quinta-feira, 22 de outubro de 2009

10m e 47s de Isabel Alçada...

O início do vídeo deixou-me logo preocupado... Tenho sérias dúvidas no grau de «liberdade» que Sócrates atribuiu a Isabel Alçada, no âmbito da sua «pasta», mas por aquilo que pude ouvir no vídeo abaixo, parece-me que a «música» pertence ao estilo inconfundível de Sócrates.

Ainda é demasiado cedo para criticas... Reconheço que a vontade de o fazer até é grande, mas não o farei porque não é Isabel Alçada o alvo primordial da minha «fúria». Não para já... E espero que não, no futuro. Não irei começar a julgar de forma avulsa e infundada a nova Ministra da Educação. O tempo é de mudança (mesmo que tenhamos de a forçar) e não podemos (nem devemos) relaxar e esperar que o panorama mude por iniciativa do governo. Não nos deixemos enganar. Seja Isabel Alçada ou outra pessoa qualquer, a pressão sobre o governo deve continuar e se possível intensificada.

Aconselho a visualização do vídeo, até porque estamos a falar da apresentação de um programa eleitoral.


22 comentários:

  1. Bem,a senhora parece que nem sabe bem o que dizer...fala com uma insegurança...não tem ar de quem acredita no que diz.A sombra não é dela...é o big boss que está atrás a soprar-lhe o discurso...pfff!!!
    Sandra

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  2. Escola a tempo inteiro? Aulas de substituição? Novas oportunidades? Bem, estamos fritos!!

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  3. Chuva em Novembro, Natal em Dezembro....Mais do mesmo....
    Parabéns aos que votaram PS...

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  4. Eu não gostava de ter sido na escola primária colega de carteira de uma "gracha" tão egoista e descarada como esta senhora. Grande lata tem esta nossa coleguinha.

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  5. nunca estão contentes estes professores!

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  6. Colegas
    Já começa a ser fobia dizer mal de tudo.
    Temos que esperar para ver...
    Isabel Alçada é uma senhora...

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  7. Fora do tema:O blog faz 3 anos.
    Parabéns ao Ricardo pelo excelente trabalho que faz com este blog.Sei que são horas sem conta em frente ao computador, mas o resultado compensa.
    Há quem não compreenda como se pode gastar tanto tempo numa actividade que não é "obrigatória" mas o prazer que dá fazer algo que nos motiva supera o cansaço que às vezes provoca.
    Já agora....parabéns a mim....há 3 anos o Ricardo criava o blog...há 9 anos nascia o meu rebento mais velho.

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  8. Para não nos acusarem de dizer mal, vamos aos factos:

    Quinta-feira,11h00. Isabel Alçada diz aos jornalistas que não foi convidade para o governo.

    Quinta-feira, 15h00. Isabel Alçada é indigitada para ministra da educação.

    Das duas uma: ou o primeiro ministro fez um convite tgv/simplex e obteve uma resposta imediata, ou a senhora começa mal, mentindo...

    Aguardemos.

    Manoel

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  9. Quanto ao discurso, concordo com a aparente insegurança (também pode ser simples nervosismo) mas penso que ainda é cedo para julgar.

    Eu não voto, nem votei PS mas penso que muitas coisas importantes foram feitas pelo anterior governo e em contexto de campanha eleitoral o discurso é aceitável.

    Não salienta a política em relação ao estatuto e à avaliação o que pode ser relevante.

    Quanto ao que o governo fez de importante saliento a escola a tempo inteiro no 1º Ciclo. Como mão de 2 crianças (3º e 4º ano) esta medida permitiu poder usufruir de quase metade do meu ordenado que anteriormente ia direitinho para as mensalidade do ATL e para as aulas de inglês, Karaté e música.
    A escola dos meus filhos só o ano passado consegui organizar-se para funcionar desta forma mas o certo é que, passamos a ter mais 500 euros por mês e eles estão muito contentes.

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  10. "...um milhão de crianças estão a ler diariamente nas salas de aula, nos jardins de infância..." (minuto1.37 do vídeo).

    No jardim de infância?... Precoce esta geração!

    Bem sei que no jardim de infância embora não lendo, manuseiam os livros, vêm as imagens, sentem os livros. Mas à ministra da educação é exigível uma linguagem rigorosa.

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  11. 3 anos... só cá venho à metade, mas não podia deixar de dar os PARABÉNS a ti, Ricardo!!!

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  12. Here we go again...

    Sempre tive boa impressão da Isabel Alçada e vi nela uma certa esperança quando soube do seu nome para Ministra, mas confesso que, pelo que ouvi aqui dito por ela, a senhora está também um bocado a leste do que se passa nas escolas.
    Voltamos ao discurso optimista sem grande nexo, sem corresponder à realidade das escolas, um discurso ao qual o Ministério da Educação nos habituou, simplesmete numa cara mais agradável e simpática.
    A ver vamos.

