domingo, 5 de julho de 2009

«Roubo» de vagas nacional e o «concurso» para as escolas TEIP.

O meu amigo "HzoLio" tem alertado por diversas vezes para as «obscuridades» que revestem o concurso» das Escolas TEIP. No entanto, poucos são os que lhes dão grande importância. As respostas que ouço quando falo neste tema, rondam todas o mesmo: "Mas eu nem concorri para escolas TEIP, o que é que isso me interessa?". Pois bem... Se até aqui, a «coisa» foi passando mais ou menos «camuflada», a partir de agora , torna-se bem clara.

Se até aqui o problema poderia ser (que não era) um problema apenas para os colegas que concorreram para as escolas TEIP, agora passa a influenciar todos. Se não vejamos, o que consta da portaria n.º 365/2009 (a que regulamenta o «concurso» TEIP).

Nota: Recordo que o Decreto-Lei n.º51/2009, é o que regulamenta o concurso nacional.

Artigo 14.º
Vagas não preenchidas
1 — As vagas que, nos grupos de recrutamento postos a concurso, resultarem da colocação dos docentes dos agrupamentos ou escolas não agrupadas prioritários no concurso regulado pelo Decreto -Lei n.º 20/2006, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, tal como todas as que surgirem até ao termo do prazo de validade do concurso, são preenchidas pelos docentes que ainda se encontram por colocar, por ordem decrescente, por grupo de recrutamento, em função da classificação final obtida.
2 — As vagas não preenchidas convertem-se em horários a serem preenchidos por docentes candidatos ao destacamento por ausência da componente lectiva, que ficaram sem colocação nos termos do artigo 38.º-B do Decreto-Lei n.º 20/2006, de 31 de Janeiro, com a redacção dada pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, de 27 de Fevereiro, ou que se encontrem na bolsa de recrutamento, nos termos do artigo 58.º-A do mesmo diploma.
3 — Esgotada a possibilidade de colocação de docentes dos quadros, nos termos do número anterior, as necessidades subsistentes são satisfeitas por contratação de escola, a efectuar nos termos do Decreto -Lei n.º 35/2007, de 15 de Fevereiro.

Artigo 15.º
Oposição a outros concursos
1 — Os docentes que obtenham colocação no presente procedimento concursal e que, simultaneamente, tenham sido opositores ao concurso regulado pelo Decreto-Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 51/2009, considera -se que desistem do concurso regulado por aquele diploma, sendo automaticamente retirados das respectivas listas de candidatos.
2 — Os docentes que ficarem colocados nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas prioritários libertam a sua vaga na escola de origem, sendo recuperada para efeitos de concurso de professores realizado ao abrigo do Decreto-Lei n.º 20/2006, com as alterações introduzidas pelo Decreto -Lei n.º 51/2009.

Vejamos agora o que diz o "HzoLio":

"(...)Na minha modesta opinião, essas vagas não serão recuperadas apenas porque, a entidade responsável pelo desenvolvimento da aplicação informática, se deparou com dificuldades de alteração da mesma por questões temporais, mais uma vez o mesmo condicionante do tempo.

Assim, tinha à sua disposição o ME algumas soluções, das quais realço as seguintes:

- esquecia a retirada das escolas TEIP do concurso nacional e processava tudo ao molho e fé em Deus;

- pedia à ATX para fazer pequenas alterações à aplicação por forma a ser possível criar tabelas intermédias de vagas TEIP a recuperar para reprocessamento dos concursos;

- pedia a demissão em bloco e levavam o ‘Inginheiru’ com eles.

Eu pessoalmente, considero que a 2ª opção seria extremamente simples de implementar caso existisse interesse em tal. O problema é que, ninguém me tira da cabeça que esta malta quer acabar com a única forma justa de concurso, ou seja, os concursos centralizados e a nível nacional.

Resumindo e baralhando… Meus franguinhos de aviário, quando saírem as listas do concurso nacional, não se espantem se encontrarem por lá uns quantos caramelos de Badajoz a ocupar lugares que, de seguida, irão ser libertos!!!

