quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pois...


Comentário: Sinceramente não me interessa discutir eventuais avaliações do programa "Novas Oportunidades"... Conheço demasiado bem como funciona para admitir grandes discussões relativas a este tema com outras pessoas que não professores. Todos os professores (bem... admito que existam as "excepções rosas") sabem o que as "Novas Oportunidades" valem e que tipo de formação conferem. Para ver ficção prefiro cinema...

6 comentários:

  1. Ricardo, admiro a tua paciência para escrever sobre alguns temas... Eu acabo por desistir de alguns.

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde, Ricardo. Concordo com o que dizes e com a brevidade com que o fazes! Também vou (tentar) ser breve: não é só este assunto que me escuso de comentar com quem está fora da profissão. Recuso-me a opinar, dialogar, problematizar, e outras que tantas terminadas em "ar"(!), com mentes omniscientes sobre o tema "O que é ser, o que é um Professor.". Basta de tentar expor a pertinência do saber (desde a primária ao superior)na vida pessoal e cívica. Basta de tentar aflorar que, para além da auto-formação, todos precisam de um guia para desenvolver esses saberes.
    Estou saturada, cansada e a conversa (já) não leva a lado nenhum (independentemente do grau, do estatuto, da profissão)!
    HG

    ResponderEliminar
  3. Mas em que parte de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências está a palavra "formação"? Acho que alguns colegas têm dificuldades em admitir que através da experiência de vida das pessosa também se adquirem competências e conhecimentos. Não é só na sala de aula.

    ResponderEliminar
  4. " também se adquirem competências e conhecimentos. "
    Nada a obstar desde que não sejam equivalentes à escolaridade.
    Entre certificar competências e dar equivalência à escolaridade há uma enorme diferença.

    ResponderEliminar
  5. "Entre certificar competências e dar equivalência à escolaridade há uma enorme diferença." Qual? E há uma questão que convém clarificar, não é dar equivalência, é atribuir grau de escolaridade. De todas as asneiras do governo PS esta é das mais insignificantes e até a mais defensável, digo eu.

    ResponderEliminar