sexta-feira, 14 de maio de 2010

Ministra recebida com manifestação de estudantes.

No sítio do IOL Diário a 14/05/2010: "Cerca de 20 alunos do 11.º ano manifestaram-se contra o actual regime das aulas de substituição e dos testes intermédios, esta sexta-feira, durante uma visita da ministra da Educação à Escola Secundária de Pombal, em Leiria, avança a Lusa.

À saída da governante daquela escola, os jovens, empunhando cartazes e exibindo uma faixa, exprimiram descontentamento com a forma como estão a funcionar as aulas de substituição e os testes intermédios, protestando também contra «as faltas sistemáticas» de alguns professores.

«Ou se acaba de vez com as aulas de substituição ou então devem ser professores da mesma disciplina a dar a matéria do programa», sublinhou Mário Martins, aluno da área de Ciências e Tecnologia.

Em relação aos testes intermédios, o jovem disse que os manifestantes preconizam que se realize apenas um anualmente e abrangendo a matéria relativa a só um ano lectivo.

«Com as faltas sistemáticas dos professores, a matéria não é dada ou é dada a correr», explicou, por seu turno, Sofia Dias, aluna do 11.º ano da área de Humanidades.

A ministra da Educação, Isabel Alçada, visitou a Escola Secundária com 3.º ciclo de Pombal, esta sexta-feira, deslocando-se depois a vários estabelecimentos de ensino em Coimbra e na Figueira da Foz."

Ver Artigo Completo (IOL Diário)

------------------------
Comentário: 20 alunos apenas... Mas foram os suficientes para terem algum relevo na comunicação social. Mais do que alguns professores conseguem ter. O protesto contra as faltas sistemáticas dos docentes até poderá fazer algum sentido, no entanto, a proposta avançada pelos mesmos, como solução para o problema é que deverá cair "saco roto". Sim, porque as aulas de substituição da forma como estão são consideradas como componente não lectiva. Se forem professores das disciplinas a "dar matéria" (como estes alunos sugerem) já não seriam aulas de substituição, mas sim componente lectiva. E essa é paga como horas extraordinárias...
------------------------

2 comentários:

  1. Ora, nem mais! Equanto às faltas dos professores (que os alunos se queixam), já pensaram que podem ser por os professores andarem cansados de tanta aula de substituição?
    Eu, por mim falo. Tenho 6 horas de aulas de substituição ( e tenho 30 anos de serviço) resultado quando vou dar as minhas aulas a sério, já vou muito cansada... e portanto asminhas aulas são prejudicadas.

    ResponderEliminar
  2. Ainda tenho colegas a faltar para ir de fim de semana prolongado... eticamente muito discutível!

    ResponderEliminar