quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Pois...

Cavaco promulgou diploma que extingue Área de Projecto.

Comentário: Continuamos a anuir aos cortes no sistema educativo português... Em Setembro de 2011 muitos irão poder constatar in loco aquilo que agora parece estar muito distante. E se já agora é tarde, quando chegarmos a Junho ou Julho, o processo será mesmo irreversível. Os números dos cortes e as suas consequências são conhecidos... De que é que será que estamos à espera? Ahhh... Já me esquecia, como os culpados desta "estado de sítio" são os sindicatos não vamos fazer nada que é para os castigar! Isso é que é relevante... Castigar os "malandros" dos sindicalistas que nos enterraram! Pois... Mas quando chegarmos a Setembro não serão os "malandros" dos sindicalistas a serem castigados, mas sim os professores.

13 comentários:

  1. Se todos abrissemos os olhinhos e parássemos de bater no ceguinho do costume, isso é que era conversa!Esta letargia preocupa-me...

    ResponderEliminar
  2. Pois é todos acham que devemos parar de "bater no ceguinho". Todos estão de acordo de que se deve lutar
    TODOS SABEMOS QUE ISTO ESTÁ MUITO MAL, mas onde estão as propostas concretas? Chega de análises meramente teóricas. Queremos saber das formas de actuação para combatermos a degradação do ensino em Portugal! Seria interessante que elas começassem a surgir, não?
    Obg Ricardo por continuares a espicaçar as consciências adormecidas.

    ResponderEliminar
  3. Depois do Baptizado feito, não faltam padrinhos!

    Sempre "atentamente",

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Para m&m
    Já teve 2 acções de luta:
    1 manifestação e 1 greve. Em ambas o nível de participação dos professores foi muito baixo.
    Só espero que nas próximas acções que estão para vir (e que apesar de não serem conhecidas já estão a ser criticadas) participe.

    ResponderEliminar
  5. Este marasmo sufoca. Estamos à espera de quê?
    São milhares de postos de trabalho em risco, horários zero,avalições fantoche,burocracia sem fim, enxovalho na praça pública...
    Vamos fazer birrinha contra os sindicatos?Alguma coisa tem que ser feita...A maioria dos profs sente-se perdida...Unamo-nos por favor!

    ResponderEliminar
  6. Muito bem, Ricardo.
    Permite-me dizer-te que o reparo surtiu efeito... É este o espírito mobilizador que se espera (e quase sempre assisti) neste tipo de blogues para acicatar o torpor dos professores (e dos sindicato?)e ser o portador de uma mensagem de esperança mas que apenas obterá resultados com a união e a luta dos professores... Eu acredito. apenas precisamos de líderes entre nós, professores.
    El Greco

    ResponderEliminar
  7. Advogado do diabo;
    Para que saiba, sempre aderi às lutas propostas pelos sindicatos, nomeadamente à última greve. Aderi,não apenas porque sou sindicalizada, mas porque vejo que o ensino no nosso país corre sérios riscos. Pouco, para não dizer NADA, beneficiei das lutas em que participei, já que continuo a contratos há 16 anos. Portanto, pela parte que me toca, recuso advertências acerca da parca adesão às contestações. Digo-lhe, no entanto, que urge reinventar NOVAS FORMAS DE LUTA, já que as clássicas têm falido.

    ResponderEliminar
  8. Greves de 1 dia... Arruadas a gritar palavras de ordem... Por favor!!! Mas ainda alguém acredita que isso tem algum efeito? Já pensaram que se calhar muitos professores estão saturados de ver sempre as mesmas formas de luta.

    Greves de zelo, greves às avaliações, greves aos exames, greve por tempo indeterminado, encerrar escolas, sei lá... Há tanta coisa que se pode fazer. Já sei, já sei que vão dizer que os alunos não devem ser prejudicados blá, blá, blá... Mas é também por eles que fazemos isto.

    Agora greves de 1 dia que só serve para ficar sem o dinheiro ainda por cima num casal de professores, desculpem a frontalidade mas já não contam comigo...

    TEMOS DE SER MAIS RADICAIS!!!

    ResponderEliminar
  9. Neste momento os únicos que se estão a movimentar e a chamar a atenção de todos os colegas para estes efeitos são os colegas de EVT!!! Basta ver o site da APEVT!!!!É um exemplo a seguir para não sermos todos cordeirinhos!!!

    ResponderEliminar
  10. E não entendo e acho que nunca vou entender!
    As culpas parecem uma bola de ping-pong e ninguém faz nada! RIGOROSAMENTE NADA...
    Há que pensar em algo com grande impacto: deixarmos de leccionar durante um, dois ou se necessário 3 meses! Cumprirmos horários mas não trabalhamos durante esse tempo!
    Seria uma ideia!

    ResponderEliminar
  11. Congratulo-me com as propostas mencionada anteriormente. Apenas com medidas mais drásticas se porá ordem na casa. É bom recordar que o modelo de avaliação plagiado do Chile pelo incompetentíssimo Valter Lemos, foi retirado do sistema chileno depois de uma greve a longo prazo. Teremos nós de suportar esta farsa, quando os seus “autores” o rejeitaram?

    ResponderEliminar
  12. Irei voltar a este post logo que possível, fazendo alguns recortes de determinados comentários. Pela pertinência do tema e por aquilo que pude constatar das vossas opiniões poderá ser interessante continuar a debater isto. Poderão surgir ideias que poderão ser sugeridas de forma mais pública aos sindicalistas...

    ResponderEliminar