quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A antecipação da reclamação


Comentário: O MEC vai antecipar o prazo de reclamações das colocações ocorridas pela segunda Bolsa de Recrutamento. Na nota informativa publicitada no sítio da DGRHE a 16 de Setembro, pode ler-se o seguinte: "A aplicação destinada aos recursos da Bolsa que correr no dia 19 estará disponível desde o dia 26 até ao dia 30, e assim, sucessivamente". Assim, aquilo que apenas iniciava a 26 passa a iniciar a 22 (segundo informação retirada do artigo cujo link coloquei acima). Consequências desta antecipação? Humm... Assim à primeira vista, nenhuma. Mas se pensarmos num dos eventuais motivos de reclamação já poderá começar a fazer sentido.

31 comentários:

  1. Ah?! Onde é que diz que começa a 22?! Eu leio que começa a 26!

    ResponderEliminar
  2. Eu digo qual é a intenção deles: como já não o podem negar, porque as escolas confirmaram que não eram responsáveis, antecipam para mostrar serviço!!!!!!!!!!!!!!
    Que cambada, não sei como conseguem dormir à noite!!!! O cinismo daquele homem a dizer que tudo tinha sido feito conforme a lei! E no fundo, até reclamamos, mas alegamos o quê? alguém me pode esclarecer?
    Carol

    ResponderEliminar
  3. Eu também tenho do que reclamar mas baseio-me em quê? Telefonemas??

    ResponderEliminar
  4. Amanhã vou as sindicato e vejo se trago de lá uma luz.

    ResponderEliminar
  5. Concordo consigo Carol! Vamos reclamar com base em que tipo de fundamentos?

    ResponderEliminar
  6. O problema está mesmo no fundamento legal da reclamação...

    ResponderEliminar
  7. Se corrigirem os horários, já esta fundamentada a nossa reclamação?

    Vera Lúcia

    ResponderEliminar
  8. Mas onde é que está escrito que o recurso começa a 22???

    ResponderEliminar
  9. No recurso alegam erro administrativo, porque o horário era anual e o sistema considerou-o temporário. Segundo a FNE o ministério vai corrigir a situação, mas gostava de saber como. Vão expulsar os professores que já se apresentaram?

    ResponderEliminar
  10. Acho que a única solução é a FENPROF descobrir algum tipo de ilegalidade recorrendo a uma análise jurídica minuciosa, que culminará na anulação da 2ª bolsa de recrutamento.

    ResponderEliminar
  11. Escrito que o recurso começa a dia 22 só mesmo nas ´notícias editadas pelo Público...em que eles afirmaram isso, mas ainda não editaram nada na página da DGRHE...
    Teremos que aguardar e ver o que aconcelham os sindicatos quanto ao recurso ...
    Pelo menos já conseguimos que admitissem o erro...agora devem estar todos de volta do que fazer...pena foi não terem pensado isso antes desta embrulhada toda.

    Ass. Paula Gomes

    ResponderEliminar
  12. Oiçam isto:

    http://www.tsf.pt/paginainicial/Noticiarios.aspx?content_id=2010943

    ResponderEliminar
  13. Amanhã quem foi ultrapassado deve fazer o Recurso. Não se perde nada. E se tiver direito ao horário como vai ser? O professor que já lá está é expulso??!!
    Pelas notícias o ministério vai corrigir a situação, mas não admite nenhuma culpa, apesar de reconhecer que introduziu uma alteração ao tempo dos contratos. E foi isso que originou este caos, mas não querem admitir. Esperemos que deixem estar a aplicaçã como sempre esteve e a tempo da próxima bolsa.