Desta forma tenho de dar razão àqueles que afirmavam que, a criação das escolas TEIP, geraria um roubo de vagas nunca visto… (...)"


E se dúvidas existissem, o "HzoLio", acabou de colocar uma nota informativa para as escolas, que apenas vem comprovar o «roubo» de vagas (uma vez que apenas serão recuperadas para a fase que se segue do concurso nacional, e não para a actual - ou seja, vagas de quadro).

Nota: Apenas coloquei aqui uma fracção do post do "HzoLio". Aconselho a sua leitura integral.

31 comentários:

  1. É o mal da classe, caro colega.
    O exemplo que deu é claro, o exemplo do simplex na educação... foi claro, os docentes depois de deixarem de ficar afectados por um problema não apoiam os restantes colegas. Sempre fui muito activo na luta pelos nossos direitos. Já fiz manifs e greves por situações que não estava envolvido... Mas continuarei a fazê-lo porque considero que a única coisa que temos, ou podemos ter, é a união dos docentes.
    Agradeço todas as informações que coloca no seu blog :) tem sido uma referência de consulta.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Algo que me intriga, depois da leitura do post do HzoLio (e que já lá deixei sob a forma de pergunta) é se o nosso cologa está apenas apreensivo em relação às vagas por preencher ou se essa apreensão se estende também às vagas já libertadas pelos candidatos TEIP.
    C. Pires

    ResponderEliminar
  3. Para o meu grupo (410) nem sequer houve vagas TEIP, mas eu acho que este assunto é sério o bastante para merecer a atenção de todos nós, principalmente quando se teme a TEIPezação do concurso nacional, mas também porque afectará muito alguns de nós, o que deveria significar, TODOS NÓS.
    C. Pires

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma coisa, Ricardo, um dia, quando tiveres tempo e paciência para isso, hás-de fazer um post pedagógico a respeito do mecanismo de recuperação de vagas e do conceito de vaga negativa. Há muito pessoal que ata os neurónios uns nos outros quando fala e pensa sobre isso.
    Bom domingo. Amanhã parece que é o dia... C. Pires

    ResponderEliminar
  5. Olá Ricardo....

    Não sei se por ingenuidade, ou pelo que for, não acredito, ou não quero acreditar que isso se passe..... Acho que não tem lógica que essas vagas não sejam recuperadas, e talvez este seja um dos motivos de atraso de publicação das listas.
    Não colocarem essas vagas agora a concurso era barracada a mais, o que não era assim tão anormal. Mas sinceramente, deixa-me lá acreditar mais um bocadinho no Pai Natal.....
    Pode ser que ele apareça....

    Beijocas.

    Sónia B.

    ResponderEliminar
  6. C.Pires, toda a minha preocupação está relacionada apenas com as vagas que irão surgir no decurso da SAÍDA de professores das TEIP.

    As vagas dos que ENTRARAM foram recuperadas, Garanto-lhe... ;)

    Sónia B., eu também não queria acreditar, principalmente porque já desenvolvi aplicações informáticas um nadinha mais complexas do que as dos concursos.

    Com tempo tudo se fazia agora depressa e bem não há quem...

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Hzolio ou outra pessoa pode-me explicar melhor qual a preocupação. Quais as vagas que não vão ser recuperadas. Tipo Abre uma vaga na escola TEIP A e um prof efectivo na escola B ocupa essa vaga. A vaga que esse prof deixa na escola B não é recuperada?

    ResponderEliminar
  8. Esclarecida ;-). Obrigada HzoLio. Esquece, então, claro, a pergunta que deixei lá do outro lado. Para Filipe Santos: vê o segundo comentário do Advogado ao post do HzoLio no T.I.V.E.
    C.Pires

    ResponderEliminar
  9. desculpa? T.I.V.E.?????

