sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A culpa é das listas graduadas!

Comentário: O início da primeira notícia, resume o problema: "Professores de Bragança queixaram-se hoje de terem sido mal colocados pelo Ministério da Educação, ficando a dezenas de quilómetros de casa enquanto colegas com menos anos de serviço ficaram com as escolas mais próximas". Claro está, que o problema está relacionado com a «maldita» bolsa de recrutamento e a forma como o processo de colocação foi engendrado. Muito se tem falado neste blogue e em fóruns de professores de problemas resultantes da colocação através da bolsa de recrutamento. As injustiças (aparentemente) são imensas e não me parece que um recurso (ou mais) resolva o problema... É essencial a intervenção dos sindicatos neste problema!

Para além do problema já de si complicado de resolver, a Ministra (a par do seu secretário de estado - leiam aqui), vem também anunciar de forma subtil que estes concursos nacionais são para terminar. Não acreditam? Ora leiam as palavras da Ministra: "São as regras que os próprios sindicatos impõem ao Ministério da Educação, de contagem do tempo de serviço e de uma lista graduada que não tem, para mim, sentido". E cá está... A culpa das confusões dos concursos nacionais é da lista graduada. Com concursos "TEIPizados" seria bem mais fácil... Mais fácil para a Ministra.

11 comentários:

  1. O que a ministra não sabe é que as escolas TEIPizadas estão um caos autêntico.

    "Queremos" começar as aulas nas datas impostas pelo ME e não temos professor para que tal aconteça.

    Hoje ainda faltava "entregar" aproximadamente 50 horários...

    Posto isto, não faço mais comentários... Vou deixar isso para o meu blog... ;)

    ResponderEliminar
  2. Sr.ª Maria de Lurdes, nós professores(as) somos profisionais e orgulhamo-nos disso, por isso as listas graduadas devem continuar, esse é o verdadeiro, justo, rigoroso e imparcial modo de sermos colocados. Não somos como os políticos, esses não graduados incompetentes que há custa de mentiras, esquemas, cunhas e joguinhos podem governar o país, manter salários e ajudas de representação astronómicas, sem nunca darem provas do merecerem.

    ResponderEliminar
  3. Sr.ª Maria de Lurdes, nós professores(as) somos profisionais e orgulhamo-nos disso, por isso as listas graduadas devem continuar, esse é o verdadeiro, justo, rigoroso e imparcial modo de sermos colocados. Não somos como os políticos, esses não graduados incompetentes que há custa de mentiras, esquemas, cunhas e joguinhos podem governar o país, manter salários e ajudas de representação astronómicas, sem nunca darem provas do merecerem.

    ResponderEliminar
  4. Já agora que denunciem o que aconteceu a dezenas de professores que entraram em QA em quadros "fim-do-mundo" porque o ME os obrigou a concorrer para eles...
    E depois ainda vejo dezenas de colegas atrás de mim a ficarem no Porto, Braga, Aveiro... PALHAÇADA TOTAL!!!

    ResponderEliminar
  5. Ricardo, Viva!

    Enviei-te um mail, sobre um pedido de contacto de uma jornalista. Diz-me alguma coisa quando puderes. Há interesse em denunciar toda esta palhaçada em torno dos concursos e acho que devíamos aproveitar essa disponibilidade dos media. Alguma coisa apita para prof.ricardosilva@gmail.com

    Abraço
    Ricardo Silva (APEDE)

    ResponderEliminar
  6. Mais um concurso memorável para relembrar com azedume e para criar um aneurisma no miolo.


    Atenção vou escrever muito....(uff)


    Fico extremamente, "enjoado", sim creio que é essa a palavra, quando vejo os membros do governo a rejubilarem e aos saltos por terem feito mais um grande concurso.

    Grande concurso!? (grande calhau).

    Estamos pior que nunca...ou simplesmente nada mudou!!

    As OES (Ofertas de escola), por mais aplicação bonita que façam,tem por natureza (vai se lá saber pk) de ocultar sempre a verdade perante critérios e formas de selecção estranhas e pouco transparentes. Para não falar de as escolas ocultarem as listas de ordenação.

    E as entrevistas já nem falo...


    A bolsa de recrutamento lançou o pânico nas pessoas que nem tem listas para terem esperança, ou no minímo uma maneira de perceberem em que ponto de situação estão.
    Para além de não terem maneira de perceber quem entrou e porque entrou.

    Agora é isto que resta?

    A falta de sensibildade (nada de novo) demonstrada por esta gente do M.E, só demonstra que ninguém percebe o que um professor passa por estas temporadas...para mim mais cabelos brancos e muita ansiedade.

    Mas ao ouvir aquela besta, perdão, Sr.ª Ministra a dizer que há mecanismos para reclamar dá me vontade de rir.

    Isto esta um caos, e a verdade que me parece realçar aqui é:

    Não acham que cada vez menos entendemos o processo que o M.E usa para seleccionar e colocar professores? E que tudo parece estar a ser ocultado?

    É como eu digo:

    Lotaria Humana Docente em Curso.

    Coragem amigos.

    ResponderEliminar
  7. Para HzoLio: Fico à espera desse «desabafo» no teu blogue. E obviamente que terá ligação directa a este blogue.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  8. Para Ricardo Silva:

    Já li o teu email e também já respondi. Espero que a resposta tenho ido a tempo (ou pelo menos, em tempo útil).

    Relativamente à denúncia das «atrocidades» concursais, parece-me que as eleições legislativas irão dificultar bastante a sua divulgação. Mas não é por isso que devemos desistir.

    As «atrocidades» concursais são imensas... A começar pelas ofertas de escola (e a sua aplicação informática), passando pelos «concursos» TEI e terminando nas colocações pela bolsa de recrutamento, teriamos matéria para várias peças jornalisticas.

    Espero que algum meio de comunicação «pegue» realmente neste problema. Vamos ver o que acontece...

    Se a jornalista me contactar, eu depois envio-te um email.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  9. Para RS: Grande comentário. Concordo com ele em absoluto...

    ResponderEliminar
  10. Fica a informação que a Câmara Municipal de Bragança IMPÔS a uma empresa a contratação de licenciados em Ciencias do Desporto, Turismo e Lazer com médias de 13 valores e deixou Professores de ED Física com médias 15 de fora...
    Sem critérios, sem justificações.

    ResponderEliminar