segunda-feira, 20 de julho de 2009

Manutenção «simplex».

Como todos vocês sabem, a Ministra da Educação propôs (na quinta-feira passada) aos sindicatos, a continuação do modelo simplificado (versão 2009). A proposta da Ministra estipula ainda o dia 30 de Outubro como a data limite para os directores definirem o calendário da avaliação de desempenho.

A Ministra admitiu também a possibilidade de proceder a eventuais alterações, baseadas nas propostas apresentadas pelos sindicados, pelo Conselho Científico para a Avaliação dos Professores, pela OCDE e pela consultora Deloitte. O processo de revisão deste modelo simplificado, com os sindicatos, terá início hoje.

Pessoalmente não acredito que o ME proceda a alterações no modelo simplificado, sendo de prever uma manutenção integral do modelo que serviu o Governo, desde Janeiro de 2009. Quem esperava outra coisa, que não a manutenção do simplex 2, ainda não compreendeu a metodologia deste governo. E se não compreendeu até agora, também já não vale a pena... O que vale mesmo a pena, é ponderar a repetição de eventos... E para isso, temos as eleições legislativas.

Para quem queira saber um pouco mais sobre este tema, basta utilizar os links que disponibilizo abaixo:

Governo não mexe na avaliação

Avaliação simplificada de professores prolongada por tempo indefinido

Governo prorroga regime simplificado de avaliação docente

3 comentários:

  1. Olá!
    Concordo plenamente consigo... Em Setembro temos de voltar à carga pois pretendem que as coisas passem calmas pelas eleições. Vão tentar dar continuidade à divisão dos professores dando um Simples 2 /3 /4 de diferente que não é nada mais nada menos que esta avaliação assombrosa.
    Não esquecer que no dia da 1ª reunião saiu, por conveniência, uma notícia sobre o facto de os profs portugueses de topo de carreira serem os mais bem pagos da Europa.
    Em tempos de crise esta notícia não cai bem à população.

    ResponderEliminar
  2. "Não esquecer que no dia da 1ª reunião saiu, por conveniência, uma notícia sobre o facto de os profs portugueses de topo de carreira serem os mais bem pagos da Europa."

    Muito bem visto. Também reparei nessa coincidência. Essa noticía passou na SICnotícias durante toda a tarde do dia da manifestação de professores em Lisboa.
    Porque é que não noticiaram que os professores portugueses em início de carreira ( os que conseguem ter acesso a ela...porque os outros...) são os mais mal pagos de toda a Europa?
    Mais uma vez a SIC mostrou o seu apoio ao actual governo!!!!

    ResponderEliminar
  3. URGENTE: Ricardo a aplicação para o concurso não está a deixar repetir os códigos para horários incompletos!
    Está toda a gente com problemas, não dá para submeter
    http://www.fne.pt/content/item/show/id/3049

    ResponderEliminar