sexta-feira, 23 de abril de 2010

Como?

Dica #1: Afaste-se dos blogues que insistem em publicar posts sobre o estatuto e a avaliação de desempenho; Mas se é masoquista, continue a perder o seu tempo a autoflagelar-se.

Comentário: Bem... Eu escrevo sobre o estatuto e a avaliação do desempenho a um ritmo quase diário e de uma forma ou de outra, acabei por me sentir tocado por esta "dica" (se bem que saiba que não me é dirigida). Tenho grande estima pelo Ramiro Marques, mas esta "dica" é realmente estranha se pensarmos na raíz do blogue (recordo que antes se denominava ProfAvaliação e baseava muito dos seus conteúdos na avaliação e no ECD) e ainda mais complicada de compreender quando sabemos que para lutar é necessário estar informado sobre os motivos dessa luta. Não é masoquismo... É informação, tratamento de informação e eventualmente opinião sobre essa informação. Não devemos negar as nossas raízes, Ramiro, e até para mim que me considero racional e ponderado, esta tua "dica" deixou-me um pouco de sabor amargo na boca. Em conclusão: achei excessivo, principalmente vindo de alguém que granjeou um sério trabalho na blogosfera (e não só) e que muitos (incluindo eu) admiram.

15 comentários:

  1. Só posso acreditar que seja um post para acordar os colegas adormecidos, e que conseguem passar os dias sem sequer mostrar interesse no caminho que toma o Estatuto e outras ...da sua carreira.
    Espero que sim...

    Aliás para ver o "adormecer" que existe basta ver o mail que circula contendo um post aqui do blogue relacionado com uma proposta de Estatuto que já tem um mês de atraso. Mas que se aquela situação já é ultrapassada, que sirva pelo menos para "despertar" para todas as outras.

    como quero acreditar na ironia da dicas, acrescento outra:

    Dica#7: Fugi da informação, ou podereis ver a verdade!

    ResponderEliminar
  2. Cada um é senhor das suas decisões, mas como eu só cheguei ao conhecimento do blogue do Sr. Ramiro por ser “masoquista” e me querer informar sobre questões ligadas à educação, deixei de o frequentar quando vi da parte dele esmorecer, e não quero de modo algum tentar desvendar/advinhar as razões para tal facto, o interesse por debater certos assuntos.
    Neste momento o blogue do Sr. Ramiro (não sei mesmo se não deveria chamar-lhe montra tecnológica) parece mais virado para o eduquês, o que até não será de todo desajustado, e para a divulgação e utilização de meios de comunicação mais avançados e modernos. Os conteúdos perderam qualidade e actualidade, para já não falar de valor opinativo e acuidade intelectual. Assim sendo fiz o que tinha a fazer, deixei de lá ir.
    Proponho então a Dica nº1 = não vá ao blogue do Ramiro, seja mais moderno e antes “twite”!

    ResponderEliminar
  3. O blog do ramiro marques há muito que deixou de ter valor. Quando lá entro a pub é tanta que parece que estou perante a secção de anúncios do JN. As opiniões dele já não me dizem nada. Fiquei a conhecer este blog pelo dele mas já o removi dos meus favoritos há para aí 2 meses. Como foi possível transformar tanto trabalho numa autêntica lixeira tecnológica. Continua como estás, ricardo.

    ResponderEliminar
  4. Bem cedo chamei a atenção deste aspecto (não no meu blogue, onde tenho "malhado" que chegue nele) e não creio, apesar de alguns terem tentado fazer-me crer, que seja só um mero exercício de ironia... infelizmente.

    ResponderEliminar
  5. o que estavas à espera do ziguezagueante ramiro marques que vai alterando a sua opinião ao sabor das visitas e dos lucros da publicidade. já reparaste na quantidade de sites que ele tem???? é impossível manter a qualidade com tantos produtos. saudades do início do profavaliação ou do ramiromarques? muitas. o que agora temos é uma sombra do que foi apenas explicada pela fama conseguida ao longo destes ultimos anos. a debandada do blog dele é geral e ele bem tenta jsutificar que prefere comments no face ou no twita mas não convence. tal como o colega anterior só espero q não mudes aqui o espaço só pelo lucro fácil da publicidade, que também tens mas que sei que não te molda o juízo.

