quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Metas atrasadas...

No Público a 16/09/2010: "As metas de aprendizagem por ano e ciclo de ensino deveriam estar disponíveis a partir de ontem na Internet. O Ministério da Educação atrasou-se e justifica que "até ao final do mês serão divulgadas no site. Porque neste momento estão a ser apresentadas aos directores de agrupamentos".

Além destas, os directores estão também a conhecer as metas do Governo para o sucesso educativo até 2015 - que Isabel Alçada pretende anunciar só no início da semana.

Contudo, ouvidos pela agência Lusa, os directores que já se reuniram com a ministra avançam que o Governo pretende que a taxa de retenção do secundário desça de 18,7 para 12 por cento. A taxa de retenção e desistência deverá ficar pelos dez por cento no que se refere ao 3.º ciclo (contra os actuais 13,8 por cento), pelos cinco por cento no 2.º ciclo (7,5 por cento) e pelos dois por cento no 1.º ciclo (3,4 por cento). Quanto aos exames do 9.º ano, a intenção é aumentar em quatro pontos percentuais as classificações positivas a Língua Portuguesa (este ano, 69,6 por cento tiveram positiva) e a Matemática (51,3 por cento). Quanto à taxa de desistência, deverá ser inferior a um por cento aos 14 anos, dois aos 15 e abaixo dos quatro aos 16 anos."

Ver Artigo Completo (Público)

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Comentário: No mínimo é estranho avançarem com o anúncio da "coisa" e depois voltarem a metê-la no "bolso". Se era para isto, o melhor mesmo é utilizar a estratégia "concurso de docentes", ou seja, não há datas, depois logo se vê. Se não for agora é depois... A justificação para o atraso é que é no mínimo suspeita: "Neste momento estão a ser apresentadas aos directores"?? Mas há um número limitado de cópias?? Estarão todos em papel tipo acórdão da Casa Pia e à espera de compilação?? Vamos ver o que acontece...

Quanto às metas do Governo para o sucesso, taxas de retenção e companhia, nem vale a pena estar a pronunciar-me... Acho este tipo de objectivos completamente irreal e não tenho grandes dúvidas em afirmar que fomenta o "vício" em termos de sucesso educativo. Mas isto levar-nos-ia a outras conversas...
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1 comentário:

  1. Extracto de uma justificação para a não entrega de metas numa escola perto de mim: “(…) Infelizmente, o meu esforço, empenho e dedicação e o forte desejo de sucesso que anseio não são, só por si, suficientes, uma vez que não se pode encarar o aluno como uma parte passiva do processo de ensino-aprendizagem e, nessa perspectiva, como representante da outra parte activa, o aluno tem um papel determinante no seu sucesso. Há, assim, pelo menos, claramente duas partes envolvidas no mesmo desafio. Acresce o facto de haver, inegavelmente, causas exteriores à escola (vivência cultural, ambiente sócio-económico…) que são ponderadoras do sucesso escolar.
    Realço, ainda, que mesmo só considerando números, e porque a classificação sumativa, no 3º ciclo, é expressa numa escala de 1 a 5, avaliar o sucesso escolar pelo número de negativas e positivas será, no mínimo, uma perspectiva redutora (…)”
    Um abraço.

    P.S. As metas estão para o ensino, assim como as palavras da Sr.ª Ministra estão para um discurso de abertura do ano lectivo!

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