    ResponderEliminar
  10. T.I.V.E. - O Trabalho Induca e o Vinho Enstrói ... http://inducacao-enstrocao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. lol...eu conhecço não estava a ver é a sigla..tks

    ResponderEliminar
  12. Desculpe, Filipe, TIVE = O Trabalho Induca, O Vinho Instrói, o blogue, do HzoLIo. Este hábito que ganhámos de falar por siglas... Desculpe. C.Pires

    ResponderEliminar
  13. Ricardo e restantes colegas, "grão a grão", vai o Ministério enchendo a lista dos TEIP e TEIPezando o concurso nacional, assim como quem não quer a coisa...: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/NovafasealargamentoTEIP2.aspx
    C.Pires

    ResponderEliminar
  14. Pois para mim infelizmente já não é novidade.

    O que é novidade é a Nova fase de alargamento do programa TEIP2.

    http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/NovafasealargamentoTEIP2.aspx

    Será que querem fazer um 2º curso TEIP?

    ResponderEliminar
  15. Consultem as últimas notícias!

    http://sitio.dgidc.min-edu.pt/Paginas/default.aspx

    ResponderEliminar
  16. Ontem fiz referência a um estudo muito completo, da responsabilidade do spzn (FNE), das vagas versus qzps existentes (por grupos, zonas e totais). É o primeiro recurso (ficheiro excel) do tópico "RECURSOS ÚTEIS" em http://www.fne.pt/content/item/show/id/2861
    C. Pires

    ResponderEliminar
  17. C.Pires e Dalila, esse é outro assunto a desenvolver mas ainda não foi possível.

    Com tempo lá chegarei.

    E Dalila, já se fala nisso, num novo "concurso" TEIP...

    Uma das principais barreiras de aceitação de adesão de algumas escolas ao projecto é o facto de considerarem que tem falta de recursos humanos especializados.

    Ouve-se por aí que foi assumido o compromisso de dotar as escolas com esses professores...

    Inté mais loguito que agora vou dar ao corte da palha!!! ;)

    Jinhos e abraços

    ResponderEliminar
  18. Olá Ricardo.
    A propósito da tua mensagem na barra lateral "Faz um link para os Profs Lusos e obtem um link de volta"...
    Cadê a Pérola de Cultura?
    Estás no meu Blog-roll desde a primeira hora.
    Não faço links para obter nada de volta, e sim porque acho que o teu Blog tem qualidade e se justifica.
    Mas...estão cá muitos outros que talvez façam menos links do que eu...
    Exemplo: http://peroladecultura.blogspot.com/2009/07/colocacao-de-professores-concurso-2009.html
    É melhor tirares aquele anúncio dali. Isto não é um negócio nem um mercado de protagonismos.
    Desculpa o tom agreste, tenho muita estima por ti, vou continuar a vir aqui e linkar tudo o que achar que vale a pena, mas acho que és um bocadinho distraído com as pessoas que não são teus comentadores diários.
    Às vezes é mais importante ler com atenção do que debitar nas teclas só porque sim.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  19. Ele há crispações que não se entendem mesmo... que tal menos canibalismo entre profs?! Sem comentários...
    C. Pires

    ResponderEliminar
  20. Caro Ricardo,

    O seu “post", tal como o de HzoLio, é pertinente mas sem dúvida pessimista e agoirento. Aliás, noto, em alguns destacados "comentadores de foruns-para-professores", um desejo intimo que as coisas corram mal, para que, mais uma vez, se possa por em causa este ME e assim fazer mais um poucco de política...

    Tenho para mim que as listas que aguardamos vão ser umas listas bem feitas. É isso que se espera e que se exige. Não vale muito a pena antecipar cenários dantescos, até pq esta equipa do DGHRE, incluindo a ATX, têm feito um óptimo trabalho nestes últimos concursos. Além do mais, houve tempo suficiente para analisar e achar boas soluções para as questões e problemas entretanto suscitados (como os problemas com a recuperação de vagas nas TEIP e a providência cautelar no Espanhol...).