    ResponderEliminar
  14. Grécia corta pensões acima de 1200 euros em 20%. Se não fizerem algo parecido por cá, nem haverá pensões para quem está ainda no activo, nem os que trabalham verão a reposição do que lhes tiraram nos tempos mais próximos, nem os desempregados chegam a ter emprego. Vão pensando nisso.

    http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=507347

    ResponderEliminar
  15. Sim, acho que até faz sentido alegar erro administrativo, uma vez que já o reconheceram. Acho que devemos dizer que, devido a esse erro, ficaram colegas menos graduados que nós. De qualquer forma, o recurso é precedido daquilo a que els chamam a "consulta prévia", na qual expomos o caso e eles respondem. Só depois da resposta deles é que podemos, ou não, avançar com o recurso. Não dá para fazê-lo sem passar por essa "consulta prévia".
    Mesmo que seja recusado, todos devemos fazê-lo. Não queremos dar-lhes argumentos para eles poderem dizer que tanto alarido mas afinal poucos reclamaram.

    ResponderEliminar
  16. E estes horários temporários que possivelmente são anuais
    não deveriam ter saído na 1.ª bolsa?

    ResponderEliminar
  17. Segundo a FNE os horários temporários voltarão a concurso para ver se há outras pessoas melhor graduadas e que deviam ter sido colocadas. Se acontecer, então essas pessoas terão direito aos horários. Mas que os professores que já aceitaram a colocação vão mantê-la. Mas como vai ser? Dois professores num mesmo horário?!

    ResponderEliminar
  18. Para Violeta:
    Ouvi a noticia e não querendo especular ainda fiqueimais preocupada. Se os colegas que ficaram colocados se mantêm, como se mantem, metem os professores que lá deveriam ter ficado com anual e os outros ficam? Só se for até fazer um mês uma vez que os ahorários estavam por engano temporários...
    Não querendo agueirar ainda vai correr muita água...
    Custa tanto admitir e dizer ERRAMOS

    Vera Lúcia

    ResponderEliminar
  19. LEIAM BEM !!!

    "O MEC informou que todos os horários pedidos pelas escolas como horários anuais ou temporários foram assim considerados na aplicação de concursos.

    Havendo dúvidas consistentes sobre a dimensão temporal dos horários – anuais ou temporários –, o MEC procedeu a uma primeira verificação das situações, tendo detetado a necessidade de corrigir algumas delas.

    A FNE considerou que se deveria persistir na verificação da conformidade dos horários, devendo ser analisadas todas as situações que mereçam dúvidas.

    De qualquer modo, e apesar destes procedimentos, se houver docentes que se sintam ultrapassados, estes deverão reclamar no tempo devido, tendo havido o compromisso do MEC de, como lhe compete, analisar e dar resposta a cada uma das situações identificadas.

    O MEC assumiu o compromisso de, tal como a FNE exigiu, corrigir a colocação dos professores que foram indevidamente ultrapassados e que reclamaram dessa situação, permanecendo nessa mesma escola os docentes que entretanto aí tenham sido colocados.

    A FNE exigiu ao MEC que todas as situações de irregularidades sejam corrigidas, devendo os docentes que foram ultrapassados serem colocados no lugar a que têm direito, sem que o docente entretanto nele colocado tenha de sair dessa escola.

    Nestes casos a escola deverá distribuir serviço docente a estes professores."

    ResponderEliminar
  20. Não sei se isto é possível Vera Lúcia, porque entretanto, provavelmente que os colegas colocados assinaram contratos de mais tempo, no caso de serem anuais, não? Não sei! sinceramente, que salsalhada!!!

    ResponderEliminar
  21. Mas os horários temporários que na realidade são anuais já deveriam ter sido atribuídos na 1.ª bolsa. Lá se foram uns dias de serviço.

    ResponderEliminar
  22. Está bonito!...Ficam dois professores para um só horário?
    Se ficar colocado vou sugerir irmos trabalhar à vez dia sim dia não...

    Desculpem lá a minha ironia mas...não resisti.

