quarta-feira, 3 de março de 2010

Greve Nacional - Administração Pública (4 de Março).

Motivos? Segundo consta no sítio da FENPROF, são os que se seguem:

1. Aumento real dos salários;

2. Contagem integral do tempo de serviço prestado para efeitos de carreira;

3. Eliminação das quotas na avaliação de desempenho;

4. Pensões de aposentação justas.

Quanto à greve em si: Façam aquilo que a vossa consciência dita e não o que o desacordo com os sindicatos poderá impôr.

13 comentários:

  1. Ricardo,

    As quotas na avaliação de desempenho não foram negociadas entre o ME e sindicatos.

    Carlos Moreira

    ResponderEliminar
  2. Para Carlos Moreira: Efectivamente tens razão. Estava a confundir... Peço desculpa. O cansaço estes últimos dias está a falar mais alto.

    Irei remover essa parte do meu post. Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Ricardo
    Amanhã, faço o mesmo: publico o cartaz. cada professores deve agir de acordo com a sua consciência.

    ResponderEliminar
  4. Tentei mandar-te várias vezes um mail com a resposta do MN `a questão dos QZP.Como não sei se recebeste,aqui vai:

    Caro Colega,

    Só por ignorância (ou má-fé, o que, admito, não será o caso) se pode afirmar que os QZP são agora eliminados. Os QZP foram eliminados há 3 anos com a publicação do Decreto-Lei 20/2006, de 31 de Janeiro, e substituídos pelos quadros de agrupamento. A esse propósito, a FENPROF reclamou e lutou, tendo os professores vindo para a rua, em manifestação, contra o regime de concursos. Decerto o colega esteve envolvido também nessas lutas, podendo, por terem passado 4 anos, já não recordar.

    O que o ECD deixou de ter foi uma referência aos mesmos, visto que já era um artigo que se encontrava revogado por via de outros diplomas legais. Quanto aos professores que ainda permanecem nos QZP, esses aí permanecerão até que venham a integrar outro quadro, como também já estava previsto. Daí se manter o artigo que refere essa sua efémera existência.

    Com os melhores cumprimentos, Mário Nogueira.

    ResponderEliminar
  5. Ou seja, vão deixar passar em branco isto...é uma tristeza!
    manuel4@iol.pt

    ResponderEliminar
  6. Manuel,
    Eu já dei também a explicação para essa situação, mas não chamei indirectamente como te fez o MN de ignorante e de esquecido.

    ResponderEliminar
  7. Manuel,
    Eu já dei também a explicação para essa situação, mas não chamei indirectamente como te fez o MN de ignorante e de esquecido.

    ResponderEliminar
  8. Olhando, especificamente, para o contexto de cada um dos quatro argumentos, ora aqui está aquilo a que eu chamaria uma argumentação sempre actual!
    Então o ponto 4, esse, quando entra pela subjectividade da justiça, é mais que actual, posso equipará-lo aos ditos de "La Palice"!
    Quanto à greve… Cada um que pense, mas que pense um bocadinho mais! Que pense por si! Pode ser?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  9. Em relação à Greve, uma chamada de atenção importante (para evitar faltas injustificadas nos mais distraídos), uma vez que deixou de ser nacional: a Frente Comum desconvocou a Greve para a Região Autónoma da Madeira devido à situação actualmente vivida na ilha.

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente... Essa resposta do MN é um tanto ou quanto brejeira! Cada vez me espanto mais (ou não) com a facilidade com que estala o verniz a umas quantas pessoas... Também um dia destes estalou o verniz às sindicalistas que se deslocaram à minha escola depois da minha intervenção... Será que é assim que querem reconquistar o apoio daqueles que dizem representar?! Com representantes destes estamos condenados à desgraça... Sem mais comentários!

    ResponderEliminar
  11. Para Ramiro Marques: Exacto. Devemos agir com a nossa consciência e não com a consciência dos outros.

    Cada vez mais me deparo com colegas que raciocinam pela cabeça e pelas palavras dos outros. Infelizmente.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  12. Para MANUEL: Gostava mesmo de ter recebido esse mail, e obviamente associado àquele que enviaste ao Mário Nogueira (MN) de forma a enquadrar a situação.

    A acreditar na veracidade dos elementos que aqui colocaste e imputados a MN, não posso deixar de ficar desagradado com o tom da resposta. Desadequado, quando estamos perante um dirigente sindical que deveria informar e esclarecer e não criticar desta forma. Para isso temos os sindicalistas... Se assim não for, o melhor que MN tem a fazer é criar um blogue (private joke).

    O que MN coloca na sua resposta é verdade. E foi uma verdade que esclareci no meu post. No entanto, e se pelo anterior ECD a tipologia QZP existia efectivamente (mesmo que remetendo para a sua extinção gradual), agora deixa de existir por completo (mesmo com uma alínea como salvaguarda).

    Mas quanto a este tema não mais me vou esticar, pois cabe a cada um formular uma opinião sobre este tema. A minha já a expressei sob a forma de receio. Receio legítimo, e que independentemente de adjectivos que se possam utilizar para mim não deixam de ser receios.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  13. Para C. Pires: Agradeço essa chamada de atenção.

    ResponderEliminar