segunda-feira, 31 de outubro de 2011

De difícil salvação


Comentário: E bem podem procurar a salvação... Esta medida já tinha surgido na anterior legislatura,  mas foi travada pela oposição da altura. Agora, com uma oposição fragilizada, um Governo que se defende com a troika e com o enorme afastamento entre professores e sindicatos parece-me muito difícil que esta medida seja travada. Era importantíssimo que as restantes medidas que Nuno Crato está a preparar (e que muitos de nós conhecemos, mas não nos atrevemos a divulgar por parecerem irreais) sejam anunciadas.

Os sindicatos têm um papel muito importante na pressão que deve ser feita sobre Nuno Crato para que as divulgue, sob pena de se arrastarem no tempo, a conta-gotas e com a previsível atitude "o problema não é meu" da maioria dos professores. Só quando se conhecerem todas as medidas (ou pelo menos, aquelas que irão afectar a classe de forma transversal) é que poderemos despertar os colegas mais "adormecidos".

28 comentários:

  1. Alguém pode fazer uma recolha dos currículos dos principais países da EU para podermos fazer uma comparação com o nosso no que diz respeito a EVT? Seria interessante!!!!

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  2. Uma inevitabilidade! Mesmo os professores não compreendem como foi possível manter este dispsrate de manter dois professores numa sala para a disciplina de EVT, quando os cortes atingiram domínios muito mais importantes para o sistema educativo. É uma medida necessária e urgente.

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  3. Se o problema é ter 2 prof na mesma sala, acreditem q p atingir os objetivos de EVT é mesmo necessário 2 prof p/turma, então o Sr Ministro q desdobre a turma (já n ficam 2 prof na mesma sala).
    A verdade é q estas medidas visam apenas acabar c os prof contratados e dispensar prof dos quadros.
    E n pensem q fica algum grupo a salvo: o 2º ciclo leva todo por tabela!

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  4. e deixar de haver informática?!

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  5. Já é assumido por muita boa gente que os melhores das novas gerações vão emigrar para outros países. Portanto, para além de uma redução brutal da população portuguesa nas próximas décadas só vão cá ficar os medíocres…e vamos ser um país de velhos….no entanto, a escola pode preparar os alunos para três áreas fundamentais da sociedade contemporânea: inglês, tecnologia informática (TIC) e a criatividade. O resto é conversa.

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  6. Quando não se sabe do que se fala o melhor é mersmo estar calado. O anónimo das 2:09 deve procurar informar-se das razões que levaram a existir dois professores e só depois emitir opinião. É triste como "Professores" falam de Professores. Ou são ignorantes ou esperam ganhar algo com tudo isto. Francamente.

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  7. Do Alentejo Profundooutubro 31, 2011 5:36 da tarde

    Ricardo

    e porque não começar a falar já dessas medidas?
    O que os impede de divulgar... estando nós a falar de um mundo de fantasia... claro!

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  8. Concordo Ricardo. o "melhor" seria que tudo fosse divulgado para sabermos o que nos espera. Hoje são os de EVT e TIC, daqui a algum tempo será o quê? Tudo isto está a provocar muita angústia nas escolas e se os profs já andavam dsmotivados mais desmoralizados vão ficar. O ambiente é triste e carregado de preocupações já para não falar das sequelas da famigerada ADD.

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  9. Ricardo, que medidas anda Nuno Crato a cozinhar? Desvenda lá qualquer coisa...

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  10. Este Ministro é um poço de contradições: então combate a dispersão curricular fazendo de 1 disciplina 2?
    Se n quer 2 prof na mesma sala então desdobre a turma, como há muito propõem os prof de EVT.
    O q está em causa é um projeto ideológico passadista q o Ministro quer implementar justificado-o com a crise.

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  11. 1º Ninguém pense q o problema é só de outro grupo docente;
    2º Ninguém tenha dúvidas da importância de EVT no currículo do 2º ciclo;
    3º Todos sabemos, embora nem sempre o digamos, q as competências desenvolvidas em EVT são fundamentais: q o digam engenheiros, médicos,artistas, arquitetos,mecânicos,empresários......é q pensar, projetar e concretizar os projetos é mesmo em EVT

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  12. Que palavras acertadas, Ricardo!

    Precisamos de saber "o pacote todo", não podemos viver nesta incerteza. Sou professora de EM e até à data ainda não ouvi qualquer referência à minha disciplina, da boca do Ministo. O que será que tem em mente?

    Esta apresentação das medidas "às mijinhas", com a falta de conhecimento que ele demonstra ter do próprio currículo e dos programas não augura nada de bom.

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  13. Para não me acusarem de esquizofrenia ou de querer assustar colegas de profissão, prefiro que sejam outros a chegarem-se à frente. No entanto, grande parte das medidas que parecem ser originários de Nuno Crato, já circulam por aí. Apenas optamos por não acreditarmos nelas, por serem tão más.

    Irei esperar mais algum tempo, para que outro tenha os "louros" da divulgação. É preferível e sempre poderei obter mais algum tipo de confirmação nos "entretantos".

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  14. POr favor, Ricardo Divulga as possiveis Medidas!

    SErá uma forma desta classe se unir e lutar por um Educação de Direito e DEfender a Escola Pública na qual damos todo o sangue que nos corre nas veias todos os dias.
    Divulga, por favor...

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  15. O Ricardo quererá falar do fim das reduções letivas? É essa a medida transversal que anda por aí a pulular?

    JN

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  16. Esperemos mais uns dias para ver se alguém se chega à frente. Mas volto a repetir que não deverão constituir novidade para ninguém.

    Já foram "faladas" (e continuam a ser) neste e em outros blogues de professores.