    ResponderEliminar
  23. Queriam ver se poupavam, mas vão ter de pagar a dois professores. Saiu-lhes o tiro pela culatra. Vamos ver as cenas dos próximos episódios. QUEM FOI ULTRAPASSADO DEVE RECLAMAR AMANHÃ PARA O ME VERIFICAR A SITUAÇÃO

    ResponderEliminar
  24. Pois, Agora aparecem os Sindicatos cheios de pressa para resolver uma questão que está resolvida , se os contratados já estão a assinar os contratos!!!! Grande cambada de CHUL... que aínda descontam a Quota sabendo que no meu caso estou desempregada (aínda não recebi o subsidio de desemprego). Quem põe o pão na mesa dos meus filhos? Sr. Nogueira Perdeu esta GUERRA!!! Enquanto esteve a resolver a questão da avaliação dos Docentes do Topo (eles não são Docentes Activos qual é o problema de serem Avaliados???) Sr. Nogueira PERDEU !!! o "Sabichão" FALA FALA mas AGE o Sr.NOGUEIRA FALA mas toca a mesma bitola. Quando estiver com o SR.SABICHÃO individuo com grande futuro siga-lhe as pisadas pois pode aprender com ele. Não me identifico porque sei o que é agir e falar NÂO SOU COBARDE protego os meus filhos (que estou prestes a perder a tutela por não ter emprego e não garantir as condições básicas) Já agora Sr. NOGUEIRA sabe o que é dormir com fome? eu tenho e vou dormiscar.

    ResponderEliminar
  25. é impressão minha ou vai acontecer o caso de muitas pessoas reclamarem um mesmo horário?ou seja os candidatos nrº 212 e 213 reclamam que o 214 ficou com o horário que lhes pertencia... e aí acontece o que? vamos ter 3, 4 ou 15 professores com o mesmo horário? ou só aqueles que tiverem a sorte de escolher um horário que mais ninguem escolheu para reclamar? Julgo ser deveras importante esclarecer esta questão antes de apresentar os recursos...

    ResponderEliminar
  26. Por melhor fundamentada que esteja uma reclamação, alguém acredita que na situação actual que serão colocados dois professores num horário? O objectivo de toda esta trapalhada não foi cortar nos contratos, o objectivo das futuras alterações não é ERRADICAR os contratados das escolas?
    Então não vamos criar falsas esperanças, toda este barulho à volta da BR2 vai passar, eventualmente um ou outro caso será corrigido para mostrar serviço e vir à comunicação social dizer que está tudo certo e depois fica tudo como está.

    ResponderEliminar
  27. Pois Pedro420, tb já pensei nisso. No exemplo que deste penso que é o número 212 que fica com o horário pq é ele o melhor graduado. O 213 terá de esperar, mas sai prejudicado pq o 214, que estava atrás, entretanto arranjou um lugar e ganhou alguns dias de serviço... enfim, é uma enorme confusão!

    ResponderEliminar
  28. Os Docentes colocados na BR2 ainda não assinaram contrato nenhum, apenas se apresentaram. Quando o fazerem, os que têm tremo em Outubro, assinam um contrato de um mês, no final desse mês se a escola continuar a ter necessidade renovam, caso contrário termina o contrato.
    Se eles colocarem os professores no lugar que tinham por direito, nunca iram ficar dois professores com o mesmo horário, aplicam a lei do contrato a termo: quem ficou colocado na vaga temporária de um mês, chega ao final do mês a escola deixa de ter necessidade do docente e não renova…

    ResponderEliminar
  29. sim, mas o prazo da primeira bolsa não foi assim. quem foi colocado na primeira bolsa sai prejudicado. cheguei à conclusão que este ME é uma autêntica coboiada onde ninguém se entende nem sabe o que lá está a fazer. Se querem poupar em ordenados podem começar por ali: em quem atende (ou não...)os telefones, em quem tem 'brincado' ás colocações de professores.

    ResponderEliminar
  30. Está bonito, está........... Eu já reclamei na aplicação e junto do provedor.

    ResponderEliminar
  31. estão a mexer na massa devem ver tudo.
    a situaçao da maioria contratados foi penalizada,começando nas reconduçoes...
    no fim do ano,quando os virem ficar no quadro é que lhe dói a barriga..tempo sem interrupçao,ordenado caido na conta e tanta lagrima poupadas por tamanhas injustiças.
    não culpabilizem só o mec ,há muitos no processo responsaveis.
    o mec deve averiguar a situaçao de todos os contratados ultrapassados ,pedir justificaçoes e ouvir intervenientes.
    ige para escolas ouvir colegas,alunos,pais.

    ResponderEliminar