    ResponderEliminar
  6. Vou fazer uma questão importante:

    MAS QUEM É QUE AINDA LIGA AO RAMIRO???? Please.

    ResponderEliminar
  7. FINALMENTE!!!!!!!! Finalmente o transmontano autor deste espaço mostra que tem coluna vertebral e ataca sem pudor a nódoa em que se transformou o blogueiro Ramiro Marques. Muito bem. Já tinha desistido de esperar por esse rebate de consciência e de carácter.

    ResponderEliminar
  8. Para JedWar: Eu também quero acreditar no que escreves... A realidade que relataste é uma daquelas verdades que custa ler, mas que ninguém pode ignorar. Os assuntos que são aqui (e em outros blogues) debatidos e explorados demoram imenso tempo a ser tema de conversa na sala de professores.

    Parece-me que existe no post do Ramiro uma grande dose de ironia, que quero acreditar seja bem intencionada.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Para antónimo: Começaste a tua intervenção por aquilo que eu defendo: Cada um é livre de opinar e de optar. A opção do Ramiro tem sido no sentido da mudança relativamente ao inicialmente definido.

    Será melhor? Será pior? Bem... Existem opiniões para todos os gostos, Não irei referir a minha opinião geral aqui, pois apenas referi uma frase de um post onde me senti atingido e que não gostei. Quanto ao resto, as visitas ao blogue do Ramiro são suficientes para atestar o sucesso que ele tem.

    ResponderEliminar
  10. Para J.: Discordo de ti. Continuo a achar que o blogue do Ramiro tem valor. Não é pela publicidade que um blogue tem que podemos aferir o grau de interesse do mesmo. Eu próprio tenho publicidade do Google...

    Quanto às opiniões, tal como já referi, são isso mesmo. E valem o que valem...

    E quanto à "linha editorial" deste blogue, ela irá continuar tal como está desde o início.

    ResponderEliminar
  11. Para Dr.Shue: Parabéns pelo regresso. Já te tinha tirado do meu blogroll pois pensava que tinhas encerrado a loja de vez. Vou ver se te volto a colocar na lista.

    Quanto à tuas chamadas de atenção: Já me tinha apercebido que tens andado ocupado com o Ramiro, mas como sempre, tento optar por não intervir em situações polémicas principalmente quando as pessoas envolvidas recolhem estima da minha parte.

    Quanto à ironia: Ainda não tenho as tuas certezas e provavelmente nunca as terei.

    ResponderEliminar
  12. Para Zeus: Tenho coluna vertebral? Claro que sim. Ainda estava em gestação dentro do ventre materno e já a possuia (se bem que não nas estapas de gestação inicial).

    Atacar? Não ataquei ninguém... Apenas escrevi a minha opinião da forma mais simples e educada, exigível quando estou a "falar" de alguém que respeito.

    O seu comentário visa nitidamente criar conflitos. E isso sim é falta de carácter!

    ResponderEliminar
  13. Este post do Ramiro poderia ter o título: "Mau perder". Ramiro sempre insistiu na avaliação por entidade externa (ensino superior). Com o acordo das pizzas perdeu o pé e, infelizmente, a cabeça.

    ResponderEliminar
  14. Falta de senso de humor...Até achei giro.

    ResponderEliminar
  15. Esta coisa dos blogs tem que se lhe diga. É mais do que certo que há umas montras de vaidade, que o umbiguista mor tem percorrido na sua ardilidade e subtileza. Quanto a mim, não há nada que me dê mais prazer do que malhar no sousa &Lda, leia quem quiser. Prezo manter alguma divulgação sobre a luta dos professores e que isto dê algum prazer a quem lê e a quem escreve, por isso, como já repararam, escrevo quando me apetece, e os meus amigos aparecem quando querem. Quanto a esse senhor, como alguém disse, e numa duvida minha: não é ele também pertencente ao eduquês?

    ResponderEliminar