quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Concurso de 2011 "cancelado".

Concurso extraordinário de professores cancelado.

Concurso extraordinário de docentes não decorrerá em 2011.

Governo cancela concurso extraordinário de professores.

Ministra confirma que não vai haver concurso em 2011.

Comentário: Com a excepção de um ou outro colega mais afastado da realidade ou crédulo, era perfeitamente expectável que aquilo que nunca foi "gerado" oficialmente pudesse ser "abortado" sem que a lei fosse infringida.

2011 já é "carta fora do baralho" em termos de novos ingressos em quadros... E 2012? Algo terão de fazer, podem é "cortar" fortemente nas vagas... Nos entretantos e a ocorrer um concurso nacional, parece-me que será apenas para professores dos quadros de zona, de escola agrupada ou não agrupada. Eventualmente para eliminarem de uma vez por todas (ou pelo menos tentarem) os quadros de zona pedagógica.

Se até aqui pensavam que o panorama já estava negro, então preparem-se que 2011 será um autêntico "buraco negro".

17 comentários:

  1. O Arlindo vai ao encontro dessa ideia de um concurso para mobilidade e a mim parece-me uma hipótese com pés para andar porque (1) pode ser uma janela de oportunidades para reduzir o número de contratados, um dos desígnios do PEC, (2) não implicando admissões, poderia ser um caminho da tutela para reduzir a contestação social entre professores e (3) poderá ser uma forma de contornar o concurso de 2013.

    ResponderEliminar
  2. Então e a parte de não haver Area Projecto e Estudo Acompanhado para o ano!?


    E esta heim...

    ResponderEliminar
  3. Ena ena... Lá vou eu continuar desterrado!!!

    ResponderEliminar
  4. Continuo sem entender como algo que não foi "gerado" pode ser "abortado". Nem a geração espontanea consegue explicar esse "milagre"!!!


    C.Pires
    Não precisa de qualquer concurso para reduzir os contratos. As medidas previsats no Orçamento vão tratar disso.
    Bem pelo contrario. A experiências dos TEIP mostrou que concursos internos sem concursos externos leva a um aumento da contratação.

    ResponderEliminar
  5. Para Advogado do Diabo:

    Não podes continuar algo que só agora iniciou. Ou já tinhas pensado nesta hipótese antes? No entanto, como estou bem humorado até te vou dar uma possível alternativa para chegares a uma conclusão:

    "A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos. Na Literatura, a ironia é a arte de gozar com alguém ou de alguma coisa, com vista a obter uma reacção do leitor, ouvinte ou interlocutor.

    Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo. Para tal, o locutor descreve a realidade com termos aparentemente valorizantes, mas com a finalidade de desvalorizar. A ironia convida o leitor ou o ouvinte, a ser activo durante a leitura, para refletir sobre o tema e escolher uma determinada posição."
    (Fonte: Wikipédia).

    Não está relacionado, no entanto, pode ser interessante:

    http://www.carqueja.com.br/pagina6.htm

    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Para C. Pires: É um raciocínio que faz todo o sentido, se bem que com o PEC III (tal como disse o Advogado) o Governo não necessita de grandes argumentos.

    Aliás, nunca necessitou de muitos e agora, menos. A CRISE é o único argumento. Pelos menos para quem nos governa e se governa.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Para RS: Isso é mais uma das cerejas no topo do pão de água (bolos só se forem em festas dadas pelos nossos governantes".

    ResponderEliminar
  8. Errata: Estudo Acompanhado, não. "Apenas" A.P.


    Ponto 6: http://www.portugal.gov.pt/pt/GC18/Governo/ConselhoMinistros/ComunicadosCM/Pages/20101014.aspx

    ResponderEliminar
  9. facilmente entendemos que este concurso só iria servir para colocar os DACL, no meu grupo 620 temos 400 especies destes,neste sentido a entrar para QA seriam estes e nunca os contratados. Cumprimentos

    ResponderEliminar
  10. Tal como milhares de jovens estou cada vez mais a ver a minha vida estagnar e sem vista para uma resolução. Agradeço aos milhares de pais que olham pelos filhos com idades entre os 30 e os 40 anos. Dou muitos beijinhos à minha mãe. Só tenho pena de ainda não poder constituir família.

    Vai ser abolida a área de projecto e ser reduzida as horas de biblioteca normalmente aplicadas aos prof do quadro. Estamos feitos

    ResponderEliminar
  11. Desculpem-me a ingenuidade...
    O concurso referido é o concurso normal de docentes?
    Obrigado,

    Ricardo.

    ResponderEliminar
  12. Ricardo,

    Não sei o que pretende com concurso normal (o de 2009 foi pouco disso...) nem sei se percebi bem a sua pergunta. O concurso que antes de ser já não é seria um concurso interno extraordinário entre o de 2009 e o de 2013. Não está em causa o concurso anual. Pretendia-se ultrapassar algumas das injustiças cometidas no concurso de 2009.

    ResponderEliminar
  13. O concurso para evitar gastos não precisa ser só de mobilidade caros colegas. Um concurso de integração nos quadros dos professores com mais de dez anos de serviço, é possível.Se é mesmo uma questão de justiça, então basta colocarem os professores contratados nos quadros e manterem o seu escalão , até melhores dias.
    Que acham? Pelos vistos é só mesmo uma questão mesmo de justiça e vontade de a concretizar.

    ResponderEliminar
  14. Para a último anónimo,

    há uma diferença:

    Para entrar no quadro, regra geral, é necessário ir para longe. Muitos professores a contrato, sobretudo os com mais anos de serviço, estão perto da residência.

    ResponderEliminar
  15. Daniel
    Se esses contratados estão colocados perto da sua residência é porque aí têm vagas. Acha que as vagas só se encontram a mais de 100Km da residência de quem concorre? Não percebi o seu raciocínio...

    Outra coisa: o cancelamento do concurso para 2011 não é nenhuma novidade, nem se deve à crise. O concurso para ingresso nos quadros há muito que foi cancelado. Parece que já ninguém se lembra que foram ZERO as vagas para a maioria dos grupos no último concuso. Foi aí que ACABARAM as entradas.

    ResponderEliminar
  16. Essas vagas serão ocupadas por professores dos quadros que se encontram longe da residência. Falo pela zona que conheço melhor, grande Porto, onde há muitos professores ainda a trabalhar em Vila Real, Guarda, Lisboa e Alentejo. Os contratados irão para as escolas onde estes libertam vagas.

    Admito que nalgumas zonas do país seja diferente.

    ResponderEliminar
  17. A vinculação dos Professores contratados com mais de 10 anos de tempo serviço reuniu um consenso alargado na AR. Daí ter havido um projecto de resolução que recomendava a abertura de um concurso extraordinário em Janeiro de 2011. Era bonito que entre os Professores se gerasse também um largo consenso sobre esta matéria. Seria um importante passo para a resolução, ainda que parcial, da injustiça social que é ter 10, 15 ou mais contratos com o ME.

    ResponderEliminar