segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

É tão fácil falar...


Comentário: Obviamente que todos nós sabemos que em alguns grupos de recrutamento a oferta de professores é superior às reais necessidades, no entanto, as necessidades permanentes não estarão a ser "salvaguardadas" e todos sabem disso. Se o fossem, não existiriam outros mecanismos que não os do (denominado) concurso nacional a serem utilizados com regularidade. Mais, optaram por "viciar" essas mesmas necessidades mexendo em currículos, nos créditos de horas das escolas e na qualidade da educação... E ainda vão "cortar" mais a partir de Setembro de 2012, tudo com a desculpa da troika. Como se os governantes não tivessem culpas de montante a jusante.

Sabendo de tudo isto, o actual Primeiro-Ministro descarta-se de responsabilidades e recomenda aos professores para emigrarem. Já não são necessários. Isto é o que se chama "lavar as mãos", mas sem as secar. É o desistir formal de mão-de-obra qualificada...

Atenção que a ideia de emigrar não me repugna, e até considero que em alguma situações poderá ser algo a ponderar, mas ouvir isto da boca de um alto governante português, deixa-me algo surpreendido.

19 comentários:

  1. Para alguns governantes são trocas justas; Trocamos professores qualificados, por quadrilhas experientes em assaltos de elevado planeamento (existem meia dúzia de bolsos cheios por aí ainda).

    Assistente Técnico

    ResponderEliminar
  2. Votei PSD e agora sinto-me completamente enganado. Os meus amigos avisaram-me, mas em Junho a minha ingenuidade ainda não se tinha esgotado.

    Porque não fecham os cursos de formação de Professores?

    ResponderEliminar
  3. A questão não é emigrar! Emigrar para onde? fazer o quê? para ter um trabalho não qualificado fico por cá, enquanto tiver mãos não devo passar fome.

    ResponderEliminar
  4. O que mais faltava a este país era ter mais um funcionário contratado para o poder sem que lhe possa denunciar o contrato com justa causa, em tempo útil, outra vez!

    http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/12/funcionario-contratado-para-o-poder.html

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, eu também fiquei surpreendida mas fiquei principalmente desiludida e profundamente triste.
    Aproveito para desejar umas boas festas a todos, com uns dias alegres a aproveitar as coisas boas que nos restam e, para aqueles que estão a dar aulas, desejo também uns bons dias de descanso.
    Abraços para todos.

    ResponderEliminar
  6. O Passos já descobriu que o país é mais fácil de governar sem pessoas para atrapalhar. O que estraga as contas e os planos é existirem pessoas reais, com problemas reais.

    ResponderEliminar
  7. Sendo um erro politico o que disse, não deixa de ser verdade! Porque não emigrar? O que nos prende cá? Respeito não temos; perspectivas de melhorias também não. É uma ideia, emigrar poderá ser a solução para muitos professores. Mas depois surge a questão dos despedimentos dos professores de PORTUGUÊS que ensinam a nossa língua aos NOSSOS emigrantes (os mesmos a quem Cavaco Silva pedia para falarem bem do nosso povo e para mandarem remessas de dinheiro para Portugal), e a falta de coragem para intervir junto de quem forma professores para trabalharem na caixa de um qualquer Continente. Porquê tanto diplomado se não há emprego para eles?

    ResponderEliminar
  8. Dito por um ministro qualquer não era de admirar (dada a preparação que têm demonstrado para governar). Agora dito por PM, é brutalmente repugnante, então depois de uma preparação profunda, anos a preparar individuos para o futuro, convida-os a saír? Mas que Merda é esta? ficam cá os subservientes? isso já interessa?
    Vá para a PUT... QUE o PARIU!!!Invista, arranje credibilidade internacional, não é a custa da nossa massa cinzeta que ele vai credibiliza Portugal. Sabem, este tipo não passa de um NAZI!!!

    ResponderEliminar
  9. Também me parece que 2 + 2 são 4.
    A tremenda gaffe de PPC foi proferida depois do Conselho de Ministros do fim de semana, levando a concluir que já há números concretos e que a margem de empregabilidade dos contratados em geral será absolutamente residual.
    Mas uma coisa é eu, perante um(a) jovem contratada, é levantar a hipótese de investir noutra área ( que já o fiz). Outra coisa é o PM fazê-lo, que não pode, por muito paternalistas que sejam as intenções.
    Também devo dizer que sp que subtilmente sugeri aos jovens contratados para arrepiaraem caminho (e já neste ano letivo) o que tive em troca foi uma reação em que parecia que tinha dito algo extremamente ofensivo, descabido, tonto.
    E cada ano que passa reduz a empregabilidade noutras áreas pq a idade avança para toda a gente.
    Posto isto, julgo que o melhor conselho que se pode deixar neste momento é para aqueles que estão neste momento a tirar o curso. E este conselho é que saiam depressa e escolham outra opção de licenciatura que lhes abra maiores campos para conseguirem trabalho.

    Jake

    ResponderEliminar
  10. Acho que estamos entregues á bicharada. São todos iguais, os nossos politicos não têm qualidade nenhuma, com a tirada dos feriados nacionais pq não tirar a história de Portugal,isso não interesa para nada, já agora tb a Geografia. Segundo o Ministro da Edu. os nossos jovens já sabem muito de computadores, então tb acabar. Todos juntos não fazem um politico reles, são uma cambada de incultos.

