quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A confirmação...

Acabadinho de chegar à minha caixa de correio electrónico... Trata-se de uma Oferta de Escola inserida pelo Agrupamento de Escolas de Darque e que vem colocar em causa algo que foi discutido aqui ontem. O printscreen é demasiado grande para que possa ser observado com a qualidade pretendida, no entanto, eu transcrevo alguns elementos relevantes (os negritos e sublinhados são de minha autoria):

"Grupo de recrutamento: 350 - Espanhol

Motivo: Aumento de turmas (alínea h) do artigo 93º do RCTFP)

Disciplina/Projecto: leccionacao de espanhol

Número de horas semanais necessárias: 8

Data final de colocação: 20-10-2011

· Nota previa – Este concurso já foi colocado na bolsa de recrutamento para serem seleccionados professores de quadro. Antes esta vaga esteve em oferta de escola não validada centralmente como anual (ate 31 de Agosto). Independentemente do prazo que seja gerado pela aplicação informática a escola entende que este concurso corresponde a uma necessidade transitória anual e não temporária. Os critérios seguintes são referenciados por letras. Toma conhecimento? (responder apenas SIM)."

Para além disso, existe um criterioso e exaustivo rol de critérios de selecção que deixam pouca margem para dúvidas. Deixo-vos dois exemplos:

"· A – Processo – Ordenação com preferência aos profissionalizados no gr. 350 que tenham apresentado candidatura (ainda que excluídos) ao concurso nacional organizado pela DGRHE (2011) e com maior graduação profissional (sem dados de 2010-11). À graduação serão somados os dias de serviço prestados em Escolas TEIP. São admitidos para um 2º grupo outros profissionalizados que demonstrem possuir habilitação cientifica aceitável para o ensino de espanhol. Toma conhecimento? (responder apenas SIM).
· B – Responsabilidade e verificação – Os candidatos são responsáveis pelas declarações que prestam que só serão verificadas no momento do contrato. Só poderá ser seleccionado se preencher correctamente e APENAS os dados solicitados. O preenchimento deficiente detectado no processo de selecção implica exclusão automática. Toma conhecimento e procederá em conformidade? (responder apenas SIM)."

Assim falamos português...

Nota: Para acederem à digitalização em melhores condições, recomendo o acesso ao blogue "educar A educação".

21 comentários:

  1. olá ricardo, tenta dividir o printscreen para podermos ler tudo :)

    ResponderEliminar
  2. a culpa de tudo isto é do mec. as escolas fazem o que lhe dão oportunidade de fazer.
    o suplemento do director é cativante.
    o informático não deve ter ordenado de contratado ao mês.
    para que serve a inspeção?
    estou farta,quero fugir.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo,
    Não é printscreen é uma digitalização! Como o meu "dinossauro informático" não permite printscreen resolvi digitalizar. O importante é que seja divulgado. Quem não tem cão caça com gato, mas o importante é caçar.
    Todos somos poucos!
    Bem haja!
    Um abraço.

    http://educaraeducacao.blogspot.com/2011/09/transformacao-de-horarios-anuais-em.html

    ResponderEliminar
  4. Contra factos não há argumentos!
    Se isto não serve como prova, servirá o quê?
    Venham novamente dizer que a culpa é das escolas!

    ResponderEliminar
  5. Já enviei um email para esse escola com apenas uma palavra: VERGONHOSO

    ResponderEliminar
  6. Anónimo das 5.10: mandou um email para essa escola com a palavra VERGONHOSO porquê? Não percebi! A atitude deste diretor mostra transpar~encia e vem provar que a culpa, afinal, não é das escolas (ou de todas as escolas).

    ResponderEliminar
  7. A colega já leu a catadupa de critérios????? Quem se orienta ali??? Como vão ordenar os candidatos???? Quais foram as mentes que engendraram aquilo??!!? E por causa de umas míseras 8h?!??!?! Poupem-me!!!!

    ResponderEliminar
  8. O anónimo deve estar realmente equivocado! O Agrup. de Escolas de Darque é, até ao momento, aquele que apresenta mais transparência nos critérios e nas ofertas que põe a concurso.

    Catadupa de critérios? Sim. Mas parece que o anónimo deve concordar com uma colega que há pouco, ali no chat, dizia: "Fogo! Tantos critérios! Com a trabalheira que dá a preencher, nem concorro!"

    Ao menos são justos.
    Mas se calhar seria melhor ter apenas um e dizer "Continuidade Pedagógica"....

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida....
    Se todos fossem assim seria tudo tão mais simples.... e os únicos que iriam colocar entraves a OE seriam as próprias escolas pois teriam imenso trabalho de selecção.
    Se todos fossem transparentes a este nível a Autonomia plena das escolas seria fantástica. Mas isto só acontecerá se as pessoas forem chamadas à responsabilidade e responderem pelos seus actos. Caso contrário continuará tudo na mesma.

