclusão: esforço em vão, de nada valeu, ou seja, enquanto contratada, não valho nada para este país...

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  11. a bola está, agora, do lado dos sindicatos. têm assim a oportunidade (eventualmente única) de lutar verdadeiramente pelos professores contratados e deixar um pouco de lado os escalões e escalonetes dos colegas do quadro.

    parabens á colega que escreveu este desabafo. é cada vez mais tempo de nos juntarmos.

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  12. outro aspecto do qual me esqueci, a respeito dos quatro anos completos: é uma forma de não premiar aqueles que sempre optaram pela colocação, seja ela de 15, 18 ou 22 horas. ou seja: aqueles para os quais o importante é estar a trabalhar.

    adenda: no último comentário, escrevi com gralhas. é a pressa deslizante das teclas...

    um abraço

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  13. Até quando vais ser explorado? Até quando vais ser maltratado pelo Governo? Até quando vais ser tratado como lixo?Até quando vais ficar nas redes sociais sociais? Sai daí e vem para a rua dias 24 e 25!Mostra disponibilidade física para lutar!Mostra ao Governo que vais resistir e que vais dizer BASTA DE EXPLORAÇÃO! DIAS 24 E 25 PARTICIPA NA VIGÍLIA!SÓ A MORTE NÃO TEM RESOLUÇÃO!LUTA PELO TEU DIREITO À ESTABILIDADE! Nós não somos nenhuns coitadinhos! Dia 24 têm uma oportunidade de mostrar a vossa indignação!Todos à vigília dia 24!

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  14. A indignação e a revolta dos Professores Contratados tem que sair das redes sociais e assumir uma disponibilidade física! Não conquistamos nada com cliques. Vocês não estão fartos de ser mal-tratados e explorados? Muitos de nós estamos a deixar o aviso: a realidade que vem aí é muito dura!Acordem e tomem a vossa vida nas vossas mãos!Digam basta à exploração! Digam não a este projeto de concursos! Digam não à exploração!Exijam a vinculação!Nós temos esse direito!

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  15. PROFESSORES CONTRATADOS, VAMOS LÁ SAIR DAS REDES SOCIAIS E PASSAR À AÇÃO! ESTA PROPOSTA DE PROJETO DE CONCURSOS É UMA AFRONTA!UMA VERGONHA! A LUTA NÃO SE FAZ NAS REDES SOCIAIS!

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  16. tantos lamentos e pouca ação. Sexta feira é dia de luta em frente ao MEC! vamos mostrar que não estamos para brincadeiras e que esta proposta não passa.

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  17. Sinceramente, a forma como os Sindicatos lidarem com esta questão fará a minha opinião final e decisiva sobre os mesmos!

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  18. Boas!! A ver se entendi.. as ofertas de escola só começas a 30 de outubrp??Então os horários que no inicio do ano foram para as escolas teip e auonomia nas ofertas de escola já não vão e o os professores são colocados através do concursso??

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  19. Tenho 19 anos de serviço e continuo contratado, apesar de possuir 3 Cursos Superiores, entre os quais a Licenciatura em Ensino da minha área científica. Possuo assim habilitação profissional e ainda habilitação própria para 5 outros grupos. Sacrificios para ter trabalho, penso que não é preciso referi-los... sonhava entrar um dia para os "Quadros", mas agora até o sonho de ter "trabalho" desapareceu... no entanto NÃO ataco nenhum Colega, seja ele do "Quadro" seja ele "Contratado", aliás penso que com todas as alterações que estão a ocorrer ambos já NÃO existem. O MOMENTO DEVIA DE SER DE UNIÃO E NUNCA DE DESUNIÃO. NÃO É SÓ O FUTURO DE CADA UM DE NÓS QUE ESTÁ EM JOGO, MAS SIM TAMBÉM A ESPERANÇA DE UM DIA VOLTARMOS A SER UM PAIS LIVRE E COM UMA DEMOCRACIA QUE ESTÃO EM JOGO!!! SE TÊM FAMILIA PENSEM SE É ISTO QUE QUEREM PARA OS VOSSOS FILHOS E NETOS!!! EU NÃO QUERO!!! VIVA PORTUGAL LIVRE, DEMOCRÁTICO E INDEPENDENTE!! VIVA A UNIÃO DE TODOS OS PORTUGUESES E PORTUGUESAS DE BEM!!!!

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  20. Peço desculpas mas não concordo com tudo o que foi escrito.
    Como professores, não devemos estar somente preocupados connosco mas sim com os NOSSOS ALUNOS.
    Vejo tantos professores a reclamar um lugar porque tem mais tempo de serviço, pois mas tempo de serviço não quer dizer qualidade. A colega diz que todos os professores são ótimos profissionais. Que falta de consciência (desculpe a frontalidade). Manter um professor na escola, independentemente do tempo de serviço, é uma mais valia para a turma que continua o mesmo método de trabalho e para a própria escola. É CRUCIAL haver continuidade pedagógica. É a minha opinião...
    Outra coisa, os professores que trabalham nas privadas fazam-no com cunha?? Mas que disparate! Talvez precise de trabalhar numa escola onde trabalhei durante anos e mudaria imediatamente de ideias.
    Sou professora, amo o que faço, estou revoltada, tal como vós. Mas não me vou dar ao luxo de criticar por criticar...

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  21. ainda bem que conseguiu todos esses cursos superiores.
    talvez,se deva reflectir...
    eu,nem dinheiro tenho para uma acção.

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