    ResponderEliminar
  11. Um PM casado com uma docente de Educação Especial, funcionária pública na Cercis, natural da Guiné; manda o povo embora, este senhor devia viajar só com bilhete de ida para um país do médio oriente por ter proferido estas palavras, aí tratavam-lhe logo da saúde. FDP

    ResponderEliminar
  12. Olho vivo com as novas privatizações!!!!!!!!!!!!!

    Não vão elas ser como os submarinos; com corruptores (condenados hoje!) mas sem corrompidos.

    ResponderEliminar
  13. Aqueles que alegadamente meteram a mão na massa nos BPP, BPN, Faces, é que deviam ter emigrado há algum tempo, pois não teriam dado o rombo que deram ao Estado Português!!
    Agora, que existem evidências que há Professores excedentários, os últimos concursos são a prova disso!

    ResponderEliminar
  14. Tenho 3 filhas, de 18, 11 e 8 anos. A mais velha tem talento nato para crianças, por vezes ia com a mãe para a escola. Que lhe digo? Abre os olhos e tira...que curso? Deixa os estudos e vai trabalhar para...onde e em quê? Que futuro existe para os nossos filhos nesta terra? E vamos vê-los partir...assim...é de loucos.
    Tinha um irmão que já faleceu mas a minha ma~e fez tantas promessas coitada paara ele não ir para o ultramar, mas como a empresa do mais novo 43 anos vai fechar, e ele já é velho...vai para Angola...ironia do destino.
    Já fomos um povo tão grande, e com tanta coisa...que aconteceu?
    Feliz Natal a todos
    Educadora Paula

    ResponderEliminar
  15. Sou prof e muito sinceramente concordo com o nosso ministro. Ele foi a realidade em pessoa. E o que ele disse é bem diferente do que se interpretou por aí. Ele disse que esses professores, se quiserem ser professores ( sem tencionarem mudar de área profissional) só têm lugar nos estrangeiro. É óbvio!! Já se quiserem mudar de profissão pode ser que encontrem trabalho por cá. Nós estávamos era habituado a um 1º Ministro que só iludia e falava com falinhas mansas... Este pelo menos não ilude

    ResponderEliminar
  16. A Revolução é uma inevitabilidade...
    no que resta deste último ano lectivo, que será o último para a totalidade dos contratados e para 30 mil Professores do quadro, deve ser utilizado por nós, em lugar de ensinar conteúdos desnecessários, para a vida futura que o "caldinho" que este desGoverno lhes preparou, vamos ensinar-lhes:
    - O que era Portugal antes da entrada na CEE em 1986;
    - O que era Portugal antes do Euro;
    - O Povo grande e orgulhoso que fomos;
    - Como exercer o Direito Cívico Fundamental da desobediência civil;
    - Em que consiste o Direito à indignação;
    - Como reconhecer um neo-liberal;
    - (...)
    Enfim, mais as outras coisas que, por motivos óbvios já não se pode escrever na blogosfera em Portugal...
    A Revolução já é uma inevitabilidade, após estes últimos quinze dias qualquer tentativa de chamar à razão os neo-liberais caiu completamente por terra...
    Agora, como Professores, como Portugueses, temos o dever de, nestes últimos meses que nos restam, de ensinar aos nossos filhos o que nestes próximos anos faz sentido... Devemos isso aos nossos filhos e aos nossos Alunos...

    ResponderEliminar
  17. Para anónimo das 10.53.
    é chocante a forma "leviana"como fala desta questão dos professores emigrarem;os professores desmpregados não são todos jovenzitos,muitos têm família constituída cá no nosso país;depois não há tantos lugares para os professores ocuparem fora de Portugal.Os governos nunca cumpriram a legislação que impõe aos privados.Há milhares de professores entre os 35 e 40 anos de idade, com 15 e mais anos de serviço que nunca vincularam.
    É fácil falar de barriga cheia.
    Quando você não tiver dinheiro para comer e ninguém lher der emprego por o acharem velho precisa de ouvir alguém dizer:"não tem dinheiro não coma"
    M&M

    ResponderEliminar
  18. É triste ler estes comentários. Quando surge uma opinião que discorda da maioria (opinião fundamentada), logo aparecem os insultos; é esta a "massa cinzenta" do país, a classe profissional que quer ser respeitada pela sociedade. Mas acredito que os comentadores deste blog não representam todos os professores... e ainda bem! Ricardo, faz um favor a todos os nosso colegas e apaga os comentários com insultos e palavrões.

    ResponderEliminar
  19. oh anónimo das 10:53, sendo você professor, ainda mais grave é o seu comentário! Toda a gente que usa a cabeça para pensar sabe perfeitamente que os politicos estão a transformar as escolas em ATL´s para tomarem conta dos meninos enquanto os pais trabalham e não querem saber se eles têm os professores necessários para aprender, se as turmas têm uma dimensão razoável e funcional, etc...o que esses politicos querem saber é cortar sem se preocupar com a educação dos jovens deste país, para que depois sejam homens e mulheres que não pensem e os deixem à vontade lá nos SEUS banquetes dos palácios lisboetas!
    Tudo isso está a ser feito sem que os pais saibam e nem podem saber! É preciso que alguém diga bem alto neste país que OS POLITICOS ESTÃO A TRANSFORMAR AS ESCOLAS EM ARMAZENS DE CRIANÇAS E JOVENS ONDE NÃO HÁ PROFESSORES SUFICIENTES PARA OS ENSINAR E ONDE NÃO HÁ CONDIÇÕES MINIMAS PARA O OCORRER O PROCESSO ENSINO/APRENDISAGEM! Passa-se é a imagem de que os professores que são postos fora do sistema de ensino querem para lá voltar à força toda!

    ResponderEliminar