quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Blá... Blá... Blá...

Ministra nega interferência na selecção de escolas em estudo da OCDE.

Comentário: Nem estou muito interessado em saber se ocorreu "interferência" por parte do Ministério da Educação... Não acredito que tenha ocorrido... E mesmo que seja verdade? O que é que isso vai contribuir para a minha felicidade? Até podem aparecer por aí mais 100 "bíblias" estatísticas que não vão mudar uma vírgula naquilo que eu observo diariamente ou estou habituado a viver na escola pública (foram algumas as escolas por onde eu passei desde que Sócrates está à frente dos rumos da nação). As conclusões do PISA 2009 (com população controlada ou não) apenas estão a servir para legitimar muitas malfeitorias (adoro esta palavra) feitas pela anterior equipa ministerial (erradamente, mas isso também já nem me interessa) e para argumentar futuros cortes. É isso que me interessa... E um estudo que até poderia ter valor consegue ser desvirtuado na sua raíz pelos políticos portugueses.

Olhem para este exemplo, retirado da notícia acima: "Isabel Alçada começou por salientar o trabalho realizado pela anterior equipa ministerial, constituída por Maria de Lurdes Rodrigues (ministra), Jorge Pedreira e Válter Lemos (secretários de Estado), afirmando que as medidas aprovadas anteriormente "estavam certas" e "Portugal criou uma verdadeira cultura de avaliação, tanto dos alunos como dos professores".

Ficaram enjoados? Não? Eu fiquei...

3 comentários:

  1. O rei vai nú...

    Mas quem será realmente que sente o frio?

    ResponderEliminar
  2. Se calhar existiu manipulação.
    Do processo de sellecção das escolas e dos alunos sei muito pouco.
    Só sei que a escola onde estava foi escolhida e 2 dois alunos eram da minha turma d0 9º ano.
    Será que estava numa escola de "elite" e estes dois alunos eram os "génios" da turma?

    Segundo a SIC, em 2008, a escola ficou em:
    - no secundário em 399º (3ª em 6 escolas secundárias no concelho);
    - no básico, em Português ficou em 932º;
    - no básico, em Matemática ficou em 1053º.
    Quanto ao "génios", na minha disciplina foram os unicos que tiveram negativa no final do ano!

    Sabem qual foi a contribuição destes alunos para a manipulação?
    Faltaram ao à prova!

    ResponderEliminar
  3. Esta Alçada é uma tia apalhaçada que apesar de diferente no aspecto (leia-se, forma com lida com a comunicação social e afins) é igual em conteúdo aos seus antecessores: "deixa-me apenas parecer que estou a fazer algo realmente importante, bem estruturado e que vai mudar a Educação em Portugal"...

    Asco e mais asco...

    ResponderEliminar