    Presumo que em menos de um mês, conheceremos a real extensão do corte na educação.

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  17. Surgiu-me um pensamento, quando soube da extinção da disciplina de TIC:

    O PPC disse que o corte nos subsídios de férias e de natal era uma medida que iria permitir evitar despedimentos....

    Então estas medidas vão originar o quê? Primeiro contribuímos com os nossos ordenados, para supostamente salvar empregos e agora vemos que os empregos vão à vida na mesma.

    Se o caso é assim tão bicudo, parece-me que estas medidas não são solução.

    Gostava de saber o que pensa fazer o governo de um país em que uma parte da população mal ganha para comer e a outra (quase metade) depois dos subsídios de desemprego acabarem o que vai fazer????

    Para acabar acho graça a quem apoia este tipo de medidas. Já me fazia confusão apoiarem o corte dos subsídios de natal e de férias, mas apoiar o envio de milhares de professores para o desemprego.... Não percebo.

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  18. Eu não sou responsável por esta situação,não votei neste governo,para quem votou é bem feito.

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  19. O grande problema de acabar com o par pedagógico em EVT é que cerca de 80% dos professores desta disciplina são do quadro dos Agrupamentos. Depois de acabarem com Área de Projeto, que levou à não contratação de 400 professores de EVT no ano letivo 2011/2012. A única solução credível é esta:
    1º- Manter o par pedagógico em EVT durante mais dois anos letivos;
    2º- Circula a informação que muitos professores de EVT pediram a reforma em 2010 e 2011. Poderão ir para a reforma à volta de mil professores. Entretanto pode-se rever/alterar o programa de EVT e preparar a escolas para essa alteração;
    Com estas medidas, os danos na disciplina serão minimizados de forma a só um terço dos professores de EVT do quadro ficarem com horários zero em 2014.

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  20. Mesmo assim, é assustador. E os de EVT que estão em QZP neste momento?

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  21. Ricardo, é muito difícil conseguirmos situar-nos. As medidas são "afloradas" às prestações, os Sindicatos pintam tudo muito negro, mas como sempre o fizeram, é difícil perceber se é negro ou cinzento...

    Algumas medidas são "atiradas a ver se pegam" e não serão mesmo para levar para a frente...

    O próprio Ministro demonstra um desconhecimento preocupante da matéria em que está a mexer, e age com base no senso comum!

    Assim não é possível termos um noção conjunta da reforma curricular.

    Contamos contigo para nos ajudares a ver a big picture.

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  22. Colegas, na reunião de conselho pedagógico da minha escola (na semana passada) foram divulgadas algumas medidas: extinção do par pedagógico de EVT, fim da redução letiva por tempo de serviço/idade, manutenção de apenas 1 língua estrangeira e fim do desdobramento nas aulas de CN e CFQ. Se isto for mesmo para a frente não há quem valha aos contratados, nos quais eu me incluo :(

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  23. Na minha opinião as medidas têm sido lançadas de forma avulsa e sem uma visão estratégica ou um plano para a educação que não seja POUPAR. Agora é assim: julgo que algumas medidas irão para a frente (fim do par em EVT e da 2.ª língua estrangeira), mas outras não (como fim do 79). No entanto, lançam-nas assim para assutar mesmo e depois recuam um pouco (se a isso se chama recuar) para as pessoas pesnarem "Eh pá, afinal não foi tão mau como se previa"!
    Enfim... estes gajos querem destruir a escola pública!

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  24. Na minha opinião as medidas têm sido lançadas de forma avulsa e sem uma visão estratégica ou um plano para a educação que não seja POUPAR. Agora é assim: julgo que algumas medidas irão para a frente (fim do par em EVT e da 2.ª língua estrangeira), mas outras não (como fim do 79). No entanto, lançam-nas assim para assutar mesmo e depois recuam um pouco (se a isso se chama recuar) para as pessoas pesnarem "Eh pá, afinal não foi tão mau como se previa"!
    Enfim... estes gajos querem destruir a escola pública!

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  25. A argumentação do par pedagógico só é válida quando associada á defesa do trabalho manual da disciplina. Por favor corrija-me se eu estiver errado!!! Esta é uma imprecisão lógica que não precisa de grande dissecação para percebermos que estamos a defender uma causa com meia razão…. É curto para derrubar o muro de uma maioria absoluta legitimada por uma urgência em cortar a direito para salvar o pais da ruína!!!! Defendamos o que é defensável. Temos toda a legitimidade na defesa do par em ET. A perigosidade do uso dos instrumentos e dos materiais e a faixa etária com a qual trabalhamos, só por si, já justificam a manutenção do par pedagógico em ET (ou em opção o desdobramento), que aliás sempre existiu, mesmo antes do 25 de Abril.

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  26. Neste contexto devemos considerar o seguinte:
    - Colocação de professores de EVT no grupo 140 – expressão plástica do 1º Ciclo e Escolas Profissionais. Salvaguardando salários e a progressão profissional equiparada aos demais.
    - No 2ºCiclo dividir a disciplina em duas, Trabalhos Manuais e Educação Visual. Em que TM continuaria com par pedagógico (ou em opção o desdobramento) e E.V com apenas 1 professor. Ambas com 90 minutos, ou seja 2 tempos lectivos cada.

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  27. O somatório destas medidas atenuaria em muito a eliminação e EVT. Seria um bom Plana B, uma vez que, o plano A me parece já não ser oportuno.

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  28. Leiam o post da ANA GUEDES.....está lá tudo. Despedimentos á vista de prof dos quadros.
    O País tem q defender a Escola....passem a msg aos Encarregados de Educação!

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