sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Ainda a iniciativa dos professores que se manifestaram no MEC...

O comentário que se segue foi retirado deste post e deverá merecer toda a nossa atenção, uma vez que estamos perante uma das colegas que esteve presente na iniciativa que levou cerca de 20 professores ao Palácio das Laranjeiras no dia 28 e 29 de Setembro:

"Olá a Todos, muito obrigada pelas vossas palavras de apoio e força.

Os colegas Miguel Reis e Belandina Vaz iniciaram o movimento, sao 2 vozes activas e muito VÁLIDAS e estao no FB, na pagina "Protesto de Professores Contratados e Desempregados", por favor adiram a pagina para continuarem a par das nossas acçoes.

Eu fui uma das colegas que esteve ontem no Palacio das Laranjeiras e que fui recebida juntamente com outros 4 colegas, pelo Sec. de Estado da Administração e outros 3 elementos afectos a tutela.

Abordamos os horarios anuais mascarados de temporarios, o abuso de poder perpetuado pelos directores das escolas, o facto de ja termos recebido verbas do QREN ate 2013 para as Novas Oportunidades que como deverao saber estao em stanby (e para onde foram as verbas?), e por ultimo, a questao da caducidade de contrato que nos é devida. Rebemos um vazio de respostas, sendo que a pessoa com o poder politico maximo, presente na sala, nao sabia responder a nenhuma questao, é claramente inapto para o cargo que lhe foi atribuido.
Sobre a caducidade de contrato, exaltou- se, e mencionou que, como estavamos ali, a titulo individual e nao em representação duma associação ou sindicato, ele nao teria que nos responder, e que já eramos uns priveligiados por sermos recebidos por ele, o que nunca acontecera em mandatos anteriores! Ao que retorqui que nao era sindicalizada por opçao, nem filiada pq sou liberal e penso pela minha cabeça, mas enquanto cidada, merecia uma resposta de alguem que tb eu elegi, e que o discurso dele roçava a um chorrilho de vaidade! O resultado foi como devem calcular um descontrole em alta voz do senhor inapto secretario de estado, no qual me apontava o dedo dizendo que nao admitia "isto e aquilo", saindo da sala- como lhe convinha.

Lamentavelmente, apesar dos nossos consecutivos apelos na Comunicação Social, nao ultrapassamos as 30pessoas, presentes no Palacio das Laranjeiras. Porque esperam para se juntarem a nós?? A LUTA nao se faz em casa, em frente ao portatil, a LUTA faz- se nas ruas!!! Como é que nos darão credito se os professores nao se juntam a nós??? Nós estamos a lutar pelos vossos direitos, vivemos um dia intenso, com muitas tensoes e pressoes e voces onde estavam?
Houve colegas que dormiram no Palacio das Laranjeiras para darem continuidade a acção iniciada as 11h da manha de ontem. Eu estive la desde as 11h e sai perto da meia noite, comi sandes e fruta o dia todo, mas nao arredei pé por razao alguma. Entristece- me muito a desuniao da classe, o comodismo. Quantos milhares de professores ha em Lisboa que se poderiam ter juntado a nós?

Colegas, nao desmobilizem, nao desmoralizem, estamos na LUTA e contamos CONTIGO!
E mais uma vez: Os colegas Miguel Reis e Belandina Vaz iniciaram o movimento, sao 2 vozes activas e muito VÁLIDAS e estao no FB, na pagina "Protesto de Professores Contratados e Desempregados", por favor adiram a pagina para continuarem a par das nossas acçoes.

Cristina Loureiro."

7 comentários:

  1. é realmente de louvar q alguns professores tenham a coragem de enfrentar td e todos em prol de todos os professores q estão em casa desempregados. Eu estou a 350 KM de distância, mas vou amanha à manifestação.
    Bem haja a quem se esforça pelos valores.

    ResponderEliminar
  2. Só posso agradecer a estes colegas pela iniciativa e coragem. "Coragem" parece ser cada vez mais a palavra certa. Nós somos a primeira geração pós 25 de Abril e, por isso, muitos não compreendem que o direito à palavra, à luta e à manifestação livre já foi alcançada há mais de 30 anos. Os nossos pais lutaram por estes direitos (direitos e não privilégios) e, os que seguem de perto a situação, sentem-se indignados, e até tristes, pela falta de união e do medo da nossa classe mais jovem. Penso, contudo, que não podemos querer continuar a fazer revolução com flores. Temos o direitos, temos de os exigir. Não podemos desistir da luta. Nunca.

    ResponderEliminar
  3. http://www.tvi24.iol.pt/aa---videos---sociedade/professores-ministerio-colocacoes-contratados-tvi24-ultimas-noticias/1284905-5795.html «Mostraram-nos uma folha com os motivos pelos quais se pediram horários temporários e em cerca de vinte por cento dos casos era aumento do número de turmas, o que é claramente uma razão para haver horários anuais. São estas situações obscuras que reforçaram as nossas suspeitas de que muitos horários anuais estão disfarçados de temporários». Isto constitui uma prova que houve manipulação da máquina de colocação, certo? Isto é revoltante.

    ResponderEliminar
  4. Agradeço e apoio os colegas que estiveram a dar a cara por nós.
    Podia dar mil desculpas para não estar lá. Mas sinto muito MEEEEEEEEEEEEEEDDDDDDDDDDDOOOOOOOOO das represálias! Sim, Sou COBARDE mas já fui muito castigado por falar muito o MEC sabe..........só assim é que conseguem calar at´ravés das ameaças e chantagens, mas isto terá um fim.

    ResponderEliminar
  5. A luta faz-se nas urnas de voto, caros colegas!
    Muitos professores votaram PSD, então de que estavam à espera???
    Em Portugal, infelizmente existem 2 partidos políticos: PS e PSD, e ou vai um, ou vai o outro, intercaladamente para o poder!
    Muitos escolheram votar PSD, porque acharam que estavam fartos do Sócrates, e agora? Que dizem destes tiranos???
    Manifestações?? Continuo a dizer: a LUTA FAZ-SE NAS URNAS DE VOTO!!

    ResponderEliminar
  6. Nas urnas? Que raio de cidadania é a sua?O voto só por si alguma vez mudou alguma coisa?Cambada de apáticos. Mais parece um ninja cagado do que uma tartaruga ninja.

    ResponderEliminar
  7. Professor/a há só um/a , Professor e mais nenhum! Mais; e que é isso de Contratado e Professor? Começa logo tudo por aí! Se alguém é Licenciado e Profissionalizado ainda por cima no ramo educacional, porque é que tem de ser chafurdado/a e desrespeitado/a desta forma nauseabunda em que até uma mudança de índice ex. 126 para o 151 está congelada ( e em que até hoje não se consegue perceber o porquê de se ter de estar tanto tempo sob o dito 126!!! Mas isto é alguma coisa????? Haja um pingo de tento e tino porque isto já nem tem qualificação alguma!!!! Há que começar por corrigir estes aspectos que acabo de mencionar e todos a reflectir e expôr isto mesmo!!! caso contrário é o resto do "povo" a fazer chi-chi por nós abaixo!!!!

    ResponderEliminar