sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A minha análise da "Grande Entrevista" de Isabel Alçada.

Sinceramente não gostei da "Grande Entrevista" de Isabel Alçada. Não pela simpatia, mas pelo conteúdo. Demasiadas palavras para não dizer nada... Ou quase nada...

Já previa algo similar, mas reconheço que não estava à espera do excesso de auto-elogio. Revelou também alguma falta de conhecimento da "pasta" (em termos legislativos e de funcionamento), mas também é natural com o pouco tempo de função (e principalmente se pensarmos que só foi convidada no próprio dia do anúncio... Mas só isso daria para outro post).

Pareceu-me entusiasmada com o novo cargo. Gostei de algumas ideias, nomeadamente a de repôr a autoridade dos professores nas escolas e de atribuir maior responsabilidade aos encarregados de educação. Não compreendi imensas coisas, mas também não eram para compreender. Reparei no esforço titânico em não criticar o trabalho da sua antecessora.

Aparentemente o modelo de avaliação irá mesmo ser subtituido por um completamente novo... Aparentemente o horário dos professores irá ser alterado... Aparentemente a divisão da carreira será abolida... São tantos os "aparentementes" que ainda não posso dar o meu voto de confiança a Isabel Alçada. Continuo à espera da "autonomia" que Isabel Alçada salientou que tinha, no final da entrevista.

Para já, ainda não me atrevo a elogiar ou a criticar... Será um "nim" muito similar ao desempenho com que a nova Ministra da Educação nos presenteou até ao momento.

6 comentários:

  1. Olá Ricardo!
    É certo que não disse nada em concreto, mas parece-me ter vontade de trabalhar com todos (sindicatos, professores, conselho de escolas, etc).
    Gostei também da simpatia, embora não seja muito importante, mas parece que nos dá ânimo.

    Ana Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. muitos risos...poucas ...
    vamos aguardar...insegurança e rapidez nas acções,já mostrou.
    E ,afinal,concluimos:
    é facil... alterar,suspender,dignificar,dialogar...
    Eu,aguardo,poder trabalhar....

    ResponderEliminar
  3. Kinder surpresa!!!...

    Tanto nos pode sair um avião como um tanque... ;)

    Não ligues... É o fusível a dar de si.

    Grande Abraço

    ResponderEliminar
  4. http://www.publico.clix.pt/Educação/professores-que-nao-entregaram-elementos-de-avaliacao-nao-serao-avaliados_1409848

    ResponderEliminar
  5. Para Ana Gonçalves: Olá... Tens razão quando afirmas que parece que tem vontade de trabalhar com os diversos intervenientes no sistema educativo. Resta mesmo saber se esse trabalho vai ser efectivo.

    Quanto ao ânimo, é importante que a nova Ministra nos passe uma imagem de confiança. Mas mais do que a imagem seria bem mais importante os actos.

    A ver vamos...

    ResponderEliminar
  6. Para HzoLio: Apenas não me agradou o auto-elogio. Quanto às medidas "pela rama" nada de novo...

    Só mesmo vendo é que acredito que o panorama "eléctrico" melhora.

    Abraço.

    ResponderEliminar