segunda-feira, 22 de março de 2010

Possibilidade de crime público.

Agressões a professores podem ser crime público.

Comentário: Que bom seria se esta proposta da FENPROF passasse a ser uma realidade! A principal vantagem desta alteração é a seguinte: deixa de ser necessária uma queixa do professor agredido para que o caso seja investigado. O que seria excelente, pois muitos professores não fazem queixa com medo de represálias... E não me refiro apenas às represálias dos alunos e familiares dos mesmos.

Também achei bastante interessante uma outra proposta da Fenprof, relativa à possibilidade dos professores passarem a ter o estatuto de autoridade pública e a figura jurídica da presunção da verdade, no entanto, será quase irreal que ela venha a ser aplicada. O Governo nunca iria deixar que isso acontecesse.

Nota: Para lerem as restantes propostas da FENPROF, cliquem aqui.

3 comentários:

  1. Parece muito, mas não passa de muito pouco! Resolveria casos extremos e teria um efeito dissuasor, porém não dá educação aos nossos alunos, às suas famílias, nem tão pouco o “saber dar-se ao respeito” a alguns professores!
    Não sei como se pretende acabar com alguns problemas, como este, com soluções que só surgem no calor do mediatismo. Isto não é pensar educação! Isto é tentar educar sem um horizonte educacional e cultural bem definido! Porém não me admiro que quem não tem não possa dar!
    Mas se o problema é o começar, então que comecemos por aqui!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. A notícia para enganar totós.

    Desde 2007, no âmbito da reinvindicação da FNE está medida ficou assegurada.

    http://profslusos.blogspot.com/2007/02/agresses-professores-devem-ser-crime.html

    http://www.ionline.pt/conteudo/52283-agredir-professores-ja-e-crime-publico

    ResponderEliminar
  3. Para arlindovsky: Foi o meu caso, no entanto, parece-me que foi o cansaço a "falar" mais alto.

    Agradeço-te a correcção.

    ResponderEliminar