segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Há mais de 2 anos que ando a defender isto

“Posso sim, podemos sim, cumpri-la escrupulosa e massivamente. Sem querer legitimar aquilo que contesto, é exactamente isto o que eu sugiro. Não na base do ‘se não podes vencê-la junta-te a ela’, mas, opostamente, como estratégia ludista: sobrecarregar a máquina e obrigar a implosão.

Se considero hoje difícil uma recusa como aquela que ocorreu aquando dos objectivos, considero ainda possível a entrega massiva de pedidos de aulas assistidas, mesmo fora do prazo. Se algumas escolas o fizessem, isto, localmente, implodia; se muitas escolas o fizessem o sistema pura e simplesmente explodia.”
(http://educar.wordpress.com/2011/01/28/que-fazer-um-contributo/)

Eu e o Hzolio andamos a defender esta forma de luta há mais de dois anos. Se duvidam, podem ler o que escrevi aqui (http://profslusos.blogspot.com/2010/06/balancos-parte-ii.html).

O que também não me esqueço foi da forma como foram tratados aqueles que defenderam este tipo de luta, pelo que vai ser muito interessante ler o que vão escrever muitos dos que tanto criticaram (e muito recentemente o fizeram). Algo me diz que vai ser dificil comprar queijo nos próximos tempos!

Advogado do Diabo

2 comentários:

  1. Também concordo. Tinha ainda outra consequência: era obrigar as escolas a simplificar processos. Porque se é verdade que a lei é complicada, ainda mais verdade é que muitas escolas conseguiram complicar ainda mais, exigindo papéis e relatórios que não estão previstos em lado nenhum. Basta ver a importâcia que tantas escolas deram aos OI que, por lei, são FACULTATIVOS!

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  2. Nunca estive tão de acordo...
    Já na outra avaliação simplex defendi a estratégia de que a melhor opção era demostrar que o modelo não seria possível de por em prática. Ninguém me ouviu e, numa reunião sindical até fui olhada "de lado". Se naquela altura todos tivéssemos pedido aulas observadas, não 2, mas 3 e tudo o resto a que o ME achava que tínhamos direito, o modelo teria abortado".

    Este ano fui nomeada relatora, não sei bem o motivo, mas mais uma vez não fui esclarecida, no entanto também pedi aulas observadas pq continua a defender que só "bloque ando" a modelo poderemos fazer valer a nossa razão. E não pensem que vamos ter apoio moral dos sindicatos, temos de ser nós a provar que tudo isto é absurdo e impraticável.
    alex

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