    ResponderEliminar
  10. Justo era pedir a ordem no concurso nacional e pronto. Ou então classificação e tempo de serviço. Tanta coisa para apenas 8h?!?! Até parece uma candidatura a Director! Quem se vai entender ali? Nem quem concorre, nem quem vai ter de ordenar! E não há nada melhor para haver reclamações em massa! Nem 8 nem 80!!!

    ResponderEliminar
  11. Neste agrupamento há coerência e transparência. Sejam 8h sejam 22h os critérios são sempre os mesmos. Além de o director chamar a atenção que o horário é anual, e que o erro é da responsabilidade da aplicação.

    Os critérios são claros e não há nada de tretas de continuidade pedagógica e ter leccionado em escolas do agrupamento.

    ResponderEliminar
  12. Eh pá em concordo com vocês!!! Mas só acho um exagero infundado a catadupa de critérios, apenas para arranjar um simples professor que dê umas simpls 8h de espanhol!!! Não me entendo naquilo! E a escola vai-se entender??! Por acaso já se deram ao trabalho de os ler??! Quantas horas o pedagógico este reunido para definir aquele monstro?!! Nem 8 nem 80!

    ResponderEliminar
  13. Desafio-vos a irem à aplicação e a procurarem aquele horário no QZP de Viana do Castelo, Agrupamento de Darque, e a lerem com atenção os critérios que ao todo são uns 20 e extremamente complexos!!!

    ResponderEliminar
  14. Acho que no País o Homem que pode influenciar e conversar dignamente sobre o assunto é o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa... Vou esclarece-lo para falar do tema Domingo na TVI.

    ResponderEliminar
  15. Para tirar a limpo recomendo fazer uma lista de horários temporários que tenham ido para trás e nos quais poderia ter sido colocada se fossem anuais. Em seguida telefone para a escola (o numero de telefone está na própria lista)e pergunte diractamente: O horário X é temporário ou anual?. Se ninguém atender, se não responderem ou se desconfiar da resposta confira nas listas de 2010/11 de 31 de Agosto, confronte com as reconduções, a lista do DACL e de colocação de 2011 e da 1ª BR: dá trabalho mas foi assim que já cacei um falso temporário e ainda agora comecei...

    ResponderEliminar
  16. Versão "profissional" da coisa:
    http://1.bp.blogspot.com/-teHcbp-YXvc/TnoEYefGg9I/AAAAAAAAAS4/GpuMjU7oh58/s1600/untitled.bmp

    ResponderEliminar
  17. http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=226&doc=5834

    «Com o objetivo de protestar contra esta situação e exigir a correção do problema criado, a FENPROF apela aos professores e educadores lesados pela situação, a que compareçam na próxima sexta-feira, dia 23, pelas 15 horas, junto ao MEC, nas suas instalações sitas na avenida 5 de Outubro.»

    ResponderEliminar
  18. e a contnuidade pedagogica? Afinal uma Teip não se pressupoe que as equipes nao mudem todos os anos?

    ResponderEliminar
  19. tanta coisa e no meio de tanta justiça acaba por ser muito injusto na medida em que descrimina quem ja trabalhou no projeto.

    ResponderEliminar
  20. Os critérios da Escola de Darque são muito simples. A redacção e que e complicada. No Espanhol as coisas complicam-se só porque não há profissionalizados suficientes. Por isso foi preciso colocar campos para recolher a informação desses candidatos que não constam da lista da DGRHE (que a aplicação chama critérios mas que não o são). Alem disso há vários campos preenchidos com avisos. Assim, os critérios são: maior graduação profissional numa formula que soma a graduação profissional verificável pela lista da DGRHE (tempo de serviço ate 31/08/2011) com 1 valor de bonificação por cada ano de serviço numa qualquer escola TEIP (uma das 105, não tem de ser Darque). Não há continuidades, nem aprovações da direcção, nem outras tretas dessas.... e publicam listas (vejam o site www.escolasdarque.com). E para os que dizem que para 8 horas da muito trabalho a simplificação excessiva foi o que levou aos critérios manhosos noutros sítios em que por exemplo um conceito tão objectivo como graduação pode ser a do ano, a do momento do concurso ou a do ano anterior e e preciso telefonar antes de preencher..... Nada se faz sem trabalho e neste caso o candidato médio preenche so uns 4 campos e com números....

    ResponderEliminar
  21. O mais caricato é que horários que aparecem como sendo de substituição, o 1º critério de selecção seja continuidade pedagogica.

    ResponderEliminar