    Aliás, posso garantir, que no ME todos têm a noção da importância que estas listas representam para milhares de professores e da responsabilidade que têm entre mãos... (lembram-se dos concursos do tempo de Santana Lopes? No ME lembram-se...).

    Seria interessante, num outro espaço, poder discutir com um pouco mais de profundidade a questão das TEIP. Por exemplo, podíamos começar por compreender porque, e para quê, se fez as TEIP. Existem por aí muitos professores que só analisam esta questão do ponto de vista das vagas e do seu interesse próprio... Pois bem, as TEIP não pretendem resolver nenhum problema de vagas nem de horários de professores. As TEIP pretendem apenas resolver o problema dos alunos, por muito que isso choque alguns professores (se quiser, discutiremos isto noutra altura...). Podíamos também tentar perceber o grande alarido que existe por aí com a recuperação de vagas das TEIP... De facto, pelo que sei, parece que houve um problema com o sistema informático qt à recuperação destas vagas. No entanto, e apesar de ter sido colocada a possibilidade de não recuperar estas vagas para esta fase concursal, julgo que foi possível resolver esta questão (pelo menos sei que se fez todos os possíveis para isso...) Por isso, não vale a pena entrar em alarmismos despropositados (mas já agr sabe o caro colega de quantas vagas estamos a falar? pode contar o número de QE's que ficaram nas TEIP...).

    Bem, podia continuar aqui a discorrer sobre este assunto mas sei que me tornaria impossível e incómodo. Afinal o que hoje fica bem é "bater" no ME e, como já reparou, eu não alinho nesse campeonato.

    Fique bem.

    MAT

    p.s. Este comentário foi originalmente escrito para o post do HzoLio que o Ricardo cita.

    ResponderEliminar
  21. Eu sou QND numa escola TEIP e concorri para sair. Libertarei um lugar ao qual ainda ninguém concorreu.

    Como é que essa vaga será ocupada?

    ResponderEliminar
  22. Para JM: Infelizmente tens razão, olhamos demasiado para o nosso umbigo. Depois, quando é demasiado tarde começamos à olhar à nossa volta.

    Muitos dos problemas que nos uniram, foram esquecidos... Infelizmente.

    ResponderEliminar
  23. Para C. Pires: Esse post relativo à recuperação de vagas e conceito de vaga negativa, já anda na «calha» há muito tempo. O problema é que agora ando sem tempo para o fazer de forma suficientemente esclarecedora.

    Veremos se arranjo um tempinho...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  24. Para Lelé Batita: Colega, espero que a esta altura se tenha arrependido do que escreveu. Não achei minimamente justo, no entanto, e como não quero que faça um raciocínio errado quanto a mim, vou-lhe explicar dois ou três pontos que considero relevantes:

    1 - Já não actualizo a lista de blogues desde Setembro de 2008 (por pura falta de tempo);

    2 - Quanto à mensagem que refere: a mesma consta do "referer.org", e se clicar em "Expand this list" verá que o seu blogue consta da lista;

    3 - Por não ser um mercado de protagonismos é que não aprecio o tipo de comentário que redigiu.

    E por último, leio sempre com muita atenção o que aqui escrevem. Não consigo controlar todos os blogues que têm links para este.

    No teu caso, até irei incluir o teu blogue na minha lista, mas apenas porque o acho interessante.

    Agradeço o reparo, mas admito não ter gostado minimante do tom agressivo com que foi feito.

    ResponderEliminar
  25. Para MAT: Olá colega, em primeiro lugar deixe-me cumprimentá-la pela participação construtiva na "Caixa de Conversa" deste blogue.

    O meu post é uma constatação. Não desejo que algo corra mal, mas é necessário alertar para este tipo de situações. Não pretendo atacar partidos, mas sim procedimentos que considero errados.

    As convicções quanto à correcta elaboração destas listas são obviamente pessoais. Eu acho que com a antecipação poderá ocorrer um acréscimo de erros, no entanto, não os sei quantificar. Até poderão surgir com menos que em anos anteriores... O problema não está em quem trabalha, mas sim na legislação «trabalhada».