    Pois, não me cheira não, não mesmo...

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  13. Este comentário foi removido pelo autor.

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  14. 10 e 47 minutos de Sr.ª Isabel Alçada e dos feitos do Governo PS na Educação, nem uma palavra sobre o polémico Estatuto e a polémica avaliação.

    Bem-Vinda Sr.ª Ministra Isabel Alçada espero que venha para "reparar" os irremediáveis actos da Sr.ª Maria de Lurdes (agora de férias).
    Se a sua entrada no Governo não servir para resolver (e não pacificar, pois soa a enrolar, como dizem os medias) eu serei mais um a lutar (como sempre) por um sistema justo de avaliação, um estatuto melhor e linear e por uma melhor e mais estabilidade na carreira docente.

    A ver vamos...

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  15. Palpita-me que vai ceder ao lobby das ESES e entregar a valiação a Ramiro Marques e companhia. Vai ser lindo de ver.

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  16. Não gostei.
    Parece-me que vamos ter mais do mesmo.
    Vamos ver...

    Carla Ribeiro

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  17. Joana...
    Diz que está muito feliz com a escola a tempo inteiro,pois digo-lhe que pior não podia haver.As escolas tornaram-se num depósito de crianças que ficam confinadas ao espaço da sala de aula das 9h às 17h30 (fora os intervalos,claro, e em algumas escolas quando fazem ed.física noutro lugar).Eles estão cansados,não ligam nenhuma ao que os professores das AEC's dizem ou fazem...enfim...acabamos por ter queixas constantes dos colegas das AEC's com o comportamento dos miúdos.
    Acho que dá jeito aos pais pouparem uns trocos (valentes às vezes,admito) e que se pudessem tê-los na escola até à hora de ir para a cama,jantados e com o banhinho tomado,então estavam no céu.Falo porque desde que este sistema foi posto em prática,mudei de escola em todos os anos,passsei por vários meios e é sempre igual.Também falo porque se os ATL continuassem a funcionar às 15h30 (o que não acontece porque perderam os alunos para as escolas),eu não teria que ter os meus filhos nas AEC's,estariam bem melhores nos ATL e em actividades que se pagam,claro,mas que são feitas como deve ser.O bem -estar dos nossos filhos não deveria ter preço...lamento.

    Sandra,uma professora do 1º ciclo.

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  18. Agora com os mestres e doutores a avaliarem os básicos é que vai ser bom. Nunca ligaram patavina ao Ensino Básico, agora atiram-se que nem gato a bofe. Ajustem os horários do 2.º que são uma bangunçada para disfarçar o incumprimento do dever e aliviem os desgraçados do 1.º Ciclo que continuam a ser os bombos da festa.

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  19. Ó Boavista explique lá a bagunçada dos horários do 2º ciclo do ensino básico, que eu ando um bocado lerdinho.

    Então eles não têm 35 horas de trabalho, assim distribuídas: 22 lectivas, 2 de trabalho de estabelecimento, 9 de trabalho individual e 2 de reuniões? Acrescem duas supervenientes. Ou seja têm 26 tempos marcados no horário e que, presumo, cumprem. Acrescem as reuniões que têm vindo a perverter o que o despacho que regulamenta a distribuição de serviço reza. O Ricardo já falou sobre isso.
    No 1ºCEB também não levam frio: 25 horas lectivas, duas de trabalho escola convertidas em apoio ao estudo (já vamos em 27) e as 8 restantes em trabalho individual. As AECs não passam de uma boa intenção e vieram atrapalhar a distribuição da componente lectiva, bem sei.

    Mas não vamos começar a comparar horários e a lançar pedras aos vizinhos.
    Manoel

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  20. Manoel, penso que o Bosvista tem razão embora não tenha sido claro. Basicamente o que quer dizer é que os professores do 1.º Ciclo estão penalizadísimos. Porque carga de água os profs do 1.º Ciclo não tê reduções à componente lectiva se a Lei permite isso? Marotice!...

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  21. Os professores do 1.º ciclo não tem redução porque em Portugal, como na generalidade dos bons sistemas educativos, o 1.º ciclo funciona com monodocência.

    Havia de ser giro os pequenotes do 1.º ciclo com 2 professores titulares. A bangunça na sala de aula aumentava e muito.

    - Afinal quem manda, o professor X ou professor Y? - Perguntam os pequenos.

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  22. Portugal gosta de copiar muita coisa dos países estrangeiros,como,por exemplo,um modelo de avaliação sul-americano.Devia era copiar as coisas boas que existem là fora,como os horários do 1º ciclo em França e o seu calendário escolar.Isto sim seria uma coisa positiva para todos.
    Sandra.

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