quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

A convicção de Mário Nogueira...

No Público a 20/01/2010: "O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, manifestou hoje a convicção de que o Governo irá alterar o regime horário dos docentes, uma medida que está a ser debatida entre os sindicatos e o Ministério da Educação.

"Aquilo que nos pareceu, e temos a certeza, é que vai haver alteração. Agora, vamos ver qual será a dimensão”, declarou o dirigente da Fenprof, após uma reunião com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Ventura.
(...)
“Além do número de horas base lectivas, há outro problema: desde 2007 que houve transferência de tarefas da componente lectiva [aulas] para a não lectiva [acompanhamento de estudo e reuniões, por exemplo], o que faz com que os professores, e com muita frequência, cheguem às escolas às 08h00 e saiam às 23h00”, sublinhou o dirigente, defendendo a necessidade de se definir “com muito rigor” as actividades de cada componente.

A alteração do regime horário dos docentes constitui um dos pontos abordados na proposta que a Fenprof entregou hoje ao secretário de Estado e da Educação. No documento, Mário Nogueira propõe que a componente lectiva integre todas as actividades desenvolvidas com turmas, grupos de alunos ou apoio individualizado, não devendo ultrapassar as 22 horas semanais, no caso dos docentes da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico.
(...)
Mário Nogueira adiantou que a próxima reunião com o Ministério da Educação deverá ocorrer no dia 03 de Fevereiro, devendo os encontros prolongar-se de acordo com as “necessidades decorrentes da negociação”. Antes de Abril ou Maio, o decreto-lei “não deverá estar pronto”, concluiu o secretário-geral da Fenprof.

Ver Artigo Completo (Público)

------------------------
Comentário: Se as convicções bastassem para mudar "panoramas"... Mas não bastam. Tal como foi feito nas semanas que antecederam o acordo, o Ministério da Educação também poderia agora (e continuando num ambiente de aparente transparência) publicitar as suas propostas relativamente a este tema. Mário Nogueira aponta factos (alguns deles não poderão ser generalizados, correndo o risco de se tornar excessivo) e a Ministra da Educação, intenções. Tudo aparenta estar bem encaminhado, mas sem nada escrito no papel, irei continuar a ter dúvidas.
------------------------

1 comentário:

  1. Pois é...aguardemos pelas próximas reuniões - 3 de Fevereiro - para ver toda esta boa vontade por escrito...
    SA

    ResponderEliminar