    Eu compreendo a importância das escolas TEIP. Nunca critiquei o conceito e aquilo que defende, apenas a forma como o «concurso» para as mesmas é feito.

    Relativamente às vagas, apenas conheço as do meu grupo, pois fiz esse trabalho de casa (para mim). E posso dizer-lhe que em nada influencia a minha situação. No meu caso... Nos restantes, e por aquilo que vi por alto, ocorrerá influência. Basta cruzar as listas provisórias nacionais, as listas TEIP e fazer esse trabalho. Demora, mas não é impossível...

    Quanto a defender este ME, não me incomoda em absoluto. Aliás, só vem enriquecer este blogue. Gosto de conhecer diferentes perspectivas. Mas isso sou eu. Não me posso pronunciar pelos restantes.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  26. Caros colegas,

    a este respeito posso ainda adiantar que o processo de selecção para os professores das escolas TEIP não foi só um atentado à transparência mas um autêntico logro com ilegalidades graves.
    Estou em condições de assegurar que foram cometidas graves ilegalidades - falsificação de documentos e manipulação de resultados - em, pelo menos, uma escola que tenha conhecimento estando neste momento o assunto a ser "digerido" pelo departamento jurídico de um dos sindicatos portugueses de Professores uma vez que o colega obteve a prova dos ilícitos.
    Espero que em breve o meu colega e amigo torne pública mais uma história triste da nossa educação e demonstre a dificuldade que existe no nosso país em realizar concursos públicos credíveis...

    ResponderEliminar
  27. Ricardo,
    Compreendo o que dizes: é evidente que não se pode controlar tudo. Nem seria de supor que o fizesses, é impossível. Todos trabalhamos e não vivemos só para compor os blogues.
    Não pretendo de modo algum algum ser agressiva, aliás, se quisesse agredir, isso não seria consentâneo com o facto de vir aqui diariamente e recomendar a todos os colegas a leitura do teu blog, que considero notável.
    Porém, não há ninguém infalível, nem eu, nem tu. E por isso continuo a dizer que aquele anúncio é ridículo e não se justifica. Mas as opções são tuas e o espaço é teu.
    Fica bem.

    ResponderEliminar
  28. Olha, Ricardo, eu percebo que o drama maior nesta altura deva ser tempo e disponibilidade, em sentido lato, mas acho que o tal post será sempre útil, independentemente de não o poderes fazer agora. E esqueci-me de acrescentar mais um aspecto: distinção entre as noções de horário e vaga.
    C. Pires

    ResponderEliminar
  29. Para Ricardo: Essa Lélé não percebe nada de widgets. Ainda não percebeu que o anúncio não é ridículo pois aquilo que lá diz é verdade. O link é retribuido, basta clicar onde disseste (Expand this list) na tua reposta à Lélé.

    Dor de cotovelo.

    Tu não andas aqui para agradar a todos, nem tens de o fazer. Era só o que faltava agora preocupares-te com isto do "Faz um link para...". Existem pessoas realmente inqualificáveis que levam tudo à letra.

    "Ai, lá no profslusos dizem que fazem um link e não fizeram. Não pode ser e eu estou farta de fazer links para o profslusos. Vou fazer queixinhas". Por favor. Mas somos adultos ou não?!

    Que vergonha de comentários e que vergonha de blogger. Depois disto certamente não irei visitar o blogue dela. Uma pessoa assim, não pode ter um bom blog.

    Esquece lá isso, Ricardo.

    ResponderEliminar
  30. JPG

    Agradeço mesmo que não vá ao meu Blog.

    Felizmente para todos nós que o Ricardo não tem a sua tremenda falta de educação.

    Espero sinceramente que você não seja professor.

    ResponderEliminar
  31. Colega Lélé Batita, asseguro-lhe que depois da forma como tratou o autor deste blog, dificilmente terá grandes visitantes.

    ResponderEliminar